Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6207
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Marluci Micheli de-
dc.date.accessioned2024-10-29T17:52:28Z-
dc.date.available2023-04-24-
dc.date.available2024-10-29T17:52:28Z-
dc.date.issued2023-02-28-
dc.identifier.citationSOUSA, Marluci Micheli de. Educação e gênero: uma análise sobre a desconstrução de estereótipos no ensino de educação física no ensino fundamental. 2023. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Educação Física, Cuiabá, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/6207-
dc.description.abstractThis research aims to investigate how the practices and contents of games and games in Physical Education classes can create gender stereotypes, analyze how children occupy spaces during this class, the influences and repercussions of gender issues in the contents games, how the practices of Physical Education classes build and rebuild gender issues and how they affect the coexistence and learning of Elementary School students. The study was carried out at the Osmar Jose do Carmo Cabral Municipal School, located in the Osmar Cabral neighborhood, in the city of Cuiabá, capital of Mato Grosso, with students from 9 to 10 years of age enrolled in the 4th grade class of Elementary School. of the morning period, from a qualitative approach with the use of research instruments: script of observations of Physical Education classes, record of filming, images and audios, didactic sequences and focus group, with the researcher being a participant observer. This study has the contribution of students from the school, aged 9 to 10 years, with participation in games and games and also in discussions about gender separation in Physical Education activities. The children's participation was authorized by their guardians. These show, in most activities, behaviors that reinforce the separation by gender in games and the appropriation of conventional games as masculine or feminine, such as that ball games belong to boys and games with dolls belong to girls. They are also reflective and willing to rethink stereotypes between genders, since they still reproduce discourses that attribute characteristics of strength and superiority to the male universe and obedience and good behavior to the female universe.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2024-08-15T13:07:33Z No. of bitstreams: 2 DISS_2023_Marluci Micheli de Sousa - Prod. Educacional.pdf: 1192944 bytes, checksum: dd70d049e33ffa0380db078f8f0f9ab7 (MD5) DISS_2023_Marluci Micheli de Sousa.pdf: 1868529 bytes, checksum: 64e47c0af696fe8552aa5aca4b34c56f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2024-10-29T17:52:28Z (GMT) No. of bitstreams: 2 DISS_2023_Marluci Micheli de Sousa - Prod. Educacional.pdf: 1192944 bytes, checksum: dd70d049e33ffa0380db078f8f0f9ab7 (MD5) DISS_2023_Marluci Micheli de Sousa.pdf: 1868529 bytes, checksum: 64e47c0af696fe8552aa5aca4b34c56f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-10-29T17:52:28Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DISS_2023_Marluci Micheli de Sousa - Prod. Educacional.pdf: 1192944 bytes, checksum: dd70d049e33ffa0380db078f8f0f9ab7 (MD5) DISS_2023_Marluci Micheli de Sousa.pdf: 1868529 bytes, checksum: 64e47c0af696fe8552aa5aca4b34c56f (MD5) Previous issue date: 2023-02-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEducação e gênero : uma análise sobre a desconstrução de estereótipos no ensino de educação física no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordGêneropt_BR
dc.subject.keywordEstereótipopt_BR
dc.subject.keywordEducação físicapt_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.keywordJogospt_BR
dc.contributor.advisor1Coffani, Márcia Cristina Rodrigues da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9106003157470968pt_BR
dc.contributor.referee1Coffani, Márcia Cristina Rodrigues da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9106003157470968pt_BR
dc.contributor.referee2Silveira, Viviane Teixeira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8762646613709566pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9518157406656335pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo investigar o modo como as práticas e conteúdos de jogos e brincadeiras das aulas de Educação Física podem criar estereótipos de gênero. Analisou-se como as crianças ocupam os espaços durante essa aula, as influências e as repercussões das questões de gênero nos conteúdos de brincadeiras e jogos, como as práticas das aulas de Educação Física constroem e reconstroem questões de gênero e como repercutem na convivência e aprendizado de alunos e alunas do Ensino Fundamental. O estudo foi desenvolvido na Escola Municipal Osmar Jose do Carmo Cabral, situada no bairro Osmar Cabral, na cidade de Cuiabá, capital de Mato Grosso, com alunos e alunas de 9 a 10 anos de idade matriculados na turma do 4° ano do Ensino Fundamental do período matutino, a partir de uma abordagem qualitativa com o uso dos instrumentos de pesquisa: roteiro de observações das aulas de Educação Física, registro de filmagens, imagens e áudios, sequências didáticas e roda de conversa, sendo a pesquisadora observadora participante. Este estudo contou com a contribuição de alunos e alunas da escola, com idades de 9 a 10 anos, com participações em jogos e brincadeiras e também em discussões sobre separação de gênero nas atividades de Educação Física. Estes mostram, na maioria das atividades, comportamentos que reforçam a separação por gênero nos jogos e a apropriação de brincadeiras convencionadas como masculinas ou femininas, como a de que jogos com bola pertencem a meninos e brincadeiras com bonecas pertencem a meninas. Mostram-se, ainda, reflexivos e dispostos a repensar os estereótipos entre os gêneros, uma vez que ainda reproduzem discursos que atribuem características de força e superioridade ao universo masculino e obediência e bons comportamentos ao universo feminino.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação Física (FEF)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional - PROEFpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.subject.keyword2Genrept_BR
dc.subject.keyword2Stereotypept_BR
dc.subject.keyword2Elementary schoolpt_BR
dc.subject.keyword2Gamespt_BR
dc.contributor.referee3Moreira, Evando Carlos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4561814544149415pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – FEF – PROEF – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2023_Marluci Micheli de Sousa - Prod. Educacional.pdf1.16 MBAdobe PDFVer/Abrir
DISS_2023_Marluci Micheli de Sousa.pdf1.82 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.