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http://ri.ufmt.br/handle/1/6222
Tipo documento: | Tese |
Título: | O diálogo entre saberes primevos, acadêmicos e escolares : potencializando a formação inicial de professores de Química na Amazônia |
Autor(es): | Eleutério, Célia Maria Serrão |
Orientador(a): | Chassot, Attico Inácio |
Membro da Banca: | Chassot, Attico Inácio |
Membro da Banca: | Santos, Adriano Márcio dos |
Membro da Banca: | Souza, Rafael Jovito |
Membro da Banca: | Kalhil, Josefina Barrera |
Membro da Banca: | Valente, Wagner Rodrigues |
Resumo : | Este estudo doutoral tem a intenção de sustentar as relações de diálogos possíveis entre três culturas: a cultura local (saberes primevos), a cultura acadêmica e escolar. Da mesma forma, fortalecer a formação inicial de professores de Química na Amazônia. Para isso foi necessário verificar as possibilidades de engajamento da vida cotidiana do caboclo da Amazônia na apropriação do saber sistematizado da Química; criar um mecanismo para trilhar os caminhos da pesquisa etnográfica, assim como, identificar o tipo de estratégia que melhor se adequaria para resgatar os saberes primevos do caboclo da Amazônia e como fazê-los saberes escolares. Ressaltamos que não seria possível estabelecer um diálogo entre essas três culturas, se deixássemos de referenciar os saberes necessários à formação docente. Portanto, optamos pelos estudos desenvolvidos por Lee Shulman (1986); por Clermont Gauthier et al (2013) e Maurice Tardiff (2014) para contribuir com a proposta de formação. Esperamos ter conseguido esse feito, pois recorremos aos argumentos centrais da dialogicidade do ato educativo de Paulo Freire (2005) como ponto de partida para as reflexões e discussões acerca destes saberes na formação inicial de professores de Química na Amazônia. Optou-se pelo princípio de Freire por enfatizar a valorização dos saberes locais e a construção de saberes pluri-epistemológico, que transcendem as fronteiras acadêmicas. Com base nos relatos e escritos de alguns teóricos como Almeida (2010), Lévi-Strauss (2008), Chassot (2008), Fraxe e Witkoski (2007), Freire (2005), Diegues et al (2000), Balick e Cox (1996) constatamos que os saberes do caboclo da Amazônia são tão relevantes quanto os saberes da academia e que precisam ser resgatados numa perspectiva de reflexão sobre um currículo multicultural que direcione o olhar para a escola amazônida, conhecer seus sujeitos, suas complexidades e seus fazeres. É necessário indagar sobre as condições concretas dessa escola, sua história, sua organização interna para que esta possa lidar pedagogicamente com a diversidade cultural existente nesse contexto. O lócus da pesquisa foi o Distrito de Mocambo do Arari onde foram realizadas três Oficinas Temáticas com colaboração de ceramistas, agricultores familiares, caboclos extratores de produtos de subsistência, professores e estudantes do Ensino Superior e Educação Básica. O estudo envolveu vinte estudantes da formação inicial, três professores do Curso de Química da Universidade do Estado do Amazonas, Campus Parintins. Os dados foram obtidos por meio de observação in loco, entrevistas não-diretivas realizadas durante as visitas de campo no período compreendido entre 2012 a 2014 onde foram contatadas aproximadamente 20 pessoas mais antigas de duas comunidades. Os resultados das Oficinas Temáticas e das experiências controladas foram organizados, analisados e se constituíram elementos imprescindíveis para que os diálogos entre a cultura local, cultura acadêmica e escolar acontecessem. As experiências anteriores e este estudo direcionam o olhar para aspectos da educação química, no contexto da educação em ciências. Existe a necessidade de estudos mais aprofundados para que possamos compreender melhor as relações entre os saberes primevos, os conhecimentos da ciência e os saberes escolares no processo de ensinoaprendizagem. |
Resumo em lingua estrangeira: | This doctoral study intends to sustain relations of possible dialogues between three cultures: the local culture (primeval knowledge), academic and school culture. Similarly, it intends to strengthen the initial formation of Chemistry teachers in the Amazon. Therefore, it was necessary to check the engagement possibilities of Amazonian caboclo everyday life in the appropriation of systematic knowledge of Chemistry; create a mechanism to track the paths of ethnographic research, as well as identify the type of strategy that would best rescue the primal knowledge of the Amazon caboclo and how to turn them into school knowledge. We stress that it would not be possible to establish a dialogue between these three cultures, if we failed to reference the knowledge necessary for teacher training. So we opted for the studies by Lee Shulman (1986); by Clermont Gauthier et al (2013) and Maurice Tardiff (2014) to contribute to the training proposal. We hope to have achieved this feat, because it appealed to the central arguments of the dialogicity of the education act of Paulo Freire (2005) as a starting point for reflections and discussions of this knowledge in the initial formation of Chemistry teachers in the Amazon. We opted for the principle of Freire for emphasizing the development of local knowledge and the construction of multi-epistemological knowledge that transcend academic boundaries. Based on the reports and writings of some theorists like Almeida (2010), Levi-Strauss (2008), Chassot (2008), and Fraxe Witkoski (2007), Freire (2005), Diegues et al (2000), Balick and Cox (1996), found the Amazonian caboclo knowledge is as relevant as academic knowledge and needs to be rescued in a reflective perspective on a multicultural curriculum that directs our eyes to the Amazonian school, to get to know their subjects, their complexities and their doings. It was necessary to inquire about the specific conditions of the school, its history, its internal organization so that it can pedagogically deal with cultural diversity in this context. The locus of the research was Mocambo do Arari District where there were three Thematic Workshops done in collaboration with potters, family farmers, extractors of subsistence products, teachers and students of higher education and basic education. The study involved twenty students of initial training, three Chemistry Professors from the Amazonas State University, Parintins Campus. Data were obtained through on-site observation, non-directive interviews during field visits from 2012 to 2014, in which approximately 20 older people from two communities were contacted. The results of the Thematic Workshops and the controlled experiments were organized, analyzed and constituted essential elements for the dialogue between the local, academic and school cultures. Previous experiences and this study direct our eyes to aspects of Chemistry education in the context of science education. There is a need for further studies so we can better understand the relationships between primeval knowledge, Science knowledge and school knowledge in the teaching-learning process. |
Palavra-chave: | Saberes acadêmicos Saberes primevos Saberes escolares Formação de professores Educação química |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Academic knowledge Primeval knowledge School knowledge Teacher training Chemistry education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM |
Referência: | ELEUTÉRIO, Célia Maria Serrão. O diálogo entre saberes primevos, acadêmicos e escolares: potencializando a formação inicial de professores de Química na Amazônia. 2015. 235 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2015. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6222 |
Data defesa documento: | 20-Feb-2015 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado |
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