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Tipo documento: Dissertação
Título: Jogos eletrônicos : possibilidades e contribuições do conteúdo nas aulas de educação física
Autor(es): Moura, Diana de Souza
Orientador(a): Grunennvaldt, Ana Carrilho Romero
Membro da Banca: Juliani, Moacir
Membro da Banca: Barbosa, Raquel Firmino Magalhães
Membro da Banca: Grunennvaldt, Ana Carrilho Romero
Membro da Banca: Kawashima, Larissa Beraldo
Resumo : O trabalho aborda a utilização de jogos eletrônicos nas aulas de Educação Física. A cultura lúdica dos jogos e das brincadeiras compõe a estrutura pedagógica da disciplina de Educação Física desde o início do século XX, entretanto, as ferramentas utilizadas em sala de aula no que compete a essa temática não acompanharam as evoluções da contemporaneidade. As formas atuais dos jogos e das brincadeiras se identificam com as circunstâncias de uma sociedade envolvida em uma cultura midiática e eletrônica. Nesse sentido, o trabalho tem como problema a seguinte questão: o desenvolvimento dos jogos eletrônicos nas aulas de Educação Física promove a participação, a motivação e a emancipação dos estudantes em suas atividades? Como objetivo geral: analisar o desenvolvimento dos jogos eletrônicos nas aulas de Educação Física e suas possibilidades de protagonismos e emancipação dos estudantes. Já os objetivos específicos são: a) conhecer formas de protagonismos e emancipação dos estudantes a partir dos jogos eletrônicos nas aulas de Educação Física; b) desvelar as possibilidades de interação dos estudantes por meio das atividades envolvendo os jogos eletrônicos nas aulas; c) identificar os desafios encontrados pela professora-pesquisadora no desenvolvimento de atividades com jogos eletrônicos nas aulas de Educação Física. A metodologia foi de cunho qualitativo, utilizando como instrumentos de coleta de dados o questionário e a observação participante. Os participantes da pesquisa foram estudantes do 6º ano do ensino fundamental de uma escola estadual do município de Santo Antônio do Leverger-MT. Eles participaram de uma intervenção pedagógica desenvolvida em três etapas: 1) aplicação do questionário inicial, realizando o diagnóstico sobre o conhecimento dos estudantes acerca dos jogos eletrônicos; 2) execução da unidade didática com o intuito de investigar as contribuições presentes no ensino dos jogos eletrônicos enquanto conteúdo nas aulas de Educação Física; 3) aplicação do questionário final, possibilitando aos estudantes relatarem a experiência durante a realização da unidade didática. O procedimento de análise de dados adotado foi a análise temática empregando a sistematização das ideias iniciais, a exploração do material e o tratamento dos resultados. Por meio da proposta desenvolvida, foi constatado que o conteúdo dos jogos eletrônicos motivou os alunos, aumentando a participação e a interação durante as aulas. Outro fator importante foi que os jogos eletrônicos se mostram uma ferramenta muito importante de autoconhecimento. Ao longo das aulas, observamos o afloramento de uma postura emancipatória por parte dos estudantes, que tomavam para si a missão de explorar os jogos propostos e auxiliar os colegas que encontravam alguma dificuldade. Concluímos, dessa forma, que os jogos eletrônicos promoveram durante as aulas de Educação Física, a participação, a motivação e a emancipação dos estudantes.
Resumo em lingua estrangeira: The work addresses the use of electronic games in Physical Education classes. The playful culture of games and games compose the pedagogical structure of the discipline of Physical Education since the beginning of the twentieth century, however, the tools used in the classroom in this theme did not follow the evolutions of contemporaneity. The current forms of games and frolics are identified with the circumstances of a society involved in a mediatic and electronic culture. In this sense, this study has the following problem: does the development of electronic games in Physical Education classes promote the participation, motivation, and emancipation of students in their activities? As a general objective: to analyze the development of electronic games in Physical Education classes and its possibilities of protagonism and emancipation of students. The specific objectives are: a) To know forms of protagonism and emancipation of students from electronic games in Physical Education classes; b) To unveil the possibilities of interaction of students through activities involving electronic games in classes; c) To identify the challenges encountered by the teacherresearcher in the development of activities with electronic games in Physical Education classes. The methodology was qualitative in nature, using as data collection tools: the questionnaire and participant observation. The research participants were 6th grade students of a state school in the city of Santo Antônio do Leverger - MT who participated in a pedagogical intervention developed in three stages: 1) application of the initial questionnaire, performing the diagnosis on the students' knowledge about electronic games; 2) execution of the didactic unit in order to investigate the contributions present in the teaching of electronic games as a content in Physical Education classes; 3) application of the final questionnaire, enabling students to report their experience during the implementation of the didactic unit. The data analysis procedure adopted was thematic analysis employing the systematization of initial ideas, exploration of the material, and treatment of the results. It was found by the developed proposal that the content of electronic games motivated the students, increasing their participation and interaction during the classes. Another important factor was that electronic games are a very important tool for self-knowledge, throughout the classes, we observed the emergence of an emancipatory attitude by the students, who took for themselves the mission to explore the proposed games and help their classmates who found some difficulty. We conclude, therefore, that the electronic games promoted, during Physical Education classes, the participation, motivation, and emancipation of the students.
Palavra-chave: Jogos eletrônicos
Educação física
Ensino fundamental
Palavra-chave em lingua estrangeira: Electronic games
Physical education
Elementary school
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Educação Física (FEF)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional - PROEF
Referência: MOURA, Diana de Souza. Jogos eletrônicos: possibilidades e contribuições do conteúdo nas aulas de educação física. 2023. 112 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional – PROEF) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Educação Física, Cuiabá, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6203
Data defesa documento: 28-Feb-2023
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – FEF – PROEF – Dissertações de mestrado

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