Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6176
Tipo documento: Dissertação
Título: Sequência didática sobre a física do GPS
Autor(es): Coelho, Polliana Rodrigues
Orientador(a): Moraes, Arian Paulo de Almeida
Membro da Banca: Sousa, Adellane Araujo
Membro da Banca: Alves, Fabrizio Myaki
Membro da Banca: Silva, Elvis Lira da
Resumo : Alguns obstáculos na prática pedagógica do ensino e aprendizagem em física são criados devido à falta de profissionais da área, a ausência da prática experimental e a dependência do livro didático, gerando a falta de interesse e motivação aos estudantes e profissionais. Com o avanço da tecnologia, alguns professores estão cada vez mais, buscando conhecimentos tecnológicos para que a prática pedagógica se torne mais significativa no processo de ensino. Os simuladores virtuais desempenham um papel importante na educação e na realização de experimentos em várias áreas do conhecimento, tornando um ambiente real em virtual, eles oferecem uma série de vantagens significativas para estudantes e professores. Diante disso, a escolha do tema deste trabalho é referente ao conteúdo de física aplicada ao GPS, onde abrange vários tópicos, principalmente sobre eletromagnetismo e relatividade, o professor deve executar suas aulas, de forma a promover sua prática, permitindo que o estudante seja capaz de aprender de forma ativa. O objetivo principal deste trabalho é produzir uma sequência didática para que os estudantes do 3º ano do Ensino Médio compreendam a importância da física para o funcionamento do Sistema de Posicionamento Global (GPS) objetivando facilitar o processo de aprendizagem dos fundamentos físicos envolvidos no funcionamento do GPS. A aplicação do produto foi realizada em um total de 12 aulas divididas em 8 dias, sendo que a maior preocupação era de promover uma didática acessível, utilizado metodologia capaz de proporcionar um melhor aprendizado por meio de atividades e recursos online. Neste sentido, a metodologia utilizada e os critérios escolhidos para aplicação da sequência didática do produto educacional foi visando a melhor compreensão de todas as etapas e conceitos relacionados ao GPS. Após a aplicação do produto, foi possível perceber a importância de trabalhar a parte teórica com as atividades virtuais, e conseguir alcançar bons resultados.
Resumo em lingua estrangeira: Some obstacles in the pedagogical practice of teaching and learning in physics are created due to the lack of professionals in the field, the absence of experimental practice and the dependence on textbooks, generating a lack of interest and motivation among students and professionals. With the advancement of technology, some teachers are increasingly seeking technological knowledge so that pedagogical practice becomes more significant in the teaching process. Virtual simulators play an important role in education and in carrying out experiments in various areas of knowledge, turning a real environment into a virtual one, they offer a series of significant advantages for students and teachers. Therefore, the choice of the theme of this work refers to the physics content applied to GPS, which covers several topics, mainly about electromagnetism and relativity, the teacher must carry out his classes, in order to promote his practice, allowing the student to be able to learn actively. The main objective of this work is to produce a didactic sequence so that students in the 3rd year of high school understand the importance of physics for the functioning of the Global Positioning System (GPS), aiming to facilitate the learning process of the physical fundamentals involved in the functioning of GPS. The application of the product was carried out in a total of 12 classes divided into 8 days, with the main concern being to promote an accessible teaching methodology, used capable of providing better learning through online activities and resources. In this sense, the methodology used and the criteria chosen to apply the didactic sequence of the educational product was to provide a better understanding of all steps and concepts related to GPS. After applying the product, it was possible to realize the importance of working on the theoretical part with virtual activities, and achieving good results.
Palavra-chave: Física do GPS
Sequência didática
Relatividade
Simuladores virtuais
Relógio atômico
Palavra-chave em lingua estrangeira: GPS physics
Following teaching
Relativity
Virtual simulators
Atomic clock
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUA - Araguaia
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaia
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF
Referência: COELHO, Polliana Rodrigues. Sequência didática sobre a física do GPS. 2023. 103 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Barra do Garças, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6176
Data defesa documento: 14-Sep-2023
Aparece na(s) coleção(ções):CUA - ICET - MNPEF - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2023_Polliana Rodrigues Coelho - Prod. Educacional.pdf1.52 MBAdobe PDFVer/Abrir
DISS_2023_Polliana Rodrigues Coelho.pdf2.75 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.