Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6166
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFreitas, Nairana Cristina Santos-
dc.date.accessioned2024-10-23T18:35:06Z-
dc.date.available2023-04-03-
dc.date.available2024-10-23T18:35:06Z-
dc.date.issued2023-02-24-
dc.identifier.citationFREITAS, Nairana Cristina Santos. Análise perceptiva dos resultados do processo de aprendizagem dos alunos do fundamental I, participantes de atividades de corrida de orientação no contexto escolar. 2023. 59 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Educação Física, Cuiabá, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/6166-
dc.description.abstractOne of the important factors of Physical Education is the search for transformation, associated with an innovative pedagogical practice, which requires initiatives for a continuous learning process. Therefore, the objective of this study was to investigate the educational process of participants in Physical Education classes in Elementary School I through the orienteering race. Aquantitative methodology was used, with qualitative analyzes of action research aimedat identifying the quality of teaching, in an action that involved researchers and interested groups. Physical adventure activities in nature have been promising in the educational space, due to their pedagogical potential and their interdisciplinary character, which has contributed to building knowledge and creating bonds. The objective of the orienteering race is to travel in unknown terrain, using equipment suchas a map and a compass, in search of the control points in the determined route, the orienteer's objective is to find the control points with greater speed and skill. Given these specific characteristics of the modality, it is observed that its practice requires the participant to be able to solve problems, as well as quick thinking for decision making, providing self-control, and stimulation of reasoning in challenges practiced in a natural environment. The results showed that the orienteering sport developed in the school environment can be considered an excellent pedagogical tool, with new insertion possibilities, which have provided a beneficial growth for students and the school community, providing quality of teaching and helping in the teaching learning process.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2024-07-24T13:34:38Z No. of bitstreams: 1 DISS_2023_Nairana Cristina Santos Freitas.pdf: 1549947 bytes, checksum: a5d80f5af4618aba9499dd1cc2719ae8 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2024-10-23T18:35:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2023_Nairana Cristina Santos Freitas.pdf: 1549947 bytes, checksum: a5d80f5af4618aba9499dd1cc2719ae8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-10-23T18:35:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2023_Nairana Cristina Santos Freitas.pdf: 1549947 bytes, checksum: a5d80f5af4618aba9499dd1cc2719ae8 (MD5) Previous issue date: 2023-02-24en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAnálise perceptiva dos resultados do processo de aprendizagem dos alunos do fundamental I, participantes de atividades de corrida de orientação no contexto escolarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação físicapt_BR
dc.subject.keywordPossibilidadespt_BR
dc.subject.keywordAprendizagempt_BR
dc.contributor.advisor1Magalhães Neto, Anibal Monteiro de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5023174064373373pt_BR
dc.contributor.referee1Magalhães Neto, Anibal Monteiro de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5023174064373373pt_BR
dc.contributor.referee2Gonçalves, Luis Carlos Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7324099711580259pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9217471279453216pt_BR
dc.description.resumoUm dos fatores importantes da Educação Física, é a busca por transformação, associada a uma prática pedagógica inovadora, que requer iniciativas para um processo contínuo de aprendizagem. Portanto, o objetivo deste estudo foi investigar o processo educacional dos participantes nas aulas de Educação Física do Ensino Fundamental I por meio da corrida de orientação.Utilizou-se uma metodologia de caráter quantitativo, com analises qualitativas da pesquisa-ação visando identificar a qualidade de ensino, em uma ação que envolveu os pesquisadores e os grupos interessados. As atividades físicas de aventura na natureza têm sido promissoras no espaço educacional, devido a sua potencialidade pedagógica e seu caráter interdisciplinar, que tem contribuído na construção de conhecimento e criando laços. A corrida de orientação tem como objetivo deslocar-seem um terreno desconhecido, utilizando equipamentos como o mapa e uma bússola,em busca dos pontos controles no percurso determinado, o objetivo do orientista é encontrar os pontos controles com maior rapidez e habilidade. Diante dessas características especificas da modalidade, observa-se que sua prática exige doparticipante a capacidade de resoluções de problemas, assim como também raciocínio rápido para tomada de decisão, proporcionando autocontrole, e estimulaçãodo raciocínio em desafios praticados em ambiente natural. Os resultados encontrados evidenciaram que o esporte de orientação desenvolvido no âmbito escolar pode ser considerado uma excelente ferramenta pedagógica, com novas possibilidades de inserção, que têm proporcionado um crescimento benéfico aos alunos e a comunidade escolar, proporcionando qualidade do ensino e auxiliando no processo de ensino aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação Física (FEF)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.subject.keyword2Physical educationpt_BR
dc.subject.keyword2Possibilitiespt_BR
dc.subject.keyword2Learningpt_BR
dc.contributor.referee3Poletto, Rodrigo de Souza-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8774064317309922pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – FEF – PPGEF – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2023_Nairana Cristina Santos Freitas.pdf1.51 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.