Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/6145
Tipo documento: | Tese |
Título: | O desenvolvimento da competência clínica e a busca do sujeito pela autonomia em suas interações |
Autor(es): | Almeida, Luciana Portes de |
Orientador(a): | Ribeiro, Mara Regina Rosa |
Membro da Banca: | Ribeiro, Mara Regina Rosa |
Membro da Banca: | Miraveti, Jocilene de Carvalho |
Membro da Banca: | Ferreira, Gímerson Erick |
Membro da Banca: | Nascimento, Vagner Ferreira do |
Membro da Banca: | Capellari, Claudia |
Resumo : | A competência clínica, entendida como a principal a ser desenvolvida pelo profissional enfermeiro, possui teoria própria proposta pela enfermeira norte-americana Patricia Benner e é padronizada internacionalmente como descritor em ciências da saúde (DeCS) na literatura científica. OBJETIVO: este estudo objetivou analisar como um curso de graduação em Enfermagem promove o desenvolvimento da competência clínica em seus graduandos. MÉTODO: estudo descritivo exploratório que utilizou a complexidade e a bricolagem como referencial teórico e metodológico, respectivamente. Os dados foram produzidos e analisados por meio da tecitura de três técnicas: 1) Análise documental do Projeto Pedagógico de Curso; 2) Grupo focal com graduandos de Enfermagem; e 3) Entrevista semiestruturada com o coordenador do curso. RESULTADOS: defende-se a tese de que o desenvolvimento da competência clínica no graduando de enfermagem se dá por meio da busca do sujeito-graduando pela autonomia em suas interações, quais sejam: 1) Interações interpessoais: professor, preceptor e pares; 2) Interação com a profissão; e 3) Interação com o ensino, serviço e a comunidade. Para tanto, apresentam-se a subjetividade e a autonomia como elementos constitutivos e base sobre a qual se ancoram as percepções acerca da competência clínica, suas dimensões e seu processo de desenvolvimento. Evidencia-se a relação recursiva entre competência clínica e autonomia, as quais são desenvolvidas por meio do tetragrama: Prática - Erro/incerteza - Introspecção – Autoconfiança; em seguida, o desenvolvimento da autonomia nas interações do graduando é explorado. 1) Sobre as interações interpessoais: professor, preceptor e pares, destaca-se a interação com o preceptor como a mais potente para o desenvolvimento da competência clínica e o uso da mimese/imitação, da articulação entre teoria e prática e da ressignificação do erro como estratégias potentes para a ativação do tetragrama; 2) A interação com a profissão é ressignificada durante o período da graduação, principalmente por meio das interações com a comunidade, com o preceptor e com o serviço. Assim, esta, por meio da mimese/ imitação, articulação entre teoria e prática e estímulo ao papel da ajuda, ativa o tetragrama de desenvolvimento da competência clínica e autonomia; 3) A interação com ensino, serviço e comunidade ativa o tetragrama quando adota sistematicamente a avaliação formativa, metodologias ativas, inserção precoce no campo de prática, estágio curricular, estímulo ao papel da ajuda e a articulação entre teoria e prática. CONCLUSAO: finaliza-se apresentando as interações entre as interações supracitadas, demonstrando que o todo é mais que a soma das partes, ou seja, as interações entre as interações configuram-se como elemento fundamental para que o desempenho da competência clínica aconteça. Em âmbito nacional, os resultados deste estudo poderão subsidiar os processos de construção de Projetos Pedagógicos de Curso e planos de disciplina de cursos de graduação em Enfermagem, além de auxiliar docentes que buscam caminhos para sistematizar propositivamente o desenvolvimento da competência clínica em graduandos de Enfermagem. |
Resumo em lingua estrangeira: | ABSTRACT: Clinical competence, understood as the main competence to be developed
by the professional nurse, has its own theory proposed by the North American nurse Patricia
Benner and is internationally standardized as a descriptor in health sciences (DeCS) in the
scientific literature. OBJECTIVE: This study aimed to analyze how an undergraduate nursing
course promotes the development of clinical competence in its undergraduates. METHOD:
Descriptive exploratory study that used complexity and bricolage as theoretical and
methodological references, respectively. The data were produced and analyzed from de mix
of three techniques: 1) Documentary analysis of the Pedagogical Course Project; 2) Focus
group with nursing students and 3) Semi-structured interview with the course coordinator; and
analyzed using bricolage. RESULTS: It is defended the thesis that the development of clinical
competence in the nursing undergraduate occurs through the search for the undergraduate
subject for autonomy in their interactions, which are: 1) Interpersonal interactions: Teacher,
Preceptor and Peers; 2) Interaction with the profession and 3) Interaction with teaching,
service and the community. To this end, subjectivity and autonomy are presented as
constitutive elements and the basis on which perceptions about clinical competence, its
dimensions and its development process are anchored. The recursive relationship between
clinical competence and autonomy is defended, which are developed through the tetragram:
Practice - Error / uncertainty - Introspection - Self-confidence. Then the development of
autonomy in the student's interactions is explored. 1) On Interpersonal Interactions: Teacher,
Preceptor and Peers the interaction with the preceptor stands out as the most potent for the
development of clinical competence and the use of mimesis / imitation, the articulation
between theory and practice and the redefinition of error as powerful strategies for activating
the tetragram. 2) The interaction with the profession is reframed during the graduation period,
mainly through interactions with the community, with the preceptor and with the service,
which, through mimesis / imitation, articulation between theory and practice and stimulating
the role of aid, activates the tetragram of development of clinical competence and autonomy.
