Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/6197
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Esportes de rede/quadra dividida nas aulas de educação física : as possibilidades pedagógicas por meio dos jogos reduzidos no ensino fundamental |
Autor(es): | Pinto, Bruno da Silva |
Orientador(a): | Grunennvaldt, Ana Carrilho Romero |
Membro da Banca: | Godoi, Marcos Roberto |
Membro da Banca: | Grunennvaldt, Ana Carrilho Romero |
Membro da Banca: | Moreira, Evando Carlos |
Resumo : | Esta pesquisa trata da unidade temática Esportes a partir do modelo de classificação baseado na lógica interna e na distribuição das modalidades esportivas em sete categorias, a saber: Marca, Precisão, Técnico-combinatório, Rede/quadra dividida ou parede de rebote, Campo e taco, Invasão ou territorial e de Combate. O objetivo do estudo é analisar a prática docente do professor com o conteúdo esportes de rede/quadra dividida, a partir da experimentação dos jogos reduzidos como uma possibilidade pedagógica nas aulas de Educação Física Escolar. A pesquisa foi realizada em duas unidades públicas de ensino, com estudantes do 8°ano, numa abordagem qualitativa, com delineamento metodológico da pesquisa-ação. Como instrumento de coleta de dados foram utilizados dois questionários: um questionário diagnóstico para compreender as experiências e as expectativas dos estudantes sobre o conteúdo esportes de rede/quadra dividida e, a partir desse diagnóstico, planejou-se uma unidade didática. Ao término dessa unidade didática, aplicou-se um questionário de saída para compreender o impacto na aprendizagem dos estudantes, bem como verificar a opinião deles sobre a utilização dos jogos reduzidos nas aulas de Educação Física. Outro instrumento de coleta de dados foi o diário de campo. Os dados coletados foram organizados utilizando as categorias de codificação propostas por Bogdan e Biklen. Realizou-se a discussão dos resultados a partir de duas categorias: “Implementação da unidade didática com ensino dos esportes de rede/quadra dividida” e “Potencialidades e dificuldades dos jogos reduzidos no processo de ensino dos esportes de rede/quadra dividida”. Constatamos que os estudantes gostaram de aprender novos e diferentes esportes por meio dos jogos reduzidos, considerando que ficou mais fácil aprender e jogar os esportes ensinados. Como potencialidades, entendemos que os jogos reduzidos garantiram que todos os estudantes jogassem ao mesmo tempo, ou que pelo menos, estivessem envolvidos e participando ativamente da aula; oportunizou aos estudantes maior participação e importância nas ações e situações de jogo, garantindo mais contato com a bola/implemento e deixando os jogos e as aulas mais motivante e interessante para eles. Entre as dificuldades com a estratégia dos jogos reduzidos, considerando o contexto da educação brasileira e suas condições estruturais e formativas, podemos apontar a necessidade de uma quantidade maior de materiais, principalmente quando se trata de escolas públicas; e a insegurança dos professores em ensinar os esportes a partir das novas tendências da pedagogia do esporte. Concluímos que os jogos reduzidos são uma possibilidade pedagógica que favorece o ensino da categoria de esportes de rede/quadra dividida no ambiente escolar, principalmente para os esportes que são jogados oficialmente de maneira individual ou em dupla, de modo a contribuir para a diversificação e a facilitação do ensino das práticas da cultura corporal de movimento nas aulas de Educação Física. |
Resumo em lingua estrangeira: | This research is about the thematic unit Sports from the classification model based on the internal logic and on the distribution of sports modalities into categories, thus, sports are divided into seven categories: Invasion; Striking/fielding; Net/Wall; Target; Brand; Technical-combinatory; and Combat. The aim of the study is to analyze the teacher's practice with the content net sports, from the experimentation of the smallsided games as a pedagogical possibility in the classes of School Physical Education. The research was carried out in two public schools, with 8th grade students, in a qualitative approach, with methodological outline of research-action. As a data collection instrument, two questionnaires were used. A diagnostic questionnaire was used to understand the students' experiences and expectations about the net sports content and from this diagnosis a didactic unit was planned. At the end of this didactic unit, an exit questionnaire was applied to understand the impact on students' learning, as well as to verify their opinion on the use of small-sided games in Physical Education classes. Another instrument for data collection was the field diary. The collected data were organized using the coding categories proposed by Bogdan and Biklen. The results were discussed based on two categories, “Implementation of the didactic unit with teaching net sports” and “Potentialities and difficulties of small-sided games in the teaching process of net sports”. We found that students enjoyed learning new and different sports through small-sided games, considering that it was easier to learn and to play the sports taught. As potentialities, we understand that small-sided games ensured that all students played at the same time, or that at least they were involved and actively participating in the class; provided students with greater participation and importance in game actions and situations, ensuring more contact with the ball/implement and making games and classes more motivating and interesting for them. Among the difficulties with the strategy of small-sided games, considering the context of Brazilian education and its structural and training conditions, we can point out the need for a greater amount of materials, especially when it comes to public schools; and the insecurity of teachers in teaching sports based on new trends in sports pedagogy. We conclude that small-sided games is a pedagogical possibility that favors the teaching of the net sports category in the school environment, especially for sports that are officially played individually or in pairs, contributing to diversification and facilitation of teaching practices of the body culture of movement in Physical Education classes. |
Palavra-chave: | Educação física escolar Esportes de rede/quadra dividida Jogos reduzidos |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | School physical education Net sports Small-sided games |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Faculdade de Educação Física (FEF) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional - PROEF |
Referência: | PINTO, Bruno da Silva. Esportes de rede/quadra dividida nas aulas de educação física: as possibilidades pedagógicas por meio dos jogos reduzidos no ensino fundamental. 2023. 222 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional – PROEF) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Educação Física, Cuiabá, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6197 |
Data defesa documento: | 15-Fev-2023 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC – FEF – PROEF – Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2023_Bruno da Silva Pinto - Prod. Educacional.PDF | 3.14 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
DISS_2023_Bruno da Silva Pinto.PDF | 3.66 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.