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Tipo documento: Dissertação
Título: Diagnóstico ambiental de uma microbacia urbana como instrumento de educação ambiental
Autor(es): Freitas, Noelma Cristina Santos
Orientador(a): Figueiredo, Daniela Maimoni de
Membro da Banca: Figueiredo, Daniela Maimoni de
Membro da Banca: Pedrotti, Débora Eriléia
Membro da Banca: Galina, Caroline Mari de Oliveira
Resumo : Impactos ambientais resultantes do desmatamento, falhas no planejamento e no saneamento, construções irregulares e excesso de impermeabilização são recorrentes em muitas cidades no mundo e no Brasil, em particular, a exemplo da área metropolitana de Cuiabá. Em busca de soluções conjuntas para esses problemas ambientais e sociais, a partir de 1970 iniciaram-se os diálogos entre os países em busca de opções para resolver as adversidades. Considerando esta problemática, vislumbra-se na Educação Ambiental (EA) um importante caminho para buscar soluções para essas questões ambientais. Neste sentido, o presente estudo objetivou propiciar aos alunos do 9º ano do ensino fundamental, da Escola Estadual Porfiria Paula de Campos em Várzea Grande (MT), localizado nessa área metropolitana, um conhecimento integrado dos aspectos sociais e ambientais de uma microbacia urbana, possibilitando uma reflexão sobre as causas e consequências dos problemas, que fazem parte da realidade dos alunos e, apontando alternativas de solução. Esse estudo foi desenvolvido com o método VERAH (Vegetação – V, Erosão – E, Resíduos – R, Água – A e Habitação – H), de pesquisa-ação e interdisciplinar, que é uma ferramenta para a realização de um diagnóstico ambiental, no caso realizado microbacia do córrego Água Limpa, contribuinte do rio Cuiabá e situado na área urbana de Várzea Grande. Foram realizadas vivências de campo na microbacia, em maio e setembro/22. O trabalho foi desenvolvido em duas etapas: Etapa 1: Aplicação de um questionário, preparação para as atividades em campo e aulas teóricas; Etapa 2: Vivência em campo: levantamento dos cinco temas do VERAH na microbacia. Os resultados alcançados indicam que o método adotado permitiu a investigação do grau de degradação do córrego, suas causas e consequências e, serviu como caminho para educação ambiental, permitindo a vinculação com os conteúdos escolares e com a realidade dos alunos.
Resumo em lingua estrangeira: Environmental impacts resulting from deforestation, flaws in planning and sanitation, irregular constructions and excessive waterproofing are recurrent in many cities in the world and in Brazil, in particular, as in the metropolitan area of Cuiabá. In search of joint solutions to these environmental and social problems, from 1970 onwards, dialogues between countries began in search of options to solve adversities. Considering this issue, Environmental Education (EE) is seen as an important way to seek solutions to these environmental issues. In this sense, the present study aimed to provide students in the 9th year of elementary school, at the State School Porfiria Paula de Campos in Várzea Grande (MT), located in this metropolitan area, an integrated knowledge of the social and environmental aspects of an urban watershed, enabling a reflection on the causes and consequences of the problems, which are part of the students' reality, and pointing out alternative solutions. This study was developed with the VERAH method (Vegetation – V, Erosion – E, Waste – R, Water – A and Housing – H), of actionresearch and interdisciplinary, which is a tool for carrying out an environmental diagnosis, in the case carried out in the watershed of the Água Limpa stream, a contributor to the Cuiabá river and located in the urban area of Várzea Grande. Field experiences were carried out in the microbasin, in May and September/22. The work was developed in two stages: Stage 1: Application of a questionnaire, preparation for field activities and theoretical classes; Step 2: Experience in the field: survey of the five themes of VERAH in the microbasin. The results achieved indicate that the method adopted allowed the investigation of the degree of degradation of the stream, its causes and consequences, and served as a path for environmental education, allowing the link with the school contents and with the reality of the students.
Palavra-chave: Educação ambiental
Qualidade da água
Poluição urbana
Resíduos sólidos
Ensino fundamental
Palavra-chave em lingua estrangeira: Environmental education
Water quality
Urban pollution
Solid waste
Elementary school
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA::RECURSOS HIDRICOS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia (FAET)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos
Referência: FREITAS, Noelma Cristina Santos. Diagnóstico ambiental de uma microbacia urbana como instrumento de educação ambiental. 2023. 94 f. Dissertação (Mestrado em Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia, Cuiabá, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6288
Data defesa documento: 27-Mar-2023
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - FAET - PPGRH - Dissertações de mestrado

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