Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/6261
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Segurança alimentar e nutricional na assistência estudantil universitária : contribuições e limites |
Autor(es): | Martins, Cristiane Arielly Crispim |
Orientador(a): | Silva, Marluce Aparecida Souza e |
Membro da Banca: | Silva, Marluce Aparecida Souza e |
Membro da Banca: | Nogueira, Patrícia Simone |
Membro da Banca: | Silva, Ruteléia Cândida de Souza |
Resumo : | A pesquisa que redundou nesta dissertação teve como objeto a assistência estudantil voltada à alimentação na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) na perspectiva da garantia de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) aos estudantes dos cursos de graduação presencial dos campi de Cuiabá e Várzea Grande, durante o período de 2019 a 2022. Com a aplicação de questionário estruturado, a pesquisa verificou como se deu a alimentação desses estudantes socioeconomicamente vulneráveis durante nesse período, registrou sua percepção quanto ao seu estado de saúde física e mental e mediu a Segurança Alimentar (AS) ou Insegurança Alimentar (IA) por meio da Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (EBIA). Paralelamente, a pesquisa investigou como se deu a aplicação dos recursos financeiros previstos para o programa de assistência à alimentação nesse período. Fazendo uso do método de análise do materialismo histórico-dialético, buscou apreender como as categorias teóricas política social (Behring e Boschetti, 2011), assistência estudantil (Moreira, Bavaresco e Silva, 2021) e segurança alimentar e nutricional (Leão et al., 2013) estão imbricadas na formação da totalidade em torno do objeto. Verificou que a impensável situação de pandemia e a consequente suspensão das atividades presenciais nos campi trouxeram à tona fragilidades na Assistência Estudantil (AE) sujeitando seus beneficiários à vários níveis de IA, atravessada por elementos socioeconômicos, de gênero e de raça. Verificou ainda que o orçamento destinado à AE nas Instituições Federal de Ensino Superior (IFES) está em descompasso com seus objetivos constitutivos, refletindo a contradição que gera o embate entre as políticas para redução das desigualdades sociais e o modelo econômico capitalista. Por fim, reflete a SAN não apenas pela perspectiva do resultado prático e imediato da comida no prato, mas para modelos de gestão que visem tanto a distribuição de renda, quanto a criação de um legado para seus usuários e para a comunidade. Assim, sugere que qualquer ação tomada em favor da SAN na AE universitária deve estar assentada do enfrentamento à estrutura econômica-política-social geradora da desigualdade, da pobreza e da fome. |
Resumo em lingua estrangeira: | The research that resulted in this dissertation had as its object the student assistance focused on food at UFMT in the perspective of guaranteeing Food and Nutritional Security to students of undergraduate courses on campuses of Cuiabá and Várzea Grande, in the years 2019 to 2022. Through the application of a structured questionnaire, it verified how these students were fed during this period, recorded their perception of their physical and mental health status and measured food security (SA) or food insecurity (IA) through the brazilian scale of food insecurity (EBIA). At the same time, it investigated the application of the financial resources foreseen for the food assistance program in that period. Making use of the method of analysis of historicaldialectical materialism, it sought to apprehend how the theoretical categories social policy (Behring and Boschetti, 2011), student assistance (Moreira, Bavaresco and Silva, 2021) and food and nutrition security (Leão et al., 2013) are intertwined in the formation of the totality around the object. It verified that the unthinkable pandemic situation brought to light weaknesses in the student assistance (AE), subjecting its beneficiaries to various levels of food insecurity (IA), crossed by socioeconomic, gender and race elements. It also found that the budget allocated to student assistance (AE) in federal institutions of higher education (IFES) is out of step with its constitutive objectives, reflecting the contradiction generated by the clash between policies to reduce social inequalities and the capitalist economic model. Finally, it reflects the Food and Nutritional Security (SAN) not only from the perspective of the practical and immediate result of the food on the plate, but for management models that aim at both income distribution and the creation of a legacy for its users and the community. Thus, it suggests that any action taken in favor of Food and Nutritional Security (SAN) in the student assistance (AE) must be based on confronting the economic-political-social structure that generates inequality, poverty and hunger. |
Palavra-chave: | Política social Assistência estudantil Segurança alimentar e nutricional |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Social policy Student assistance Food and nutrition security |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Política Social |
Referência: | MARTINS, Cristiane Arielly Crispim. Segurança alimentar e nutricional na assistência estudantil universitária: contribuições e limites. 2023. 179 f. Dissertação (Mestrado em Política Social) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6261 |
Data defesa documento: | 10-May-2023 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC – ICHS – PPGPS – Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2023_Cristiane Arielly Crispim Martins.pdf | 2.06 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.