Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/6209
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | As evidências históricas digitais mobilizadas pelos estudantes de história da educação básica acerca do golpe militar de 1964 a partir de fontes digitais disponíveis no YouTube |
Autor(es): | Maciel, Aline de Souza |
Orientador(a): | Rodrigues Junior, Osvaldo |
Membro da Banca: | Franco, Aléxia Pádua |
Membro da Banca: | Fronza, Marcelo |
Membro da Banca: | Rodrigues Júnior, Osvaldo |
Resumo : | Este trabalho está inserido no campo de investigação da Educação Histórica e tem como objetivo contribuir para a compreensão das relações dos estudantes com as evidências audiovisuais (FRONZA, 2021) acerca do golpe militar brasileiro de 1964. Diante do aumento do negacionismo histórico nas redes digitais durante a campanha presidencial de 2018 no Brasil e da importância crescente do uso das tecnologias digitais em decorrência da pandemia de COVID19, surge a problemática central deste estudo: como os estudantes mobilizam ideia s históricas sobre o golpe militar de 1964 a partir do uso das evidências audiovisuais, em específico, audiovisuais disponíveis na plataforma Youtube? Para isto, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: 1) analisar o desenvolvimento da internet e suas implicações na sociedade para compreender a emergência e o desenvolvimento da cultura digital; 2) discutir as pesquisas que tratam a relação do Ensino de História e as tecnologias digitais; 3) investigar as ideias históricas dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental sobre o golpe militar no YouTube. Ainda, o trabalho empírico foi desenvolvido a partir da metodologia da aula oficina, desenvolvida por Barca (2007), realizada de forma reflexiva, crítica e sistemática, levando em consideração a complexidade e a especificidade da pesquisa histórica. |
Resumo em lingua estrangeira: | This work is part of the research field of Historical Education, and aims to contribute to the understanding of students' relationships with audiovisual evidence (FRONZA, 2021), about the 1964 Brazilian military coup. Due 2018 presidential campaign in Braz il and the growing importance of the use of digital technologies as a result of the COVID19 pandemic, the central problem of this study arises: how students mobilize historical ideas about the 1964 military coup from the use of evidence audiovisuals, specifically, audiovisuals available on the Youtube platform? The following specific objectives were established: 1) to analyze the development of the internet and its implications in society to understand the emergence and development of digital culture; 2) discuss research dealing with the relationship between History Teaching and digital technologies; 3) investigate the historical ideas of 9th grade students about the military coup on YouTube. Also, the empirical work was developed based on the methodology o f the workshop class developed by Barca (2007), carried out in a reflective, critical and systematic way, taking into account the complexity and specificity of historical research. |
Palavra-chave: | Educação histórica Golpe militar de 1964 TDICs YouTube |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Historical education Military coup of 1964 TDICs YouTube |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em História |
Referência: | MACIEL, Aline de Souza . As evidências históricas digitais mobilizadas pelos estudantes de história da educação básica acerca do golpe militar de 1964 a partir de fontes digitais disponíveis no YouTube. 2023. 156 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6209 |
Data defesa documento: | 16-May-2023 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IGHD - PPGHis - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2023_Aline de Souza Maciel.pdf | 19.4 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.