Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6181
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRibeiro, Josiani Leitner-
dc.date.accessioned2024-10-24T18:06:26Z-
dc.date.available2016-07-27-
dc.date.available2024-10-24T18:06:26Z-
dc.date.issued2016-07-01-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Josiani Leitner. Contribuições de projetos formativos desenvolvidos no Projeto Sala de Educador ao ensino de ciências do 1° e 2° ciclos. 2016. 171 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/6181-
dc.description.abstractIn this work, the subject of research was the contributions of training projects developed via Educator room for the Science Education 1st and 2nd cycles, the state schools in Tangará da Serra – Mato Grosso. Methodologically, we use the literature review, document analysis that included four years from 2010 to 2013; and finally, the field research, using semi-structured interview technique, applied to 34 teachers who work in the phases that make up the 1st cycle to the 2nd stage of the 2nd cycle of the 10 schools surveyed. For qualitative data analysis was applied to content analysis technique categorization and description of frequency. The main aim was to investigate how to configure the subjects of science teaching in continuing education activities of teachers developed the Educator room checking if there were contributions that caused significant changes in teaching practice in science teaching. For this action, an educational product developed was developed through: Continuing Training Workshop in Science Teaching for 1st and 2nd cycles of teachers, with a workload of 50 hours. With the data analysis, it was inferred that the educational product contributed the teachers through continuing education, develop significantly their pedagogical with the students. In summary, the data showed that one of the possible ways to implement the teaching of science in schools is to use the investigative approach and provide meaningful activities for students.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Valquíria Barbieri (kikibarbi@hotmail.com) on 2023-12-21T16:15:29Z No. of bitstreams: 1 DISS_2016_Josiani Leitner Ribeiro.pdf: 1539350 bytes, checksum: 77d661d354aa642b34d4a1dbf0583343 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2024-10-24T18:06:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2016_Josiani Leitner Ribeiro.pdf: 1539350 bytes, checksum: 77d661d354aa642b34d4a1dbf0583343 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-10-24T18:06:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2016_Josiani Leitner Ribeiro.pdf: 1539350 bytes, checksum: 77d661d354aa642b34d4a1dbf0583343 (MD5) Previous issue date: 2016-07-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleContribuições de projetos formativos desenvolvidos no Projeto Sala de Educador ao ensino de ciências do 1° e 2° ciclospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordFormação continuada em serviçopt_BR
dc.subject.keywordProjeto Sala de Educadorpt_BR
dc.subject.keywordEnsino de ciências no 1° e 2° ciclospt_BR
dc.contributor.advisor1Kapitango-a-Samba, Kilwangy Kya-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6952349205800043pt_BR
dc.contributor.referee1Kapitango-a-Samba, Kilwangy Kya-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6952349205800043pt_BR
dc.contributor.referee2Rinaldi, Carlos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5080147590223202pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3665911982049746pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, o tema de pesquisa foi as contribuições dos projetos formativos desenvolvidos via Sala de Educador para o Ensino de Ciências do 1º e 2º ciclos, nas escolas estaduais de Tangará da Serra - Mato Grosso. Metodologicamente, utilizamos a análise bibliográfica, análise documental que compreendeu quatro anos, de 2010 a 2013; e, finalmente, a pesquisa de campo, com uso da técnica de entrevista semiestruturada, aplicada a 34 professores que atuam nas fases que compõem o 1º ciclo até a 2ª fase do 2º ciclo, de 10 escolas pesquisadas. Para análise de dados qualitativos foi aplicada a técnica de análise de conteúdo por categorização e descrição de frequência. O objetivo principal foi pesquisar como se configuram os temas de Ensino de Ciências em ações de formação continuada de professores desenvolvidos no Projeto Sala de Educador verificando se houve contribuições que provocaram mudanças significativas na prática pedagógica no ensino de ciências. Para tal ação, foi elaborado um produto educacional desenvolvido através de uma: Oficina de Formação Continuada em Ensino de Ciências para professores do 1º e 2º ciclos, com carga horária de 50 horas. Com a análise dos dados, inferiu-se que o produto educacional contribuiu com os professores, através da formação continuada, desenvolverem de modo significativo seu fazer pedagógico junto aos alunos. Em síntese, os dados mostraram que um dos caminhos possíveis para implementar o ensino de ciências na escola é utilizar a abordagem investigativa e oferecer atividades significativas aos alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Física (IF)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturaispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.keyword2Continuing in-service trainingpt_BR
dc.subject.keyword2Educator Room Designpt_BR
dc.subject.keyword2Science teaching in the 1st and 2nd cyclespt_BR
dc.contributor.referee3Souto, Daise Lago Pereira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5081235663667172pt_BR
dc.contributor.referee4Costa, Irene de Souza-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4688457254680180pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2016_Josiani Leitner Ribeiro.pdf1.5 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.