Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6182
Tipo documento: Dissertação
Título: Labhorta : contribuições de um caderno pedagógico para o ensino de biologia e química
Autor(es): Capanema, Juliana Alves Pereira
Orientador(a): Mello, Irene Cristina de
Membro da Banca: Mello, Irene Cristina de
Membro da Banca: Hardoim, Edna Lopes
Membro da Banca: Nehme, Claudia Joseph
Resumo : Na população mato-grossense, é bastante evidente a cultura campesina, mesmo em área urbana, esse fato se configura com a significativa presença das hortas nas escolas. A análise do ambiente escolar do município de Confresa, estado de Mato Grosso, demonstrou que este espaço, na maioria das instituições, tem apenas a finalidade de produção de alimentos complementares à merenda escolar, sendo desconsiderada a relação entre ações práticas e experimentais para a construção de competências e habilidades no ensino de biologia e química. Os funcionários das escolas demonstram interesse na implementação da horta, mas assumem que existem dificuldades em articular as áreas de conhecimento com a realidade vivenciada dos estudantes na escola e na comunidade. Para isto, faz-se necessário fortalecer o planejamento coletivo participativo e a formação continuada em serviço. A construção de um caderno pedagógico para subsidiar os aspectos pedagógicos agrega valor ao planejamento e a coletividade, considerando a perspectiva que o conhecimento sustenta o percurso formativo do profissional levando a ação-reflexão- ação. Este trabalho pretende valorizar o espaço educativo extraclasse, como corredores, jardins e pátios, ampliando os laboratórios de aprendizagem dentro da escola e permitindo a sensibilização quanto à importância do ensino por investigação. O ambiente da horta pode ser reconhecido como viabilizador de produção de conhecimento com ênfase nos processos bioquímicos, ultrapassando as paredes da sala de aula e dos laboratórios convencionais, sendo considerados os conhecimentos adquiridos culturalmente dos estudantes e os indicadores de baixa aprendizagem em Ciências. A pesquisa foi realizada com a contribuição dos professores de biologia e química do ensino médio de escolas estaduais urbanas do município de Confresa e almeja contribuir com a formação continuada de professores, colaborando assim, com a melhoria da qualidade do processo ensino- aprendizagem.
Resumo em lingua estrangeira: In Mato Grosso population is quite evident peasant culture, even in urban areas, this fact is configured with the significant presence of gardens in schools. The analysis of the school environment in the municipality of Confresa, state of Mato Grosso showed that this space, in most institutions, has only the purpose of production of complementary food to school meals, and disregarded the relationship between practical and experimental actions for building skills and abilities in biology and chemistry teaching. School officials show interest in the implementation of the garden, but assume that there are difficulties in articulating the areas of knowledge with the real situation of students in the school and community. For this, it is necessary to strengthen the collective participatory planning and ongoing education. The construction of an educational notebook to support the pedagogical aspects adds value to the planning and the community, considering the perspective that knowledge supports the training of professional path leading to action-reflection- action. This work aims to enhance the extracurricular educational space such as hallways, gardens and courtyards, expanding the learning labs within the school and allowing awareness of the importance of education for research. The garden environment can be recognized as knowledge production enabler with emphasis on biochemical processes, going beyond the walls of the classroom and conventional laboratories being considered culturally acquired knowledge of students and low learning indicators in science. The survey was conducted with the contribution of biology teachers and high school chemistry urban state schools Confresa municipality and aims to contribute to the continuing education of teachers, thus collaborating with the improvement of the quality of teaching-learning process.
Palavra-chave: Horta escolar
Formação continuada
Ensino-aprendizagem
Palavra-chave em lingua estrangeira: School garden
Continuing education
Teaching and learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Física (IF)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais
Referência: CAPANEMA, Juliana Alves Pereira. Labhorta: contribuições de um caderno pedagógico para o ensino de biologia e química. 2016. 113 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6182
Data defesa documento: 18-Mar-2016
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2016_Juliana Alves Pereira Capanema.pdf2.48 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.