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http://ri.ufmt.br/handle/1/6192
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Possíveis contribuições do xadrez na educação física escolar : uma experiência pedagógica nos anos finais do ensino fundamental |
Autor(es): | Soares, Adriana Ferreira |
Orientador(a): | Grunennvaldt, Ana Carrilho Romero |
Membro da Banca: | Grunennvaldt, Ana Carrilho Romero |
Membro da Banca: | Coffani, Márcia Cristina Rodrigues da Silva |
Membro da Banca: | Juliani, Moacir |
Membro da Banca: | Barbosa, Raquel Firmino Magalhães |
Resumo : | Este trabalho aborda uma possibilidade de tratar o xadrez nas aulas de educação física, planejando atividades que buscaram propiciar o protagonismo dos estudantes em seu itinerário formativo. Atualmente, a escola enquanto instituição de ensino e a educação física na condição de componente curricular, têm como finalidade formar sujeitos dotados de capacidade crítica em condições de agir autonomamente e de serem protagonistas em sua realidade. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa é compreender as contribuições do xadrez para o desenvolvimento da autonomia e protagonismo dos estudantes do 7º ano de uma escola pública do município de São José do Rio Claro-MT. Considera-se que o xadrez, por meio de sua prática esportiva, é uma ferramenta pedagógica importante e pode influenciar significativamente na formação de sujeitos críticos, autônomos, solidários, favorecendo a inclusão e a socialização. Optou-se por uma pesquisa qualitativa do tipo etnográfica, ou etnografia da prática escolar. Como instrumento de coleta de dados foram utilizados o questionário com perguntas abertas e fechadas e o diário de campo/aula. Os dados foram coletados em três etapas. Na primeira, houve a aplicação do questionário de entrada para a turma do 7° ano, com o intuito de levantar o conhecimento prévio dos estudantes a respeito do xadrez e identificar ações/atitudes de autonomia e protagonismo com esse conhecimento. A segunda etapa aconteceu a partir do início da aplicação da unidade didática com a turma, ocasião em que foram observados pela professora pesquisadora e registrados no diário de campo as dificuldades e avanços percebidos na contribuição do ensino e aprendizagem do xadrez para o desenvolvimento da autonomia e protagonismo dos estudantes. Por fim, na terceira etapa, foi aplicado o questionário de saída no término do desenvolvimento da unidade didática para identificar e avaliar o resultado da intervenção. Para a análise dos dados, foram utilizadas as transcrições dos questionários respondidos pelos estudantes e a análise do diário de campo. Os principais resultados indicaram que o xadrez proporcionou o desenvolvimento da autonomia e do protagonismo dos estudantes, estimulando as tomadas de decisões estratégicas e a resolução de problemas de forma independente. Os estudantes relataram sentir-se mais confiantes e capazes de enfrentar desafios não apenas no xadrez, mas também em outras áreas de suas vidas. Esses resultados reforçam a importância do xadrez como uma ferramenta pedagógica para a formação de indivíduos autônomos e críticos, assim como uma possibilidade de estimular o protagonismo por meio do ensino e aprendizagem do xadrez. |
Resumo em lingua estrangeira: | The research focuses on exploring the incorporation of chess into physical education classes through planned activities that aim to promote student protagonism in their formative journey. Currently, schools, as educational institutions, and physical education, as a curricular component, aim to develop individuals with critical thinking abilities who can act autonomously and become protagonists in their own reality. Therefore, the objective of this study is to understand the contributions of chess to the development of autonomy and protagonism among 7th-grade students in a public school in São José do Rio Claro, Mato Grosso, Brazil. Recognizing that chess, as a sporting practice, is an important pedagogical tool that can significantly influence the formation of critical, autonomous, and inclusive individuals, promoting inclusion and socialization. The research methodology chosen is a qualitative ethnographic approach, specifically ethnography of school practice. The data collection instruments utilized were questionnaires with open-ended and closed questions, as well as field/lesson diaries. The data was collected in three stages. The first stage involved administering an entry questionnaire to the 7th-grade class to assess the students' prior knowledge of chess and identify actions/attitudes of autonomy and protagonism associated with this knowledge. The second stage commenced with the implementation of the didactic unit with the class, during which the researching teacher observed and recorded in the field diary the challenges and progress perceived in terms of the contribution of chess teaching and learning to the development of student autonomy and protagonism. Finally, in the third stage, an exit questionnaire was administered at the end of the didactic unit to identify and evaluate the outcomes of the intervention. The data analysis included transcriptions of the questionnaires answered by the students and analysis of the field diary. The primary results indicated that chess facilitated the development of autonomy and student protagonism by stimulating strategic decision-making and independent problemsolving. The students reported feeling more confident and capable of facing challenges not only in chess but also in other areas of their lives. These findings reinforce the importance of chess as a pedagogical tool for the formation of autonomous and critical individuals, as well as a means to stimulate student protagonism through chess teaching and learning. |
Palavra-chave: | Educação física escola Xadrez escolar Autonomia |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | School physical education School chess Autonomy |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Faculdade de Educação Física (FEF) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional - PROEF |
Referência: | SOARES, Adriana Ferreira. Possíveis contribuições do xadrez na educação física escolar: uma experiência pedagógica nos anos finais do ensino fundamental. 2023. 137 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional – PROEF) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Educação Física, Cuiabá, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6192 |
Data defesa documento: | 29-May-2023 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC – FEF – PROEF – Dissertações de mestrado |
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