Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/6188
Tipo documento: | Tese |
Título: | Isso é participação? Isso é boneco mandado : o prescritivo, o contractual e a participação das crianças na cena escolar |
Autor(es): | Alves, Iury Lara |
Orientador(a): | Andrade, Daniela Barros da Silva Freire |
Membro da Banca: | Andrade, Daniela Barros da Silva Freire |
Membro da Banca: | Monteiro, Filomena Maria de Arruda |
Membro da Banca: | Oliveira, Ozerina Victor de |
Membro da Banca: | Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira |
Membro da Banca: | Nienow, Naiara dos Santos |
Resumo : | Esta pesquisa integra-se no projeto guarda-chuva intitulado: A construção do conhecimento social por crianças: estudo sobre vivências e significações infantis (2016- 2020), no interior do Grupo de Pesquisa em Psicologia da Infância. Trata-se de um exercício investigativo (2015-2019) compreendido pela articulação entre a Teoria das Representações Sociais, a Teoria Histórico Cultural acerca dos processos de desenvolvimento infantil, as proposições ontológicas sobre a crise na educação contemporânea, e, sobretudo, as ações educativas destinadas às crianças. Tem como finalidade compreender – sentir, escutar e interpretar – crianças sobre os seus direitos a participação na instituição educativa: escola; bem como as representações que têm sobre si, sobre as outras crianças e sobre o mundo. Por meio de uma abordagem qualitativa, parte-se do pressuposto que afirma serem as crianças atores sociais, cuja ação forja realidades sociais em uma dinâmica que reconhece sua visibilidade cívica, política e social. O exercício de geração de dados foi realizado em uma escola pública de Ensino Fundamental de Cuiabá-MT, em uma turma de crianças entre sete e oito anos e um grupo de 12 professoras. A partir do recorte proposto, buscou-se compreender as implicações acerca dos processos de agenciamento, cujos significados as crianças compartilham e negociam – os quais, por sua vez, estão ancorados nos diferentes paradigmas de educação e objetivados pelas práticas educacionais empreendidas por uma comunidade educativa. A metodologia empregada inspirou-se na abordagem do tipo etnográfica, organizada em três etapas: 1. análise documental do Projeto Político Pedagógico da escola (PPP); 2. observação participante junto ao grupo escolar envolvendo crianças na relação com sua professora; 3.entrevista semiestruturada com o grupo de docentes. Para a análise e processamento das informações foram empregadas técnicas específicas para cada etapa de produção de dados, abarcando, de maneira geral, a análise compreensiva e a análise a partir da proposta de núcleos de significação. Com relação à análise documental, nota-se uma perspectiva de educação que vem sendo construída em torno de concepções de ensino contemporâneas, a partir de reflexões interdisciplinares que perpassam o campo da Pedagogia-em-Participação, da Filosofia, da Psicologia, da Sociologia e da Arte anunciando uma escolha política e teórica da escola. A segunda fase da análise dos dados revela que o verbo participar, parece ser conjugado de modo difuso na sala de aula. Neste contexto, participar inclui a atitude direta da Professora, que ora autoriza, ora inibe essa participação. Todavia, o terceiro nível de análise apresentou um processo de construção no discurso de um grupo de professoras acerca da participação da criança em sala de aula, e mesmo no cenário escolar, as mesmas anunciam duas redes de significados distintas, a saber: a primeira refere-se à escola como espaço de aprendizagem na perspectiva conteudista com foco no produto; a segunda refere-se à escola como espaço de aprendizagem na perspectiva dialógica com foco no processo. Destas duas significações decorre a elaboração de práticas pedagógicas que orientam estruturas de oportunidades para aprendizagem e desenvolvimento. As observações de tais estruturas de oportunidades indicam a existência de diferentes níveis de participação das crianças na cena escolar, ora na dimensão prescritiva, ora na dimensão contratual. São eles: participação do tipo obrigação imperativa; participação interessada; participação espontânea, reflexiva e dialógica e participação autoiniciada e mantida pelas crianças. |
Resumo em lingua estrangeira: | This research is part of the biggest Project called The construction of social knowledge by children: a study about child experience and meanings (2016-2020), of the Research Group in Childhood Psychology. It is an investigative exercise (2015-2019) comprehended by the articulation between the Social Representations Theory, the Historic-Cultural Theory about the processes of child development, the ontological assumptions about the contemporary educational crisis and, above all, the educative actions toward children. It aims to comprehend − to feel, to listen to and to interpret − children and their rights to participate in the educative institution: the school; also to understand the representation that they have about themselves, about other children and about the world.By the means of a qualitative approach, it begins by the assumption that affirms that children are social agents and their actions create social realities in a dynamics that acknowledge their civic, political and social visibility. The exercise of generating the data was realized in a public school in Cuiabá - MT, in a class of children that had from seven to eight years old and a group of 12 teachers. From the proposed point, we sought to understand the implications of agency processes, whose meanings children share and negotiate − which, in turn, are anchored in the different paradigms of education and objectified by the educational practices undertaken by an educational community. The methodology was inspired in the ethnographic approach and organized in three stages: 1. Documentary analysis of the school‘s Political Pedagogic Project (PPP); 2. Participating observation with the scholar groupengaging children in their relationship with the teacher; 3. Semistructured interview with the teacher‘s group. For the analysis and processing of the information, specific techniques were employed for each stage of data production, comprehending, in a general way, the comprehensive analysis and the analysis from the proposal of nucleus of signification. Regarding the documentary analysis, we can observe a perspective of education that has been built around contemporary conceptions of teaching, based on interdisciplinary reflections that cross the field of Pedagogy of Participation, Philosophy, Psychology, Sociology and Art announcing a political and theoretical school choice. The second stage of the data analysis reveal that the verb to participate seems to be combined in a diffuse way in the classroom. In this context, to participate includes the teacher‘s attitude that authorizes or denies this participation. However, the third level of analysis presented a process of construction in the discourse of a group of teachers about the child's participation in the classroom, and even in the school setting, they announce two networks of different meanings, namely: the first refers to the school as a learning space in a content-oriented perspective with a focus on the product; the second refers to the school as a learning space in the dialogical perspective focused on the process. Of these two meanings derive the elaboration of pedagogical practices that guide structures of opportunities for learning and development. The observation of such opportunities structures indicates the existence of different levels of children's participation in the school scene, both in the prescriptive dimension and in the contractual dimension. They are: participation of the imperative obligation type; engaged participation; spontaneous, reflexive and dialogic participation and self-initiated participation maintained by children. |
Palavra-chave: | Educação Pedagogia em participação Agência da criança Representações sociais |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Education Pedagogy of participation Child agency Social representation |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | ALVES, Iury Lara. Isso é participação? Isso é boneco mandado: o prescritivo, o contractual e a participação das crianças na cena escolar. 2019. 255 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6188 |
Data defesa documento: | 27-Jun-2019 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Teses de doutorado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE_2019_Iury Lara Alves.pdf | 3.86 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.