Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/6239
Tipo documento: | Tese |
Título: | Olhar sem os olhos : cognição e aprendizagem em contextos de inclusão : estratégias e percalços na formação inicial de docentes de matemática |
Autor(es): | Bandeira, Salete Maria Chalub |
Orientador(a): | Ghedin, Evandro Luiz |
Membro da Banca: | Ghedin, Evandro Luiz |
Membro da Banca: | Brandão, Jorge Carvalho |
Membro da Banca: | Bezerra, Maria de Lourdes Esteves |
Membro da Banca: | Martines, Elizabeth Antonia Leonel de Moraes |
Membro da Banca: | Regiani, Anelise Maria |
Resumo : | Este trabalho relata uma pesquisa na formação inicial de docentes de matemática privilegiando a práxis para uma formação do professor crítico reflexivo, com ênfase nos processos cognitivos da aprendizagem que decorrem e emergem das neurociências aplicadas à educação, destacando os processos cognitivos básicos (atenção, percepção e memória) e o desenvolvimento das funções psicológicas superiores (a atenção ativa ou voluntária, o pensamento lógico e a reflexão). A investigação se desenvolveu na formação inicial de estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Acre (UFAC) no contexto das disciplinas Práticas de Ensino de Matemática III e IV e Informática Aplicada ao Ensino de Matemática (componentes da estrutura curricular no 3º, 4º e 5º períodos) e em quatro escolas do Ensino Médio da rede estadual de Rio Branco (AC) que se encontram em processo de inclusão de estudantes cegos em classes regulares. Articulou-se em torno do seguinte problema: como a oferta de espaços, tempos, conceitos e práxis pedagógicas, no contexto da Formação Inicial de Docentes de Matemática, pode favorecer a inclusão de estudantes cegos nas Escolas de Ensino Médio de Rio Branco-Acre? Tem por objetivo propiciar a oferta de espaços, tempos, conceitos e práxis pedagógicas mediadas pelos processos cognitivos da reflexão no contexto da Formação Inicial de Docentes possibilitando a construção de saberes que tornam possível a inclusão de estudantes cegos nas Escolas de Ensino Médio, ao invés de sua simples integração escolar. Trata-se de abordagem qualitativa da pesquisa em educação utilizando-se como referencia central às recomendações da pesquisa-ação colaborativa. O processo se iniciou em 2011 e aponta os seguintes resultados, entre outros: a) desenvolvimento profissional da formadora/ pesquisadora através da pesquisa e comunicação científica; b) construção de saberes e identidade profissional de docentes de matemática em processo de formação inicial; c) inclusão de alunos cegos em salas regulares de matemática; d) mudança de paradigma com os envolvidos passando de uma adaptação/integração de deficientes visuais para efetiva inclusão em aulas de matemática no Ensino Médio; e) construção e adaptação de recursos didáticos de forma colaborativa, para o ensino-aprendizagem de matemática; f) avaliação participativa de processos e produtos; g) no âmbito das escolas que funcionaram como campo de pesquisa, tornou-se possível o diálogo sobre a inclusão, tanto em nível escolar quanto ao nível da gestão; h) no âmbito das disciplinas de Práticas de Ensino de Matemática, a pesquisa possibilitou uma mudança de prática eminentemente teórica para uma prática inserida na realidade escolar; i) a pesquisa aponta que há a necessidade de criar uma política universitária que implique mudanças no currículo da formação para as disciplinas de inclusão constar como ofertas a partir do primeiro ano de curso e a formação de formadores para a educação na diversidade. |
Resumo em lingua estrangeira: | ABSTRACT: This work reports a study in the initial training of mathematics teachers favoring the practice
for a formation of a critical reflective teacher, with emphasis on cognitive processes of
teaching that result and emerge from the neuroscience applied to education, highlighting the
basic cognitive processes (attention, perception and memory) and the development of the
psychological superior functions (the active or volunteer attention, the logical thinking and the
reflection). The investigation was build up in the initial training of students of the
Undergraduate Course in Mathematics of the Federal University of Acre (UFAC), in the
context of the subjects Practices of Mathematics Teaching III and IV and Applied Informatics
to the Teaching of Mathematics, (components of the curriculum structure in the 3rd, 4th and
5th periods), and in four high school schools of the state of Rio Branco (AC) which are in the
inclusion process of blind students in regular classes. It was articulated around the following
problem: how can the use of physical spaces, time, concepts and pedagogical praxis, in the
context of Initial Mathematics Teacher Training favor the inclusion of blind students in the
high schools of Rio Branco-Acre? This question aims to provide the offer of physical space,
time, concepts and pedagogical praxis mediated by the cognitive processes of reflection in the
context of Initial Training of Math Teachers allowing the construction of knowledge that
makes possible the inclusion of blind students in high school schools, rather than their simply
school integration. This is a qualitative approach of research in education using as central
