Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6303
Tipo documento: Dissertação
Título: Os Guató de Barão de Melgaço e o programa de transferência de renda para indígenas
Autor(es): Oliveira, Jane Regina de
Orientador(a): Novais, Liliane Capilé Charbel
Membro da Banca: Novais, Liliane Capilé Charbel
Membro da Banca: Santos, Tania Maria Santana dos
Membro da Banca: Velasco, Erivã Garcia
Resumo : A presente dissertação resgata um pouco da história de um povo, o Guató, que foi extinto de toda e qualquer tipo de política pública por mais de 40 anos. O seu retorno na sociedade iniciou em 1994, com as demarcações das Terra Indígena GuatóAldeia Uberaba em Mato Grosso do Sul e em Mato Grosso se iniciou em 2000 com as demarcações da Terra Indígena Baía dos Guató – Aldeia Aterradinho do Bananal, Aldeia São Benedito e Aldeia Coqueiro. E analisa a inserção do povo Guató, em específico da Aldeia Coqueiro aos Programas de Transferência de Renda a partir de 2011 a 2022 (ano) com o objetivo de identificar as dificuldades de inserção e permanência a partir das condicionantes inerentes aos povos indígenas e sua interface com a Política Nacional de Assistência Social implementada pelo Sistema Único de Assistência Social em todo território brasileiro na luta pela cidadania indígena. Avalia também o Programa de Transferência de Renda para Indígenas, o programa Bolsa Família, o Programa Auxílio Brasil e Benefício de Prestação Continuada e as modificações étnicas-culturais que os programas de transferência de renda vêm trazendo aos indígenas e em especial aos Guató.
Resumo em lingua estrangeira: La presente disertación recupera un poco de la historia de un pueblo, el Guató, extinto de todo tipo de política pública desde hace más de 40 años. Su regreso a la sociedad comenzó en 1994, con la demarcación de la Tierra Indígena Guató- Aldeia Uberaba en Mato Grosso do Sul y en Mato Grosso comenzó en 2000 con la demarcación de la Tierra Indígena Baía dos Guató – Aldeia Aterradinho do Bananal, Aldeia São Benedito y Aldeia Coqueiro. Y analiza la inclusión del pueblo Guató, específicamente Aldeia Coqueiro, en los Programas de Transferencia de Renta de 2011 a 2022 (año) con el fin de identificar las dificultades de inserción y permanencia a partir de las condiciones inherentes a los pueblos indígenas y su interfaz con el Estado Nacional. Política de Asistencia Social implementada por el Sistema Único de Asistencia Social en todo Brasil en la lucha por la ciudadanía indígena. También evalúa el Programa de Transferencia de Renta para Pueblos Indígenas, el Programa Bolsa Família, el Programa Auxílio Brasil y el Programa de Prestación de Prestación Continua, y los cambios étnico-culturales que los programas de transferencia de renta vienen trayendo a los indígenas y en particular a los Guató.
Palavra-chave: Guató
Cidadania
Transferência de renda
Palavra-chave em lingua estrangeira: Guató
Ciudadania
Transferencia de renda
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Política Social
Referência: OLIVEIRA, Jane Regina de. Os Guató de Barão de Melgaço e o programa de transferência de renda para indígenas. 2023. 131 f. Dissertação (Mestrado em Política Social) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6303
Data defesa documento: 3-Mar-2023
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – ICHS – PPGPS – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2023_Jane Regina de Oliveira.pdf3.29 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.