Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6299
Tipo documento: Dissertação
Título: Diversidade vegetal em quintais : percepção de estudantes e possibilidades para contextualizar conteúdos botânicos
Autor(es): Alcantara, Kelly Costa de
Orientador(a): Arruda, Rafael Soares de
Membro da Banca: Añez, Rogério Benedito da Silva
Membro da Banca: Arruda, Rafael Soares de
Membro da Banca: Forzza, Rafaela Campostrini
Membro da Banca: Silva, Larissa Cavalheiro da
Membro da Banca: Mansilla, Débora Eriléia Pedrotti
Resumo : Investigar a percepção e o conhecimento de estudantes sobre a diversidade vegetal em seu cotidiano pode ser um norteador para novas ações pedagógicas que promovam uma abordagem contextualizada no processo de ensino e aprendizagem. A experiência dos estudantes com as plantas dos quintais, quando presentes nas casas, pode ser um ponto de partida para o ensino de Botânica. Este trabalho teve como objetivos: compreender a percepção de estudantes em relação às plantas presentes em seus quintais; realizar o levantamento das espécies vegetais encontradas nas moradias dos estudantes, seus usos e importância e; ainda propor a contextualização dos conteúdos nas aulas de Ciências. A pesquisa envolveu 22 alunos de uma escola pública na área urbana do município de Rondonópolis-MT. Utilizaram-se como instrumentos de coleta de dados: questionários, desenhos e registros fotográficos. Todos os discentes afirmaram ter quintal em casa e a maioria cultiva plantas. A análise conjunta desses instrumentos revelou que os alunos representaram parcialmente a composição florística existente nos quintais e de forma compatível com a realidade. Entretanto, apenas 29% das plantas de um total de 80 etnoespécies foram identificadas por seus nomes nos desenhos. A maioria delas, são exóticas em relação ao Brasil. As etnocategorias de uso declaradas foram: 37% alimentar, 34,5% ornamental e 28,5% medicinal. Os resultados evidenciam a importância de práticas pedagógicas em ensino de Botânica e educação ambiental que estimulem a ampliação da percepção dos estudantes, levando ao maior conhecimento das espécies presentes no seu dia a dia. Diante da riqueza florística encontrada nos quintais pesquisados, pode-se concluir também que, estestornam-se locais importantes para o aprendizado dos alunos. E desse modo, a contextualização dos conteúdos sobre plantas pode colaborar para a realização de aulas de Ciências mais proveitosas e prazerosas.
Resumo em lingua estrangeira: Investigating students' perception and knowledge about plant diversity in their daily lives can be a guide for new pedagogical actions that promote a contextualized approach in the teaching and learning process. Students' experience with backyard plants, when present in homes, can be a starting point for teaching botany. This work had the following objectives: to understand the perception of students in relation to the plants present in their backyards; carry out a survey of plant species found in students' homes, their uses and importance and; also propose the contextualization of contents in Science classes. The research involved 22 students from a public school in the urban area of the municipality of Rondonópolis-MT. The following were used as data collection instruments: questionnaires, drawings and photographic records. All students stated that they had a backyard at home and most grow plants. The joint analysis of these instruments revealed that the students partially represented the existing floristic composition in the backyards and in a way that was compatible with reality. However, only 29% of the plants of a total of 80 ethnospecies were identified by their names in the drawings. Most of them are exotic in relation to Brazil. The declared use ethnocategories were: 37% food, 34.5% ornamental and 28.5% medicinal. The results show the importance of pedagogical practices in teaching botany and environmental education that encourage the expansion of students' perception, leading to greater knowledge of the species present in their daily lives. Given the floristic richness found in the surveyed backyards, it can also be concluded that these become important places for students to learn. And in this way, the contextualization of contents about plants can contribute to the realization of more profitable and pleasant Science classes.
Palavra-chave: Percepção ambiental
Ensino de botânica
Etnobotânica
Plantas
Palavra-chave em lingua estrangeira: Environmental perception
Botany teaching
Ethnobotany
Plants
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Biociências (IB)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal
Referência: ALCANTARA, Kelly Costa de. Diversidade vegetal em quintais: percepção de estudantes e possibilidades para contextualizar conteúdos botânicos. 2023. 91 f. Dissertação (Mestrado em Biologia Vegetal) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Biociências, Cuiabá, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6299
Data defesa documento: 26-May-2023
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – IB – PPGBV – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2023_Kelly Costa de Alcantara.pdf3.98 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.