3) The interaction with teaching, service and community activates the tetragram when it
systematically adopts formative assessment, active methodologies, early insertion in the field
of practice, curricular internship, stimulating the role of help and the articulation between
theory and practice. CONCLUSION: Finally, it concludes by presenting the interactions
between the aforementioned interactions, demonstrating that the whole is more than the sum
of the parts, that is, the interactions between the interactions are configured as a fundamental
element for the performance of clinical competence happens. At the national level, the results
of this study may subsidize the processes of construction of Course Pedagogical Projects and
discipline plans for undergraduate nursing courses, in addition to assisting teachers who seek
ways to purposefully systematize the development of clinical competence in nursing students. RESUMEN: La competencia clínica, entendida como la competencia principal que debe desarrollar la enfermera profesional, tiene su propia teoría propuesta por la enfermera norteamericana Patricia Benner y está estandarizada internacionalmente como descriptor en ciencias de la salud (DeCS) en la literatura científica. OBJETIVO: Este estudio tuvo como objetivo analizar cómo un curso de pregrado de enfermería promueve el desarrollo de la competencia clínica en sus estudiantes de pregrado. MÉTODO: Estudio exploratorio descriptivo que utilizó la complejidad y el bricolaje como referencia teórica y metodológica, respectivamente. Los datos fueron producidos y analizados usando tres técnicas: 1) Análisis documental del Proyecto del Curso Político; 2) Grupo focal con estudiantes de enfermería y 3) Entrevista semiestructurada con el coordinador del curso. RESULTADOS: Se defiende la tesis de que el desarrollo de la competencia clínica en el pregrado de enfermería se produce a través de la búsqueda del sujeto de pregrado de autonomía en sus interacciones, que son: 1) interacciones interpersonales: profesor, preceptor y compañeros; 2) Interacción con la profesión y 3) Interacción con la enseñanza, el servicio y la comunidad. Con este fin, la subjetividad y la autonomía se presentan como elementos constitutivos y la base sobre la cual se basan las percepciones sobre la competencia clínica, sus dimensiones y su proceso de desarrollo. Se defiende la relación recursiva entre competencia clínica y autonomía, que se desarrollan a través del tetragrama: Práctica - Error / incertidumbre - Introspección - Confianza en uno mismo. Luego se explora el desarrollo de la autonomía en las interacciones del alumno. 1) Sobre las interacciones interpersonales: profesor, preceptor y compañeros, la interacción con el preceptor se destaca como la más potente para el desarrollo de la competencia clínica y el uso de la mimesis / imitación, la articulación entre la teoría y la práctica y la redefinición del error como estrategias poderosas para activar el tetragrama. 2) La interacción con la profesión se replantea durante el período de graduación, principalmente a través de interacciones con la comunidad, con el preceptor y con el servicio, que, a través de la mimesis / imitación, articulación entre teoría y práctica y estimulando el papel. de ayuda, activa el tetragrama de desarrollo de competencia clínica y autonomía. 3) La interacción con la enseñanza, el servicio y la comunidad activa el tetragrama cuando adopta sistemáticamente la evaluación formativa, las metodologías activas, la inserción temprana en el campo de la práctica, las prácticas curriculares, estimulando el papel de la ayuda y la articulación entre la teoría y la práctica. CONCLUSIÓN: Finalmente, concluye presentando las interacciones entre las interacciones antes mencionadas, demostrando que el todo es más que la suma de las partes, es decir, las interacciones entre las interacciones se configuran como un elemento fundamental para el desempeño de la competencia clínica. sucede A nivel nacional, los resultados de este estudio pueden apoyar los procesos de construcción de proyectos de cursos pedagógicos y planes de disciplina para cursos de pregrado en enfermería, además de ayudar a los maestros que buscan formas de sistematizar sistemáticamente el desarrollo de la competencia clínica en estudiantes de enfermería. |
Palavra-chave: | Alunos de enfermagem Competência clínica Bacharelado em enfermagem |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Nursing students Clinical competence Bachelor of nursing |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Faculdade de Enfermagem (FAEN) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
Referência: | ALMEIDA, Luciana Portes de. O desenvolvimento da competência clínica e a busca do sujeito pela autonomia em suas interações. 2021. 134 f. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Enfermagem, Cuiabá, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6145 |
Data defesa documento: | 30-Apr-2021 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - FAEN - PPGENF - Teses de doutorado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE_2021_Luciana Portes de Almeida.pdf | 2.61 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.