Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6171
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPimenta, Robson David-
dc.date.accessioned2024-10-24T15:39:12Z-
dc.date.available2022-10-28-
dc.date.available2024-10-24T15:39:12Z-
dc.date.issued2022-07-29-
dc.identifier.citationPIMENTA, Robson David. Estufa para o cultivo de vegetais e seus fundamentos físicos. 2022. 170 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Barra do Garças, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/6171-
dc.description.abstractDiversify the techniques and methodologies in the classroom becomes increasingly forceful and necessary. Through this work, the most attractive and instigating physics classes in the third year of high school at the Lindolfo Mendes da Cunha State College, Faina-GO, was sought through this work. In the implementation of these classes, the construction of a wooden greenhouse of LED lamps of various colors was used to verify their influences on plant growth. Some concepts such as luminous radiation intensity, temperature, humidity, absorption and reflection of light, emission of black body radiation, their greenhouse relations were treated in classes. It was also sought to manage the classes in an interdisciplinary way involving biology and physics in photosynthesis and greenhouse effects. The classes were very dynamic and productive according to student report. Bringing the physical, chemical and biological phenomena of everyday life to be debated and studying in the classroom brought meaningful learning to light. Thus, the experimentation and current themes worked in the classroom demonstrated greater engagement from the students facilitating learning and even the indiscipline that are often narrated by teachers.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2023-10-18T16:48:15Z No. of bitstreams: 2 DISS_2022_Robson David Pimenta - Prod. Educacional.pdf: 3798501 bytes, checksum: 72df0a6d3091edb84e77f43ccb8dcf3b (MD5) DISS_2022_Robson David Pimenta.pdf: 6150438 bytes, checksum: 5b6f23bb7287b3277e0c71dd4d8c8c4a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2024-10-24T15:39:12Z (GMT) No. of bitstreams: 2 DISS_2022_Robson David Pimenta - Prod. Educacional.pdf: 3798501 bytes, checksum: 72df0a6d3091edb84e77f43ccb8dcf3b (MD5) DISS_2022_Robson David Pimenta.pdf: 6150438 bytes, checksum: 5b6f23bb7287b3277e0c71dd4d8c8c4a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-10-24T15:39:12Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DISS_2022_Robson David Pimenta - Prod. Educacional.pdf: 3798501 bytes, checksum: 72df0a6d3091edb84e77f43ccb8dcf3b (MD5) DISS_2022_Robson David Pimenta.pdf: 6150438 bytes, checksum: 5b6f23bb7287b3277e0c71dd4d8c8c4a (MD5) Previous issue date: 2022-07-29en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEstufa para o cultivo de vegetais e seus fundamentos físicospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEfeito estufapt_BR
dc.subject.keywordFotossíntesept_BR
dc.subject.keywordInterdisciplinaridadept_BR
dc.contributor.advisor1Sousa, Adellane Araujo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7546186491963065pt_BR
dc.contributor.referee1Sousa, Adellane Araujo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7546186491963065pt_BR
dc.contributor.referee2Alves, Fabrizio Myaki-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1295431850007087pt_BR
dc.creator.Lattes.pt_BR
dc.description.resumoDiversificar as técnicas e metodologias em sala de aula se torna a cada dia mais contundente e necessário. Procurou-se através deste trabalho implementar as aulas de Física mais atraentes e instigadoras no terceiro ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Lindolfo Mendes da Cunha, Faina – GO. Na implementação dessas aulas, utilizou-se a construção de uma estufa de madeira com iluminação de lâmpadas de LED de diversas cores para verificação de suas influências no crescimento das plantas. Alguns conceitos como intensidade de radiação luminosa, temperatura, umidade, absorção e reflexão de luz, emissão de radiação de corpo negro, suas relações com o Efeito Estufa foram tratadas nas aulas. Procurou-se também administrar as aulas de uma forma interdisciplinar envolvendo a Biologia e a Física nos processos de fotossíntese e efeito estufa. As aulas demonstraram-se muito dinâmicas e produtivas segundo relato de estudantes. Trazer os fenômenos físicos, químicos e biológicos do dia a dia para ser debatido e estudando em sala de aula trouxe a aprendizagem significativa à tona. Sendo assim, a experimentação e temas atuais trabalhados em sala de aula demonstraram maior engajamento por parte dos estudantes facilitando a aprendizagem e até mesmo a indisciplina que muitas vezes são narradas por professores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUA - Araguaiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEFpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.keyword2Greenhouse effectpt_BR
dc.subject.keyword2Photosynthesispt_BR
dc.subject.keyword2Interdisciplinaritypt_BR
dc.contributor.referee3Jesus, Denis Rezende de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9971952953604977pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUA - ICET - MNPEF - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2022_Robson David Pimenta - Prod. Educacional.pdf3.71 MBAdobe PDFVer/Abrir
DISS_2022_Robson David Pimenta.pdf6.01 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.