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Tipo documento: Tese
Título: Quilombos na fronteira oeste mato-grossense : memória social e processos educativos não escolares nas comunidades Exu e Pita Canudo
Autor(es): Santos, Angela Maria dos
Orientador(a): Müller, Maria Lúcia Rodrigues
Coorientador: Silva, Acildo Leite da
Membro da Banca: Müller, Maria Lúcia Rodrigues
Membro da Banca: Ferreira, Márcia dos Santos
Membro da Banca: Siqueira, Elizabeth Madureira
Membro da Banca: Costa, Anna Maria Ribeiro Fernandes Moreira da
Membro da Banca: Penna Filho, Pio
Resumo : Este trabalho tem como abordagem duas comunidades quilombolas em Cáceres na fronteira oeste do estado de Mato Grosso. Especificamente, trata dos processos educativos não escolares e de registros da memória social construídos por quilombolas das comunidades Exu e Pita Canudo. Buscou-se identificar os referenciais da construção social do passado e os processos educativos não escolares que ocorrem nas relações sociais e práticas socioculturais dos descendentes quilombolas dessas comunidades. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram o registro da memória, a pesquisa documental e a observação participante. Utilizou-se de perspectivas analíticas inter e transdisciplinar, apoiando-se nos conhecimentos das ciências humanas e sociais. Nesse contexto, a memória dos mais velhos sobre o passado e os construtores socioculturais que marcam o sentimento de pertença e as práticas culturais, foram motes importantes na análise e construção de relação dos descendentes quilombolas com os territórios e os processos educativos não-escolares depreendido dessas vivências. Além dos aspectos peculiares da fragmentação e/ou desterritorialização sofridas pelas comunidades, há elementos nas trajetórias dessas populações negras marcados, principalmente, por aspectos culturais e costumes presentes em práticas de culinária e de relação com sagrado que compreendem processos educativos informais que dizem respeito a cultura e modo de vida dos descendentes quilombolas, ainda que muitos estejam fora do território de origem, como no caso de Pita Canudo.
Resumo em lingua estrangeira: This work approaches two quilombola communities in Cáceres on the western border of the state of Mato Grosso. Specifically, it deals with non-school educational processes and social memory registers built by quilombolas from the Exu and Pita Canudo communities. The aim was to identify the social construction references of the past and the non-school educational processes that occur in the social relations and socio-cultural practices of the quilombola descendants of these communities. The instruments used for data collection were memory registration, documentary research and participant observation. It used inter and transdisciplinary analytical perspectives, drawing on the knowledge of the human and social sciences. In this context, the memory of the elders about the past and the sociocultural constructors that mark the sense of belonging and the cultural practices, were important motes in the analysis and construction of relation of the quilombolas descendants with the territories and the non-scholastic educational processes understood from these experiences. In addition to the peculiar aspects of the fragmentation and / or deterritorialisation suffered by the communities, there are elements in the trajectories of these black populations, marked mainly by cultural aspects and customs present in culinary and sacred relationship practices that include informal educational processes that relate to culture and way of life of quilombola descendants, although many are outside the territory of origin, as in the case of Pita Canudo.
Palavra-chave: Quilombos
Processos educativos
Memória
Palavra-chave em lingua estrangeira: Quilombos
Educational processes
Memory
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: SANTOS, Angela Maria dos. Quilombos na fronteira oeste mato-grossense: memória social e processos educativos não escolares nas comunidades Exu e Pita Canudo. 2019. 316 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6220
Data defesa documento: 11-Feb-2019
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Teses de doutorado

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