Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6304
Tipo documento: Dissertação
Título: FigurarCom Arte para semear práticas em psicologia social e educação diante de catástrofes
Autor(es): Zanata, Fernanda Lima
Orientador(a): Galindo, Dolores Cristina Gomes
Membro da Banca: Galindo, Dolores Cristina Gomes
Membro da Banca: Monteiro, Silas Borges
Membro da Banca: Méllo, Ricardo Pimentel
Resumo : O modo de organização global capitalista tem conduzido uma sobrevivência entre catástrofes, como as desigualdades socioeconômicas, étnicas, poluição e, mais recentemente, a pandemia de Covid-19, que com base em Isabelle Stengers (2015), é entendida neste trabalho como uma catástrofe advinda dos efeitos desse sistema. Diante disso, o objetivo desta pesquisa de Mestrado foi investigar, de maneira situada, modos de invenção de subjetivação e formas de resistência, em face das catástrofes. Mais especificamente, buscar outra maneira de se praticar a Psicologia, em um instituto de educação, e refletir sobre os desdobramentos da investigação diante de catástrofes, na contemporaneidade. Apartir de prática grupal com Arte, em Psicologia Social, trabalhou-se com discentes do Ensino Médio Técnico do Curso de Edificações, no Instituto de Educação de Mato Grosso, os quais retornaram à instituição, após as medidas de distanciamento social impostas pela pandemia de COVID-19. A perspectiva teóricometodológica que norteia o trabalho tem base na episteme feminista de Donna Haraway (2019) e utiliza a estratégia de FigurarCom (2020) de Dolores Galindo, assim como a Psicologia e a Arte para praticar o FigurarCom Arte, na construção civil, de sorte a produzir formas de subjetivação, no sentido ético-político; ademais, alia-se a trajetórias que resistem como a narrativa da Teoria da bolsa da ficção de Ursula K. Le Guin (2021), e que sobrevivem em paisagens de ruínas, tal como a do cogumelo Matsutake proposto por Anna Tsing (2021). Pelos resultados, entende-se que a estratégia do FigurarCom Arte, em Psicologia Social, pode contribuir para o desenvolvimento de um outro modo de se fazer a Psicologia, dentro de uma instituição educacional, diante de catástrofes, uma prática que não se dá somente no nível individual, mas se pratica no coletivo, entre as Humanidades e as Ciências Naturais, almejando colaborar com uma Educação para a descolonização.
Resumo em lingua estrangeira: The capitalist global organization mode has led to survival between catastrophes, such as socioeconomic and ethnic inequalities, pollution and, more recently, the Covid-19 pandemic, which, based on Isabelle Stengers (2015), is understood in this work as a catastrophe arising from the effects of this system. Therefore, the objective of this Master's research was to investigate, in a situated way, modes of invention of subjectivation and forms of resistance, in the face of catastrophes. More specifically, it seeks another way of practicing Psychology, in an educational institute, and to reflect on the unfolding of research in the face of catastrophes, in contemporary times. Based on group practice with Art, in Social Psychology, we worked with students of the Technical High School of the Buildings Course, at the Mato Grosso’s Education Institute, who returned to the institution, after the social distancing measures imposed by the COVID-19 coronavirus pandemic. The theoretical-methodological perspective that guides the work is based on Donna Haraway's (2019) feminist episteme and uses Dolores Galindo's (2020) FigureWith strategy, as well as Psychology and Art to practice FigureWith Art, in civil construction, in order to produce forms of subjectivation, in the ethical-political sense; moreover, it combines with trajectories that resist, such as the Carrier Bag of fiction narrative by Ursula K. Le Guin, and that survive in landscapes of ruins, such as the Matsutake mushroom proposed by Anna Tsing (2021). From the results, it is understood that the strategy of FigureWith Arte, in Social Psychology, can contribute to the development of another way of doing Psychology, within an educational institution, in the face of catastrophes, a practice that does not only occur in the individual level, but it is practiced collectively, between the Humanities and the Natural Sciences, aiming to collaborate with an Education for decolonization.
Palavra-chave: Fabulação
Psicologia social
Educação
Catástrofes
Palavra-chave em lingua estrangeira: Fabulation
Social psychology
Education
Disasters
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Referência: ZANATA, Fernanda Lima. FigurarCom Arte para semear práticas em psicologia social e educação diante de catástrofes. 2023. 179 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6304
Data defesa documento: 28-Fev-2023
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGPsi - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2023_Fernanda Lima Zanata.pdf4.8 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.