Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6263
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGuimarães, Júnior César Gomes-
dc.date.accessioned2024-11-06T14:54:35Z-
dc.date.available2023-08-23-
dc.date.available2024-11-06T14:54:35Z-
dc.date.issued2021-12-08-
dc.identifier.citationGUIMARÃES, Júnior César Gomes. Estágio supervisionado em serviço social: em cena a formação presencial em Mato Grosso. 2021. 92 f. Dissertação (Mestrado em Política Social) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/6263-
dc.description.abstractThe present work reflects on the supervised internship in Social Work as an essential component for professional training, not as a mere fulfillment of credits, but recognizing its importance as an element that allows the intern to experience the professional routine as a locus of learning. Its main objective is to analyze the articulation and operationalization of the ABEPSS National Internship Policy in Social Work courses at the UFAS of Cuiabá and Várzea Grande. Therefore, regarding the methodological approach, we chose to use the qualitative approach. We seek subsidies in bibliographic and documentary sources. Initially, to theoretically support the present study, a literature review was carried out through articles and fundamental books for the debate about professional training in Social Work, from the genesis to contemporaneity, and about the supervised internship in Social Work. The second step was the documental research, through Law 8662 of 1993 of regulation of the profession, Code of Ethics of the Social Worker of 1993, Curriculum Guidelines of ABEPSS of 1996, Resolution of CFESS N 533 of 2008, National Policy of Internship of ABEPSS, and the Pedagogical Projects of the Social Service courses of the IES, UFMT, UNIC and UNIVAG, in the State of Mato Grosso. The results found in the Pedagogical Projects show the importance of the ABEPSS Curricular Guidelines to conduct professional training, however, a certain gap was identified between what is contained in the pedagogical projects of the courses and what is recommended in the ABEPSS PNE.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Auxiliadora Moura (auxiliadora.moura@ufmt.br) on 2024-02-29T22:10:22Z No. of bitstreams: 1 DISS_2021_Júnior César Gomes Guimarães.pdf: 791476 bytes, checksum: 8efd4777edb2d408f6769d1d2aa91890 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2024-11-06T14:54:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2021_Júnior César Gomes Guimarães.pdf: 791476 bytes, checksum: 8efd4777edb2d408f6769d1d2aa91890 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-11-06T14:54:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2021_Júnior César Gomes Guimarães.pdf: 791476 bytes, checksum: 8efd4777edb2d408f6769d1d2aa91890 (MD5) Previous issue date: 2021-12-08en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEstágio supervisionado em serviço social : em cena a formação presencial em Mato Grossopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordServiço socialpt_BR
dc.subject.keywordFormação profissionalpt_BR
dc.subject.keywordEstágio supervisionado em serviço socialpt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Tania Maria Santana dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1943636360314353pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Tania Maria Santana dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1943636360314353pt_BR
dc.contributor.referee2Rafael, Josiley Carrijo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9927054518046822pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8059218778061129pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho realiza reflexões acerca do Estágio Supervisionado em Serviço Social como um componente imprescindível para a formação profissional, não como um mero cumprimento de créditos, mas reconhecendo a sua importância, enquanto elemento que possibilita ao/a estagiário/a vivenciar o cotidiano profissional como um lócus de aprendizagem. O estudo tem como objetivo central analisar a articulação e operacionalização da Política Nacional de Estágio da ABEPSS nos cursos de Serviço Social nas Universidades de Cuiabá e Várzea Grande. Por isso, no que tange ao percurso metodológico, optou-se por utilizar a abordagem qualitativa. Foram buscados subsídios nas fontes bibliográficas e documentais. Inicialmente, para fundamentar teoricamente o presente estudo foi realizada a revisão de literatura por meio de artigos e livros fundamentais para o debate acerca da formação profissional em Serviço Social, da gênese à contemporaneidade, e sobre o Estágio Supervisionado em Serviço Social. O segundo passo foi a pesquisa documental, aplicando-se a Lei nº 8662 de 1993 de regulamentação da profissão, Código de Ética do Assistente Social de 1993, Diretrizes Curriculares da ABEPSS de 1996, Resolução do CFESS nº 533 de 2008, Política Nacional de Estágio da ABEPSS, e os Projetos Pedagógicos dos cursos de Serviço Social das IES, UFMT, UNIC e UNIVAG, do Estado de Mato Grosso. Os resultados encontrados, nos Projetos Pedagógicos, apresentam a importância das Diretrizes Curriculares da ABEPSS para conduzir a formação profissional, porém foi identificado certo distanciamento entre o que consta nos projetos pedagógicos dos cursos e o que é preconizado na PNE da ABEPSS.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Política Socialpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpt_BR
dc.subject.keyword2Social workpt_BR
dc.subject.keyword2Professional qualificationpt_BR
dc.subject.keyword2Supervised internship in social workpt_BR
dc.contributor.referee3Azevedo, Eva Emilia Freire do Nascimento-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7019234496158809pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – ICHS – PPGPS – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2021_Júnior César Gomes Guimarães.pdf772.93 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.