reference the recommendations of collaborative research-action. The process began in 2011,
and it points out the following results, among others: a) professional development of the
trainer/researcher through research and scientific communication; b) knowledge construction
and professional identity of Mathematics teachers in process of initial formation; c) inclusion
of blind students in regular mathematics classes; d) change of paradigm with the involved
ones going from an adaptation/integration of visually impaired students to an affective
inclusion in mathematics classes in High School; e) construction and adaptation of didactic
resources in a collaborative way for the teaching-learning of mathematics; f) participative
evaluation of processes and products; g) it became possible the dialogue on inclusion in the
schools which worked as a research field, both in school and management level; h) the
research made possible a change of eminently theoretical practice to an inserted practice in
the school reality in the subject Practices of Mathematics Teaching; i) the research shows that
there is a need to create a university policy that implies changes on the training curriculum for
disciplines of inclusion to appear as offerings on the first year course, and the formation of
trainers for the education in diversity. RÉSUMÉ: Ce travail montre une recherche sur la formation des enseignants de mathématiques en privilégeant la praxis pour une formation du professeur critique réfléchissant, avec amphase aux processus cognitifs de l’apprentissage qui arrivent et émergent des neurosciences appliquées à l’éducation, en détachant les processus cognitifs simples (attention, perception et mémoire) et le développement des fonctions pscologiques supérieures (l’attention active et volontaire, la pensée logique et la réflechion) . La recherche a développé à la formation débutante des étudiants du Cours de Licence en Mathématiques de l’Université fédérale de l’État d’Acre (UFAC), au contexte des disciplines Pratiques de l’Enseignement de Mathématiques III et IV et Informatique Appliquée à l’Enseignement de Mathématiques (composantes de la structure du programme au 3e , 4e et 5e périodes) et les quatre écoles du lycée de la ville de Rio Branco (AC) qui sont dans le processus d’inclusion des étudiants élèves aveugles de cours de base / régulier. On a commenté autour du problème suivant: Comment l’identification et l’utilisation des places physiques, temps, concepts et pratiques pédagogiques, au contexte de la Formation Débutante des Enseignants de mathématique peut favoriser l’inclusion des élèves aveugles aux Lycées de Rio Branco – Acre? On a comme but l’identifier et utiliser de places physiques, temps, concepts et pratiques pédagogiques intervenues par les processus cognitifs de la réflexion au contexte de la Formation Débutante des Enseignants de mathematique en possibilitant la constrution de savoirs qui deviennent possible l’inclusion des éléves aveugles aux Lycées au lieu de sa simple interaction scolaire. Il s’agit de l’approche qualitative de la recherche en éducation en utilisant comme référence centrale aux recommendation de la recherche-action . Le processus a commencé en 2011 et montre les résultats suivants parmi d’autres: a) le développement profissionnel de la formation / recherchée de la recherche et de communication scientifique ; b) la construction du savoir et de l’identité profissionnelle des enseignants de mathématique en processus de formations débutante ; c) l’inclusion des étudiants aveugles en classe de base / rérulière de mathématique ; d) le changement de paradigme avec les gens en donnant une adaptation/intregration des randicapés visuels pour l’inclusion en classes de mathématique au lycée ; e) la construction et adaptations de ressources didactique en forme collaborative, pour enseignement-apprentissage de mathématique ; f) l’évaluation participative de processus et produits; g) dans les écoles qui ont fonctionné comme champ de recherche, est devenue possible le dialogue sur l’inclusion, surtout dans le niveau de l’école comme aussi dans le niveau de la gestion ; h) dans les disciplines de Pratiques de l’Enseignement de Mathematique ; i) la recherche a possibilité un changement de pratique éminemment théorique pour une pratique mise dans la réalité scolaire et la formation de formateurs pour l’éducation de la diversité. |
Palavra-chave: | Formação inicial de matemática Deficiência visual Neurociência Prática pedagógica Inclusão |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Initial formation of mathematics Visual impairment Neuroscience Teaching practice Inclusion |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM |
Referência: | BANDEIRA, Salete Maria Chalub. Olhar sem os olhos: cognição e aprendizagem em contextos de inclusão: estratégias e percalços na formação inicial de docentes de matemática. 2015. 489 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2015. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6239 |
Data defesa documento: | 16-Nov-2015 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE_2015_Salete Maria Chalub Bandeira.pdf | 10.78 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.