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http://ri.ufmt.br/handle/1/6220
Tipo documento: | Tese |
Título: | Quilombos na fronteira oeste mato-grossense : memória social e processos educativos não escolares nas comunidades Exu e Pita Canudo |
Autor(es): | Santos, Angela Maria dos |
Orientador(a): | Müller, Maria Lúcia Rodrigues |
Coorientador: | Silva, Acildo Leite da |
Membro da Banca: | Müller, Maria Lúcia Rodrigues |
Membro da Banca: | Ferreira, Márcia dos Santos |
Membro da Banca: | Siqueira, Elizabeth Madureira |
Membro da Banca: | Costa, Anna Maria Ribeiro Fernandes Moreira da |
Membro da Banca: | Penna Filho, Pio |
Resumo : | Este trabalho tem como abordagem duas comunidades quilombolas em Cáceres na fronteira oeste do estado de Mato Grosso. Especificamente, trata dos processos educativos não escolares e de registros da memória social construídos por quilombolas das comunidades Exu e Pita Canudo. Buscou-se identificar os referenciais da construção social do passado e os processos educativos não escolares que ocorrem nas relações sociais e práticas socioculturais dos descendentes quilombolas dessas comunidades. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram o registro da memória, a pesquisa documental e a observação participante. Utilizou-se de perspectivas analíticas inter e transdisciplinar, apoiando-se nos conhecimentos das ciências humanas e sociais. Nesse contexto, a memória dos mais velhos sobre o passado e os construtores socioculturais que marcam o sentimento de pertença e as práticas culturais, foram motes importantes na análise e construção de relação dos descendentes quilombolas com os territórios e os processos educativos não-escolares depreendido dessas vivências. Além dos aspectos peculiares da fragmentação e/ou desterritorialização sofridas pelas comunidades, há elementos nas trajetórias dessas populações negras marcados, principalmente, por aspectos culturais e costumes presentes em práticas de culinária e de relação com sagrado que compreendem processos educativos informais que dizem respeito a cultura e modo de vida dos descendentes quilombolas, ainda que muitos estejam fora do território de origem, como no caso de Pita Canudo. |
Resumo em lingua estrangeira: | This work approaches two quilombola communities in Cáceres on the western border of the state of Mato Grosso. Specifically, it deals with non-school educational processes and social memory registers built by quilombolas from the Exu and Pita Canudo communities. The aim was to identify the social construction references of the past and the non-school educational processes that occur in the social relations and socio-cultural practices of the quilombola descendants of these communities. The instruments used for data collection were memory registration, documentary research and participant observation. It used inter and transdisciplinary analytical perspectives, drawing on the knowledge of the human and social sciences. In this context, the memory of the elders about the past and the sociocultural constructors that mark the sense of belonging and the cultural practices, were important motes in the analysis and construction of relation of the quilombolas descendants with the territories and the non-scholastic educational processes understood from these experiences. In addition to the peculiar aspects of the fragmentation and / or deterritorialisation suffered by the communities, there are elements in the trajectories of these black populations, marked mainly by cultural aspects and customs present in culinary and sacred relationship practices that include informal educational processes that relate to culture and way of life of quilombola descendants, although many are outside the territory of origin, as in the case of Pita Canudo. |
Palavra-chave: | Quilombos Processos educativos Memória |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Quilombos Educational processes Memory |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | SANTOS, Angela Maria dos. Quilombos na fronteira oeste mato-grossense: memória social e processos educativos não escolares nas comunidades Exu e Pita Canudo. 2019. 316 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6220 |
Data defesa documento: | 11-Feb-2019 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Teses de doutorado |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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