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http://ri.ufmt.br/handle/1/6191
Tipo documento: | Tese |
Título: | A temática dificuldades de aprendizagem em matemática em cursos de Pedagogia : uma discussão ausente |
Autor(es): | Gomes, Sandra Monteiro |
Orientador(a): | Palma, Rute Cristina Domingos da |
Membro da Banca: | Palma, Rute Cristina Domingos da |
Membro da Banca: | Darsie, Marta Maria Pontin |
Membro da Banca: | Pirola, Nelson Antonio |
Membro da Banca: | Megid, Maria Auxiliadora Bueno Andrade |
Membro da Banca: | Carvalho, Sandra Pavoeiro Tavares |
Resumo : | Esta pesquisa procura responder ao problema: como as dificuldades de aprendizagem em matemática são abordadas nos cursos de Pedagogia de Porto Velho-RO? Seu objetivo é analisar como a temática dificuldades de aprendizagem em matemática é abordada nos cursos de Pedagogia durante o processo formativo do futuro professor que atuará nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para desenvolver a pesquisa, reportou-se ao referencial teórico sobre formação de professores, formação matemática nos cursos de Pedagogia e dificuldades de aprendizagem em matemática. Para o estudo, adotou-se a Pesquisa Qualitativa como opção metodológica, por permitir adentrar nas Instituições de Ensino superior (IES) participantes, com a finalidade de investigar e conhecer como as dificuldades de aprendizagem em matemática são abordadas nos cursos de Pedagogia. A fim de responder ao problema de investigação, utilizou-se como procedimentos e instrumentos de produção de dados a análise documental, entrevistas semiestruturadas com professores que trabalham com a formação matemática e Grupo Focal com estudantes de Pedagogia. Participaram da pesquisa três (03) professores que atuam na formação matemática e trinta e nove (39) acadêmicos de Pedagogia, de três Instituições de Ensino Superior que ofertam o curso de Pedagogia (de quatro instituições existentes em Porto Velho-RO). A partir do referencial teórico e dos aspectos que emergiram dos dados, o estudo contou com duas categorias de análise. A primeira categoria corresponde à “A temática das dificuldades de aprendizagem em matemática nos documentos oficiais”, em que é discutido como as Diretrizes de Formação de Professores de 2015, as Diretrizes para o curso de Pedagogia de 2006, as propostas dos cursos investigados e o Plano de Curso dos professores abordam a aprendizagem e as dificuldades de aprendizagem em matemática. A segunda categoria trata sobre “As vivências de alunos de Pedagogia e professores formadores com relação à temática dificuldade de aprendizagem em matemática”, que destaca o que dizem os professores formadores e acadêmicos de Pedagogia sobre as experiências vivenciadas na formação matemática referente à aprendizagem e às dificuldades de aprendizagem em matemática. A partir dos dados produzidos a pesquisa concluiu que as Diretrizes Nacionais que norteiam a formação do professor não trazem expressamente as dificuldades de aprendizagem como temática a ser discutida na formação; não há indicativos a partir da análise dos projetos de curso e planos de ensino que as dificuldades de aprendizagem em matemática sejam abordadas durante a formação inicial nas IES investigadas; os estudantes sinalizam que a temática não é discutida no curso, no estágio supervisionado, embora vivenciem situações em que crianças poderiam estar em situação de dificuldades, nenhuma ação específica foi desenvolvida para amenizar ou resolver a situação. Portanto, eles não se sentem preparados para lidar com as dificuldades de aprendizagem em matemática. Apesar disto, professores formadores e acadêmicos compreendem que múltiplos fatores influenciam no sucesso e ou no fracasso da aprendizagem em matemática escolar, dando destaque aos aspectos relacionados a atitudes e às práticas docentes e dos próprios alunos. Assim, a pesquisa sinaliza, a necessidade de repensar a formação inicial de professores de maneira a promover essa discussão articulando-a com a formação continuada e o desenvolvimento profissional docente, com vistas à melhoria da qualidade da educação brasileira. |
Resumo em lingua estrangeira: | This research seeks to answer the problem: how are learning difficulties in mathematics addressed in Porto Velho-RO Pedagogy courses? Its objective is to analyze how the thematic difficulties of learning in mathematics is approached in the courses of Pedagogy during the formative process of the future teacher that will teach in the initial years of Elementary School. To develop the research, it was reported to the theoretical reference on teacher training, mathematical training in Pedagogy courses and learning difficulties in mathematics. For the study, Qualitative Research was adopted as a methodological option, because it allowed to enter the participating Higher Education Institutions, with the purpose of investigating and knowing how the difficulties of learning in mathematics are approached in the courses of Pedagogy. In order to respond to the research problem, document analysis, semi-structured interviews with teachers working with mathematics training and Focus Group with students of Pedagogy were used as data production tools and procedures. Three (03) teachers who work in mathematics training and thirty-nine (39) academics of Pedagogy, from three Institutions of Higher Education who offer the Pedagogy course (from four existing institutions in Porto Velho-RO) participated in the research. From the theoretical framework and the aspects that emerged from the data, the study had two categories of analysis. The first category corresponds to "The thematic Mathematics learning difficulties in official documents", which discusses how the teachers' training Guidelines of 2015, the Guidelines for the 2006 Pedagogy course, the proposals of the courses investigated and the course plan for teachers approach learning and learning difficulties in mathematics. The second category deals with "The experiences of Pedagogy students and teacher educators with regard to the thematic difficulty of learning in mathematics", which emphasizes what the teachers trainers and academics of Pedagogy say about the experiences lived in the mathematical formation regarding learning and difficulties in math learning. From the data produced the research concluded that the National Guidelines that guide the formation of the teacher do not expressly mention the learning difficulties as the subject to be discussed in the training; there are no indications from the analysis of the course projects and teaching plans that the learning difficulties in mathematics are approached during the initial training in the Institutions of Higher Education investigated; the students indicate that the subject is not discussed in the course, supervised, although they live in situations in which children could be in difficulties, no specific action was developed to soften or solve the situation. Therefore, they do not feel prepared to deal with learning difficulties in math. Despite this, teachers trainers and academics understand that multiple factors influence the success and / or failure of learning in school mathematics, highlighting aspects related to teachers' attitudes and practices and the students themselves. Thus, the research indicates the need to rethink the initial training of teachers in order to promote this discussion by articulating it with continuing education and professional development, with a view to improving the quality of Brazilian education. |
Palavra-chave: | Dificuldades de aprendizagem Formação inicial Matemática |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Initial formation Learning disabilities Mathematics |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM |
Referência: | GOMES, Sandra Monteiro. A temática dificuldades de aprendizagem em matemática em cursos de Pedagogia: uma discussão ausente. 2018. 193 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6191 |
Data defesa documento: | 28-Sep-2018 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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