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Tipo documento: Dissertação
Título: O feminismo na educação : da feminização do magistério ao protagonismo das mulheres nas escolas : estudo de caso em Cuiabá/MT
Autor(es): Velozo, Aline Debossan
Orientador(a): Casagrande, Ana Lara
Membro da Banca: Casagrande, Ana Lara
Membro da Banca: Alonso, Kátia Morosov
Membro da Banca: Maciel, Cristiano
Membro da Banca: Adam, Joyce Mary
Resumo : A presente pesquisa trata do estudo acerca do feminismo dentro das escolas, buscando a relação entre educação, feminismo e o fazer docente. O objetivo central, então, desta pesquisa, é investigar como é a atuação de mulheres professoras do Ensino Médio, com temas e pautas de concepções feministas em suas práticas profissionais cotidianas. Para alcançar tal proposta, em um primeiro momento, foi realizado levantamento bibliográfico para a reflexão necessária quanto ao fenômeno em análise; doravante, foram realizados procedimentos metodológicos baseados no estudo de caso, que envolveu a atuação das professoras da Escola Estadual Maria Taquara, no município de Cuiabá - MT. Foram mobilizadas diferentes estratégias e fontes para a coleta de dados, como: observação da prática docente, aplicação de questionários e entrevistas individuais com as professoras. Os dados apurados em campo visam apresentar as principais estratégias pedagógicas e didáticas utilizadas pelas professoras para abordar o protagonismo da mulher (e/ou conceitos relacionados ao feminismo) nas aulas dos componentes curriculares pelos quais são responsáveis, ou analisar como a temática é ignorada; bem como a descrição das principais ações desenvolvidas junto ao Ensino Médio. Por meio do levantamento bibliográfico e do diálogo com diversas/os autoras/es, foram construídas reflexões acerca do tema proposto, bem como foi realizada a análise dos dados (viabilizada pela análise de conteúdo), a construção e contextualização da realidade investigada, para as quais foi fundamental o estudo atento dos materiais de subsídio teórico. O presente trabalho, dessa forma, foi construído por meio desse olhar para a etapa do Ensino Médio e o questionamento sobre o lugar do feminismo na prática docente.
Resumo em lingua estrangeira: The present research focuses on the study about feminism within schools, by pursuing the association between education, feminism and teaching. The main purpose of this research, which is concerned with the oppression of women and which envisions new horizons for Education, is to investigate how the female high school teachers work with subjects and agendas of feminist conceptions in their daily professional practices. To achieve this proposal, at first, a bibliographic research was carried out in order to reflect upon the phenomenon under analysis; From then on, methodological procedures were adopted based on the case study, which involved the work of teachers from the Maria Taquara State School, in the city of Cuiabá - MT. Different strategies and sources were mobilized for the gathering of data, such as: observation of teaching practice, questionnaires and individual interviews with the teachers. Such data aim to present the main pedagogical and didactic strategies used by the teachers to approach the protagonism of women (and/or concepts related to feminism) in the classes of the curricular components for which they are responsible, or analyze how the topic is ignored; as well as the description of the most relevant actions developed with the high school students. Through the bibliographic research and the dialogue with several authors, reflections were built on the proposed theme, as well as the data analysis was performed (made possible by content analysis), the construction and contextualization of the studied reality, for which the attentive analysis of the theoretical subsidy materials was fundamental. In the interlocution of the scientific fundaments with the lived practice, in relation to the didactic-pedagogical experiences in the final stage of Basic Education, is where the construction of the present research takes place.
Palavra-chave: Feminismo
Educação
Ensino médio
Palavra-chave em lingua estrangeira: Feminism
Education
High school
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: VELOZO, Aline Debossan. O feminismo na educação: da feminização do magistério ao protagonismo das mulheres nas escolas: estudo de caso em Cuiabá/MT. 2023. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6190
Data defesa documento: 31-Jan-2023
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

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