Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/6198
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | "Professor abri os olhos dentro da água e vi o fundo da piscina, ele é azul" : proposta de uma unidade didática de natação em escola de tempo integral |
Autor(es): | Dias, Claudio Rodrigues |
Orientador(a): | Grunennvaldt, José Tarcísio |
Membro da Banca: | Coffani, Márcia Cristina Rodrigues da Silva |
Membro da Banca: | Juliani, Moacir |
Membro da Banca: | Prado, Alexandre Konig Garcia |
Membro da Banca: | Grunennvaldt, José Tarcísio |
Resumo : | Esse trabalho tematiza a Natação como proposta pedagógica na Educação Física escolar no Ensino Fundamental Anos Iniciais em escola pública. A Natação como proposta curricular na Educação Física escolar ainda é uma realidade para poucas escolas em nosso País. Tal evidência está mais presente em escolas de tempo integral, que é o caso da escola onde foi desenvolvida a pesquisa. Mesmo que há muito tempo se tem pensado em uma educação de tempo integral, o número de escolas nesse formato é pequeno em relação ao número de escolas de educação básica no Brasil. Esta pesquisa teve como objetivo apresentar e avaliar o ensino Natação como proposta curricular na Educação Física escolar em uma escola de Tempo Integral. A proposta apresentada na presente pesquisa tem como finalidade oferecer o ensino da natação através de atividades lúdicas e pedagógicas, fugindo das propostas tradicionais de ensino através de gestos mecânicos e repetitivos voltados para o esporte de rendimento e para o aprendizado dos quatro nados. Para tanto, realizamos um estudo sobre os seguintes eixos: Educação em Tempo Integral, Ensino Fundamental 1, Educação Física escolar e Natação Escolar como proposta pedagógica. A pesquisa foi de natureza qualitativa, do tipo pesquisa-ação. Os sujeitos envolvidos na pesquisa foram os alunos dos 1º Anos do Ensino Fundamental 1 da Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral Maria Dallafiora Costa, município de Primavera do Leste MT. Os instrumentos utilizados foram: Um questionário para diagnóstico inicial (destinado aos pais e responsáveis pelos participantes da pesquisa); Entrevistas com os alunos após as aulas e um diário de campo. A pesquisa foi realizada no 1º semestre de 2022, com 10 encontros, aulas de natação. A análise do dos dados coletados foi baseada nas respostas do questionário, na transcrição das entrevistas e nas anotações feitas no diário de campo. Ao verificar os dados obtidos percebeu-se uma confiança dos pais na escola, no professor e nas aulas de natação. Identificamos algumas situações de traumas com relação ao meio líquido as quais nortearam nosso trabalho, mas, o que ficou bem evidente foi o fato de trabalhar toda a unidade didática com atividades lúdicas, fazendo que com os alunos se interessassem mais pelas aulas com alegria e com isso, havendo um melhor desenvolvimento e aprendizado por parte deles. Com a pesquisa surgiu a possibilidade e pretendeu-se elaborar/apresentar uma Unidade Didática voltada para o ensino da natação em escolas públicas, como conteúdo da Educação Física escolar através de atividades lúdicas. |
Resumo em lingua estrangeira: | Este trabajo tematiza la natación como una propuesta pedagógica en la educación física escolar en la escuela primaria. La natación como propuesta curricular en la escuela Educación Física sigue siendo una realidad para pocos colegios de nuestra P. Esta evidencia está más presente en las escuelas de tiempo completo, como es el caso de la escuela donde se desarrolló la investigación. A pesar de que una educación a tiempo completo se ha pensado durante mucho tiempo, el número de escuelas en este formato es pequeño en relación con el número de escuelas primarias en Brasil. Esta investigación tuvo como objetivo presentar y evaluar la enseñanza de la natación como una propuesta curricular en la escuela de Educación Física en una escuela de tiempo completo. La propuesta presentada en esta investigación es ofrecer la enseñanza de la natación a través de actividades lúdicas y pedagógicas, huyendo de las propuestas docentes tradicionales a través de gestos mecánicos y repetitivos dirigidos al deporte de los ingresos y al aprendizaje de las cuatro nataciones. Para ello, realizamos un estudio sobre los siguientes ejes: Educación a tiempo completo, Educación Primaria 1, Educación Física Escolar y Natación Escolar como propuesta pedagógica. La investigación fue de naturaleza cualitativa, del tipo investigación-acción. Los sujetos involucrados en la investigación fueron los estudiantes de 1er año de la Escuela Primaria 1 de la Escuela Municipal de Escuela Primaria a tiempo completo Maria Dallafiora Costa, municipio de Primavera do Leste MT. Los instrumentos utilizados fueron: Cuestionario para diagnóstico inicial (dirigido a padres y tutores de los participantes de la investigación); Entrevistas con los estudiantes después de las clases y un diario de campo. La investigación se realizó en el primer semestre de 2022, con 10 reuniones, clases de natación. El análisis de los datos recolectados se basó en las respuestas al cuestionario, la transcripción de las entrevistas y las notas realizadas en el diario de campo. Al verificar los datos obtenidos, se percibió una confianza de los padres en la escuela, en el profesor y en las clases de natación. Identificamos algunas situaciones traumáticas en relación al ambiente líquido que guiaba nuestro trabajo, pero lo que era evidente era el hecho de que trabajar toda la unidad didáctica con actividades lúdicas hacía que los estudiantes se interesaran más en las clases con alegría y con esto hubo un mejor desarrollo y aprendizaje de su parte. Con la investigación surgió la posibilidad y se pretendió elaborar/presentar una Unidad Didáctica enfocada en la enseñanza de la natación en las escuelas públicas, como contenido de la Educación Física escolar a través de actividades lúdicas. |
Palavra-chave: | Educação física escola Natação Natação escolar Escola de tempo integral Ludicidade |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Educación física escolar Natación Natación escolar Escuela a tiempo completo Alegría |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Faculdade de Educação Física (FEF) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional - PROEF |
Referência: | DIAS, Claudio Rodrigues. "Professor abri os olhos dentro da água e vi o fundo da piscina, ele é azul": proposta de uma unidade didática de natação em escola de tempo integral. 2023. 149 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional – PROEF) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Educação Física, Cuiabá, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6198 |
Data defesa documento: | 28-Feb-2023 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC – FEF – PROEF – Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2023_Claudio Rodrigues Dias - Prod. Educacional.pdf | 1.9 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
DISS_2023_Claudio Rodrigues Dias.pdf | 5.92 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.