Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/6245
Tipo documento: | Tese |
Título: | Cirandas-paidia : retóricas de gênero na composição da educação com infâncias |
Autor(es): | Mizusaki, Renata Aparecida Carbone |
Orientador(a): | Gomes, Cleomar Ferreira |
Membro da Banca: | Gomes, Cleomar Ferreira |
Membro da Banca: | Coffani, Márcia Cristina Rodrigues da Silva |
Membro da Banca: | Palma, Rute Cristina Domingos da |
Membro da Banca: | Barbosa, Raquel Firmino Magalhães |
Membro da Banca: | Oliveira, Sonia Cristina de |
Resumo : | Pensar uma educação construída com a participação das crianças requer um atravessamento reflexivo de pensamento e de experiências com conceitos como Crianças, Educação e Educação Infantil, Educação das Crianças. Diferentes disciplinas, como a Sociologia da Infância, a Antropologia e a Pedagogia da Infância têm investido esforços na tentativa de consolidar um novo olhar em torno desses conceitos, resgatando a criança da marginalidade histórica e política com que tem sido analisada ao longo dos tempos para trazê-la à uma dimensão propositiva e inventiva de educação. Ressignificar práticas sociais e pedagógicas ancoradas em uma visão afirmativa da criança implica, assim, na aproximação e na escuta ativa junto às crianças e, na formação conjunta, dialogada e reflexiva do processo de aprender e de ensinar. Diante disso, este estudo se insere na linha de pesquisa Culturas Escolares e Linguagens, do Programa de PósGraduação em Educação – PPGE, da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, e traz como problema de estudo a questão: “Como as crianças constroem suas experiências de identidades de gênero durante seus fazeres diários em uma instituição de Educação Infantil de Vilhena/RO? Tem por objetivo a compreensão das noções construídas pelas crianças acerca de suas experiências de identidades de gênero em contexto institucional da pré-escola, nas rotinas escolares, especialmente durante as brincadeiras, e é permeado pelos avanços epistemológicos trazidos por essas disciplinas na tentativa de ancorar questões que possam mobilizar a feitura de novas formas de conhecer a educação com as crianças. Entre essas questões, os modos pelos quais as crianças elaboram e interpretam, social e culturalmente, imagens, símbolos e noções de gênero e suas implicações relacionais, apontam como iluminuras para novas aberturas na produção de saberes sobre as identidades das crianças. De inspiração etnográfica, a pesquisa com atitude de escuta e descrição de um contexto social narrado pelas crianças, tenta traduzir os saberes de si intrincados nas vivências coletivas de meninos e meninas em consonância com a liturgia do jogo. É pela via da paidia, da intensidade inventiva que radicamos o signo da cultura e do folclore infantis para melhor compreendermos a construção das identidades das crianças. Por isso, utilizamos como meios de escuta e de aprendizagem infantil a observação participante e a entrevista individual de crianças da pré-escola (pré-II) de uma escola pública, municipal de uma região periférica de Vilhena-RO, região Norte do país. Os achados que alcançamos na jornada com as crianças apontaram que elas inventam caminhos alternativos ao percurso escolar apresentados por adultos, para afirmarem, através da máscara lúdica, a instalação de um saber que se faz no/pelo movimento, pela resistência e pela retórica cultural infantil. Construímos cinco categorias que indicam que meninos e meninas brincam em espaços além da escola e com brinquedos que designam como de meninos e meninas; se distanciam identitariamente por estabeleceram relações de gênero orientadas por uma lógica binária que os hierarquiza em relações assimétricas de poder; a brincadeira é o que une meninos e meninas em suas cirandas comunais de constituição; o imaginário organiza o universo das crianças pela criação, pela invenção de novas possibilidades de mundo e de infância; e, os agrupamentos das criança variam conforme o lugar da brincadeira, o tipo de brincadeira, além disso exigiu negociações de papéis e de brinquedos para a entrada no grupo de lúdico. |
Resumo em lingua estrangeira: | Thinking about an education built with the participation of children requires a crossing of thoughts and experiences with concepts such as Children, Education and Early Childhood Education, Children's Education. Different disciplines, such as Sociology of Childhood, Anthropology and Pedagogy of Childhood, have invested a lot of effort in trying to consolidate a new look around these concepts, rescuing the child out of the historical and political marginality with which it has been analyzed over time. Bring them to a propositional and inventive dimension of education. Resigning social and pedagogical practices anchored in an affirmative vision of the child thus implies the approach and active listening to the children and, in the joint formation, dialogued and reflective of the process of learning and teaching. Therefore, this study is part of the research line School Cultures and Languages, of the Graduate Program in Education – PPGE, from the Federal University of Mato Grosso – UFMT, and brings as a study problem the question: “How do children build their experiences of gender identities during their daily activities at an institution of Early Childhood education in Vilhena/RO”? Has aims at understanding the notions constructed by children about their experiences of gender identities in the institutional setting of the preschool, in the school routines, especially during the games, and is permeated by the epistemological advances brought by these disciplines in an attempt to anchor questions that might mobilize the creation of new ways of knowing education with children. Among these issues, the ways in which children develop and interpret, socially and culturally, images, symbols and notions of gender and their relational implications, point to illuminating new openings in the production of knowledge about children’s identities. Of ethnographic inspiration, the research with listening attitude and description of a social context narrated by the children, tries to translate the intricate knowledge of themselves in the collective experiences of boys and girls in consonance with the liturgy of the game. It is by means of paidia, the inventive intensity that we are the sign of children's culture and folklore to better understand the construction of children's identities. For this reason, we used as a means of listening and learning the participant observation and the individual interview of pre-school children (pre-II) of a public school, municipal of a peripheral region of Vilhena-RO, northern region of the country. The findings that we reached on the journey with the children pointed out that they invent alternative ways to the school journey presented by adults, to affirm, through the playful mask, the installation of a knowledge that is made in the movement, by resistance and cultural rhetoric child. We built five categories that indicate that boys and girls the play in spaces beyond the school and with toys that they designate as boys and girls; distance themselves identitiously for establishing gender relations guided by a binary logic that hierarchizes them in asymmetrical powers relations; a joke that unites boys and girls in their communal constitution cirandas; or imaginary organizes or universe of children by creation, by the invention of new possibilities of the world and childhood; and, the groupings of the children vary according to the place of play, the types of plays, in addition, it required negotiations of roles and toys to enter the play group. |
Palavra-chave: | Infâncias Educação com crianças Identidades de gênero Paidia |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Childhood Education with children Gender identity Paidia |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | MIZUSAKI, Renata Aparecida Carbone. Cirandas-paidia: retóricas de gênero na composição da educação com infâncias. 2020. 263 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6245 |
Data defesa documento: | 14-Feb-2020 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Teses de doutorado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE_2020_Renata Aparecida Carbone Mizusaki.pdf | 2 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.