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Tipo documento: Dissertação
Título: Influência do exercício físico agudo na reatividade da pressão arterial em docentes
Autor(es): Silva, Laura Cristina Nonato da
Orientador(a): Cambri, Lucieli Teresa
Membro da Banca: Cambri, Lucieli Teresa
Membro da Banca: Prado, Alexandre Konig Garcia
Membro da Banca: Santos, Daniela Lopes dos
Resumo : O excesso de atividades realizadas por docentes, propiciam o aparecimento do estresse (SERVILHA 2012). Adicionalmente, as respostas hiper-reativas da pressão arterial (PA) durante a ocorrência de eventos estressantes podem representar um risco elevado para o desenvolvimento de doenças ou até mortalidade cardiovascular (GAUCHE 2015). Porém, uma meta-análise demonstrou que o exercício aeróbio reduz a reatividade pressórica, ratificando a importância dessa prática na atenuação da reatividade da PA ao estresse (HAMER et al.2006). O objetivo do estudo foi verificar se o exercício físico (EF) influencia na reatividade da PA durante o estresse mental em docentes da educação básica. Foram avaliados 31 docentes voluntários de ambos os sexos, com idade entre 18 e 50 anos. Os critérios de inclusão foram: ter idade entre 18 e 50 anos, IMC > entre 18,5 e < 40 kg/m², ser professor da Educação Básica em atividade por no mínimo 2 anos e estar em sala de aula. Inicialmente foi realizada uma anamnese, seguido do IPAQ (versão curta) e após foram avaliadas as medidas antropométricas e composição corporal. O protocolo consistiu no repouso de 15 min para avaliação da PA e variabilidade da frequência cardíaca (VFC). O teste de Stroop foi realizado em duas condições: 1) antes; 2) 30 min após o final do EF. Após foi realizado 30 min de exercício aeróbio (133 ± 8 bpm; 5,99±0,73 km·h-1 ) e imediatamente após o participante permaneceu em repouso sentado durante 30 min. Ao final da recuperação foi realizado o segundo teste de Stroop. Os docentes apresentaram altos indicadores de obesidade, 48,39% com sobrepeso, 16,13% obesos e 67,74% com circunferência abdominal (CAbd) elevada. Assim como, 35,48% foram considerados com pressão arterial elevada. Contudo, no nível de atividade física 67,74% foram considerados ativos e 32,26% insuficientemente ativos. Uma única sessão de EF aguda reduziu a pressão arterial sistólica (PAS) ao final do período de recuperação em comparação ao basal, mas não a pressão arterial diastólica (PAD). A reatividade da PAS e da frequência cardíaca (FC) ao estresse mental correlacionaram-se negativamente com os indicadores de obesidade. A CAbd e PAS correlacionaram-se negativamente com o índice pNN50. Contudo, não houve correlações significativas entre METs e reatividade PA durante o estresse mental com os índices de VFC. A PAS foi maior aos 2 e 4 min em comparação com 0 durante o estresse mental, tanto na condição basal quanto pós-exercício. Além disso, a PAS foi menor na condição pósexercício em todos os tempos. A PAD foi maior aos 2 e 4 min em comparação com 0 durante o estresse mental, tanto na condição basal quanto pós-exercício. E ainda, a PAD foi menor na condição pós-exercício apenas nos tempos 2 e 4 min. Em resumo, este estudo demonstrou que o exercício aeróbico agudo de intensidade moderada reduziu a reatividade da PA ao estresse mental em docentes. O destaque deste estudo foi explorar o papel cardioprotetor do exercício agudo na reatividade ao estresse mental em populações com elevada validade ecológica.
Resumo em lingua estrangeira: The excess of activities performed by teachers, propitiate the onset of stress (SERVILHA 2012). Additionally, hyper-reactive blood pressure (BP) responses during stressful events may represent an elevated risk for the development of cardiovascular disease or even mortality (GAUCHE 2015). However, a goal-analysis demonstrated that aerobic exercise reduces pressure reactivity, ratifying the importance of this practice in attenuating BP reactivity to stress (HAMER et al.2006). The objective of the study was to verify if physical exercise (PE) influences the BP reactivity during mental stress in basic education teachers. Thirty-one volunteer docents of hers ou professors both genders, aged between 18 and 50 years, were evaluated. The inclusion criteria were: to be between 18 and 50 years old, BMI > between 18.5 and < 40 kg/m², to be a docent of Basic Education in activity for at least 2 years and to be in the classroom. Initially, a medical history was taken, followed by the IPAQ (short version), and then anthropometric measurements and body composition were evaluated. The protocol consisted of a 15 min rest for BP and heart rate variability (HRV) evaluation. The Stroop test was performed in two conditions: 1) before; 2) 30 min after the end of PE. After was performed 30 min of aerobic exercise (133 ± 8 bpm; 5.99±0.73 km-h-1) and immediately after the participant remained at rest sitting for 30 min. At the end of recovery the second Stroop test was performed. The docents showed high indicators of obesity, 48.39% overweight, 16.13% obese and 67.74% with high abdominal circumference (ACbd). As well, 35.48% were considered to have high blood pressure. However, on the level of physical activity 67.74% were considered active and 32.26% insufficiently active. A single session of acute PE reduced systolic blood pressure (SBP) at the end of the recovery period compared to baseline, but not diastolic blood pressure (DBP). SBP and heart rate (HR) reactivity to mental stress correlated negatively with obesity indicators. CAbd and SBP correlated negatively with the pNN50 index. However, there were no significant correlations between METs and BP reactivity during mental stress with HRV indices. SBP was higher at 2 and 4 min compared to 0 during mental stress in both baseline and post-exercise condition. In addition, SBP was lower in the post-exercise condition at all times. DBP was higher at 2 and 4 min compared to 0 during mental stress in both baseline and post-exercise conditions. Also, DBP was lower in the post-exercise condition only at times 2 and 4 min. In summary, this study demonstrated that moderate-intensity acute aerobic exercise reduced BP reactivity to mental stress in faculty members. The highlight of this study was to explore the cardioprotective role of acute exercise on mental stress reactivity in populations with high ecological validity.
Palavra-chave: Pressão arterial
Estresse
Exercício físico
Docentes
Palavra-chave em lingua estrangeira: Blood pressure
Stress
Physical exercise
Docents
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Educação Física (FEF)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Referência: SILVA, Laura Cristina Nonato da. Influência do exercício físico agudo na reatividade da pressão arterial em docentes. 2023. 52 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Educação Física, Cuiabá, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6164
Data defesa documento: 13-Jul-2023
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – FEF – PPGEF – Dissertações de mestrado

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