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Tipo documento: Dissertação
Título: Sofrimentos psíquicos entre professoras da rede estadual de ensino da região metropolitana do Vale do Rio Cuiabá
Autor(es): Fonseca, Renata da Silva
Orientador(a): Corbanezi, Elton Rogério
Membro da Banca: Corbanezi, Elton Rogério
Membro da Banca: Bitencourt, Silvana Maria
Membro da Banca: Nicolau, Karine Wlasenko
Resumo : Este trabalho tomou por objeto de estudo o afastamento das docentes da rede estadual, que atuam na Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá (RMVRC), para tratamento de transtornos depressivos. Coloca-se como objetivo desta pesquisa: Pesquisar as condições de trabalho e o adoecimento entre as docentes no Estado, tendo como enfoque os afastamentos do trabalho para tratamento de transtornos depressivos entre professores da rede estadual de ensino em Mato Grosso. Levantou-se como premissas: a existência de um aumento no número de professoras afastadas por causa dos transtornos depressivos em Mato Grosso, seguindo o observado pelos estudos no Brasil; e que a intensificação e sobrecarga de trabalho entre as docentes, vinculada à cobrança por desempenho e resultado, seriam algumas das causas contributivas para o adoecimento destas trabalhadoras. Para alcançar o objetivo, foram realizados: levantamento bibliográfico dos estudos produzidos sobre a condição de trabalho e adoecimento docente, além do levantamento de dados oficiais, após autorização concedida pela Secretaria de Estado e Educação, sobre o número de licenças médicas concedidas por ela no período delimitado pela pesquisa e análise dos mesmos; e após solicitação e concessão de liberação por parte do Comitê de Ética em Pesquisa foram realizadas entrevistas semiestruturadas com uma amostra de professoras com o intuito de compreender o sentimento das mesmas em relação à realização de seu trabalho. Com as ações supracitadas, observou-se que as transformações decorrentes do período pandêmico, como a imposição do isolamento, a perda de parentes e pessoas próximas e o medo de ser infectado, agravaram ainda mais o sofrimento psíquico já vivenciado pelas docentes.
Resumo em lingua estrangeira: This work took as its object of study the removal of teachers from the state network, who work in the Metropolitan Region of Vale do Rio Cuiabá (RMVRC), for the treatment of depressive disorders. The objective of this research is: To investigate working conditions and illness among teachers in the State, focusing on absences from work for the treatment of depressive disorders among teachers in the state education network in Mato Grosso. The following assumptions were raised: the existence of an increase in the number of teachers on leave due to depressive disorders in Mato Grosso, following what was observed by studies in Brazil; and that the intensification and overload of work among the teachers, linked to the demand for performance and result, would be some of the contributory causes for the illness of these workers. To achieve the objective, the following were carried out: a bibliographical survey of the studies produced on the working condition and illness of teachers, in addition to the survey of official data, after authorization granted by the Secretary of State and Education, on the number of medical licenses granted by it in the period delimited by their research and analysis; and after requesting and granting approval by the Research Ethics Committee, semi-structured interviews were carried out with a sample of teachers in order to understand their feelings in relation to carrying out their work. With the aforementioned actions, it was observed that the transformations resulting from the pandemic period, such as the imposition of isolation, the loss of relatives and close people and the fear of being infected, further aggravated the psychic suffering already experienced by the teachers.
Palavra-chave: Docência
Condições de trabalho
Sofrimento psíquico
Pandemia de covid-19
Palavra-chave em lingua estrangeira: Teaching and working conditions
Psychic suffering
Covid-19 pandemic
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Sociologia
Referência: FONSECA, Renata da Silva. Sofrimentos psíquicos entre professoras da rede estadual de ensino da região metropolitana do Vale do Rio Cuiabá. 2022. 94 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6254
Data defesa documento: 15-Dec-2022
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – ICHS – PPGS – Dissertações de mestrado

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