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http://ri.ufmt.br/handle/1/6247
Tipo documento: | Tese |
Título: | O PIBID como espaço de pesquisa no processo de formação de professores de química |
Autor(es): | Costa, Kátia Maria Guimarães |
Orientador(a): | Mól, Gerson de Souza |
Membro da Banca: | Mól, Gerson de Souza |
Membro da Banca: | Martines, Elizabeth Antonia Leonel de Moraes |
Membro da Banca: | Araújo, Cleusa Suzana Oliveira de |
Membro da Banca: | Leal, Davi Avelino |
Membro da Banca: | Azevedo, Rosa Oliveira Marins |
Resumo : | Este estudo teve como objetivo principal compreender em que aspectos o desenvolvimento de um PIBID com pesquisa pode contribuir na formação inicial de professores de química. Foi realizado com estudantes em formação inicial do curso de licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM, participantes do Projeto Uirapuru, que representa no IFAM, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Para o desenvolvimento do estudo, assumiu-se a pesquisa-ação como estratégia metodológica de pesquisa. Na primeira fase, dois movimentos foram necessários, iniciando pelas reuniões pré-diagnósticas que ocorreram no IFAM e objetivaram uma aproximação com os licenciandos e a apresentação da proposta, explicitando que percorreriam um caminho do fazer pesquisa, pesquisar seu fazer docente. O segundo movimento foi a inserção dos estudantes nas três escolas parceiras, efetivando a fase diagnóstica e a criação das equipes investigativas formadas pelos estudantes em formação inicial, a professora da escola e a pesquisadora. Na fase seguinte, partindo da problemática identificada na fase diagnóstica foram elaborados seus projetos de pesquisa e de intervenção/investigação, que na sequência foram implementados e avaliados, tendo no processo reflexivo, ação-reflexãoescrita, o elemento central para a construção e produção de conhecimento. O conjunto de dados que foram construídos ao longo dessa caminhada, por meio de gravações em áudio e vídeo, anotações de campo, diários reflexivos e relatórios de pesquisa, constituíram-se no corpus da pesquisa e foram tratados pela Análise Textual Discursiva (ATD). A análise revelou que vivenciando a realidade do cotidiano da escola, as licenciandas foram envolvidas em um processo de construção de um percurso intencionalmente planejado e reflexivo, no qual investigaram suas práticas e construíram conhecimentos próprios da docência que possibilitou: mudanças em suas práticas efetivas em sala de aula; definição de suas características identitárias; e ainda, o entendimento de que a construção e a produção de conhecimento são potencializadas dentro de um processo coletivo, por meio de um movimento de ação-reflexão-escrita. Tais aspectos mostram que o PIBID com pesquisa contribuiu no desenvolvimento profissional e autônomo das licenciandas participantes, futuras professoras de química. |
Resumo em lingua estrangeira: | This study aimed to understand in which aspects the development of a PIBID with research can contribute to the initial training of chemistry teachers. It was realized with students in initial formation of degree of Chemistry of the Federal Institute of Education, Science and Technology of the Amazonas - IFAM, participants of Project Uirapuru, that represents in IFAM, the Institutional Program of Initiations to Teaching – PIBID. For the development of the study, research-action was assumed as a methodological research strategy. In the first phase, two movements were necessary, beginning with the pre-diagnostic meetings that took place at the IFAM and aimed at an approximation with the graduates and the presentation of the proposal, explaining that they would walk a path of doing research, researching their teaching. The second movement was the insertion of the students in the three partner schools, effecting the diagnostic phase and the creation of the investigative teams formed by the students in initial formation, the school teacher and the researcher. In the next phase, starting from the problematic identified in the diagnostic phase, its research and intervention/research projects were elaborated, which in the sequence were implemented and evaluated, having in the reflexive process, action-reflection-writing, the central element for the construction and production of knowledge. The set of data that were constructed during this walk, through audio and video recordings, field notes, reflexive diaries and research reports, were constituted in the corpus of the research and were treated by the Discursive Textual Analysis (ATD). The analysis revealed that experiencing the daily reality of the school were involved in a process developed from the construction of an intentionally planned and reflective course, in which they investigated their practices and built their own knowledge of teaching that made possible changes in their effective practices in the classroom. class; also made it possible to define identity characteristics for the graduates; and yet, the construction and production of knowledge are potentialized within a collective process, through an action-reflection-writing movement. These aspects show that the PIBID with research contributed to the professional and autonomous development of the participating graduates, future teachers of chemistry. |
Palavra-chave: | Formação de professores de química PIBID com pesquisa Pesquisa-ação |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Training to chemistry teacher PIBID with research Research-action |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM |
Referência: | COSTA, Kátia Maria Guimarães. O PIBID como espaço de pesquisa no processo de formação de professores de química. 2017. 168 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2017. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6247 |
Data defesa documento: | 30-Jun-2017 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado |
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