Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6227
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Adivair Gabriel da-
dc.date.accessioned2024-10-31T14:03:03Z-
dc.date.available2023-05-18-
dc.date.available2024-10-31T14:03:03Z-
dc.date.issued2023-03-06-
dc.identifier.citationSILVA, Adivair Gabriel da. Gastos públicos em educação dos municípios do estado de Mato Grosso entre 2009 e 2019: uma avaliação por meio da Análise Envoltória de Dados – DEA. 2023. 102 f. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Economia, Cuiabá, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/6227-
dc.description.abstractConsidering the relevance of understanding the return on public spending in general, especially in times of scarce resources and assuming that education is one of the crucial areas for promoting sustained development and growth of the economy, the objective of this study is to analyze the efficiency of public spending applied to elementary education in the municipalities of the state of Mato Grosso, in the years 2009, 2011, 2013, 2015, 2017 and 2019, through Data Envelopment Analysis - DEA. The Variable Returns to Scale (BCC) model was used with product orientation. Among the main results obtained, it was identified the need for managers to reassess the practices used in the application of resources in the final years stage in relation to the initial years analyzed, with a view to promoting effective corrective actions regarding the allocation of public resources in education, for the adjustment disparities in the results found. Thus, corrective actions are necessary in order to offer a public, free and quality education to the population and meet the principle of efficiency enshrined in the Federal Constitutionpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2024-02-20T13:10:52Z No. of bitstreams: 1 DISS_2023_Adivair Gabriel da Silva.pdf: 1882192 bytes, checksum: 62b6d791b8754cf7e0b746ecaa93052e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2024-10-31T14:03:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2023_Adivair Gabriel da Silva.pdf: 1882192 bytes, checksum: 62b6d791b8754cf7e0b746ecaa93052e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-10-31T14:03:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2023_Adivair Gabriel da Silva.pdf: 1882192 bytes, checksum: 62b6d791b8754cf7e0b746ecaa93052e (MD5) Previous issue date: 2023-03-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleGastos públicos em educação dos municípios do estado de Mato Grosso entre 2009 e 2019 : uma avaliação por meio da Análise Envoltória de Dados – DEApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordAnálise Envoltória de Dadospt_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.keywordGastos públicospt_BR
dc.subject.keywordMato Grossopt_BR
dc.contributor.advisor1Carrara, Aniela Fagundes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2348376949393246pt_BR
dc.contributor.referee1Carrara, Aniela Fagundes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2348376949393246pt_BR
dc.contributor.referee2Figueiredo, Adriano Marcos Rodrigues-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3815837428657319pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4198648503272658pt_BR
dc.description.resumoConsiderando a relevância de entender o retorno dos gastos públicos de modo geral, principalmente em momentos de recursos escassos e partindo do princípio de que a educação é uma das áreas cruciais para a promoção de um desenvolvimento e crescimento sustentado da economia, o objetivo do presente estudo é fazer uma análise da eficiência dos gastos públicos aplicados no ensino fundamental dos municípios do estado de Mato Grosso, nos anos de 2009, 2011, 2013,2015, 2017 e 2019, por meio da Análise Envoltória de Dados - DEA. Foi utilizado o modelo de Retornos Variáveis de Escala (BCC) com orientação ao produto. Dentre os principais resultados obtidos foi identificada a necessidade de os gestores reavaliarem as práticas utilizadas na aplicação dos recursos na etapa dos anos finais em relação aos anos iniciais analisados, com vistas promover ações corretivas efetivas quanto a destinação dos recursos públicos em educação, para o ajuste das disparidades nos resultados encontrados. Assim, têm-se que ações corretivas são necessárias de modo a ofertar uma educação pública, gratuita e de qualidade à população e atender o princípio da eficiência consagrado na Constituição Federal.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Economia (FE)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Economiapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.subject.keyword2Educationpt_BR
dc.subject.keyword2Data Envelopment Analysispt_BR
dc.subject.keyword2Elementary schoolpt_BR
dc.subject.keyword2Public spendingpt_BR
dc.subject.keyword2Mato Grossopt_BR
dc.contributor.referee3Zavala Zavala, Arturo Alejandro-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0725525983034054pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – FE – PPG-ECO – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2023_Adivair Gabriel da Silva.pdf1.84 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.