Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6301
Tipo documento: Dissertação
Título: Emergências climáticas e educação matemática : habitando brechas das salas de aula de matemática
Autor(es): Dornelles, Deise Cristina Noronha
Orientador(a): Santos, João Ricardo Viola dos
Membro da Banca: Santos, João Ricardo Viola dos
Membro da Banca: Barbosa, Edson Pereira
Membro da Banca: Felipe, Rafaella Teles Arantes
Resumo : O objetivo principal de nossa pesquisa é investigar um processo de implementação de atividades relacionadas às emergências climáticas com alunos da Educação Básica. A principal referência teórico-metodológica é o Modelo dos Campos Semânticos, proposto por Romulo Campos Lins (1999, 2012). A partir de uma implementação de atividades em uma sala de aula da Educação Básica, realizamos leituras plausíveis de discussões, problematizações e produções de alunos em temas, situações e atividades que explicitam cenários das emergências climáticas. Nossos procedimentos de produção de dados foram um caderno de campo, nossas leituras de atividades e apresentações realizadas pelos alunos, bem como fotos, histórias e discussões partilhadas em sala de aula. Essas atividades foram implementadas em uma sala de aula de matemática do segundo ano do Ensino Médio da rede estadual de Mato Grosso. Nosso produto educacional se constitui como um documentário, produzido a partir desse processo de implementação das atividades, bem como de nossos diálogos, aprendizagens, (des)aprendizagens com os alunos. Trata-se de um material com a intenção de convidar professores de matemática a se atentarem para importância e necessidade desta emergência em nossa contemporaneidade. Umas das principais considerações deste trabalho é na direção de uma discussão com os alunos que ultrapassa os conteúdos e os muros das escolas, ainda muito centrada na narrativa de uma escola como um lugar de ensino e uma aprendizagem de conteúdos matemáticos. Uma potência desta investigação é “colocar na mesa” uma problemática que atravessa nossas vidas e nossa possibilidade de existência: as emergências climáticas. Outra consideração é em relação a uma professora de matemática, que se movimenta em uma tentativa de escapar da narrativa da melhoria de aprendizagens de conteúdos dos alunos na Educação Básica, em um processo de habitar brechas de uma sala de aula, em atividades que se relacionam com cenários que envolvem emergências climáticas.
Resumo em lingua estrangeira: This work has as main goal to give a deep look into the process of implementing activities related to climate emergencies with Basic Education students. The main theoreticalmethodological reference is the Semantic Fields Model, proposed by Romulo Campos Lins (1999, 2012). Based on the implementation of activities in a Basic Education classroom, we carried out plausible readings of discussions, problematizations and student productions on themes, situations and activities that explain climate emergency scenarios. Our devises in data production were a field notebook, our readings of activities and presentations carried out by students, as well as photos, stories and discussions shared in the classroom. These activities were implemented in a mathematics classroom in the second year of high school in the state network of Mato Grosso. Our educational product is constituted as a documentary, produced from this process of implementing activities, as well as our dialogues, learning, (un)learning with students. This is material with the intention of inviting mathematics teachers to give a real attention to the importance and need of this emergency in our present times. One of the main considerations of this work is towards a discussion with students that goes beyond the contents and the building of schools, because it is still very much centered on the narrative of a school as a place for teaching and learning mathematical content. One point of this investigation is to “put on the table” a problem that crosses our lives and our possibility of existence: the climate emergencies. Another point is in relation to a mathematics teacher, who moves in an attempt to escape the narrative of improving students' content learning in Basic Education, in a process to fill gaps in a classroom, in activities that are related with scenarios involving climate emergencies.
Palavra-chave: Emergências climáticas
Modelo dos campos semânticos
Sala de aula de matemática
Antropoceno
Palavra-chave em lingua estrangeira: Climate emergencies
Semantic fields model
Mathematics classroom
Anthropocene
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUS - Sinop
Departamento: Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinop
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática - PPGECM
Referência: DORNELLES, Deise Cristina Noronha. Emergências climáticas e educação matemática: habitando brechas das salas de aula de matemática. 2023. 108 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6301
Data defesa documento: 11-Dez-2023
Aparece na(s) coleção(ções):CUS - ICNHS - PPGECM - Dissertações de mestrado

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