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Tipo documento: Dissertação
Título: Filiação, adoção e psicanálise : análise da escuta grupal de pais que adotaram a partir dos eixos formadores da subjetividade
Autor(es): Gomes, Rafael de Souza Pereira
Orientador(a): Lee, Henrique de Oliveira
Membro da Banca: Lee, Henrique de Oliveira
Membro da Banca: Ribeiro, Rosangela Kátia Sanches Mazzorana
Membro da Banca: Jerusalinsky, Julieta
Resumo : A presente pesquisa, vinculada a linha de pesquisa: Processos Clínicos e Contextos Socioculturais do Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso teve como objetivo a escuta em grupo de pais que adotaram filhos e para tanto buscou na teoria psicanalítica os elementos que pudessem sustentar a direção deste trabalho de pesquisa. O processo de pós adoção pode ser considerado como o momento inicial da construção de laços entre pais e filhos que possibilitarão o começo da formação do processo de filiação, em geral desde o ponto de vista das questões psíquicas, esse processo é marcado por inúmeras tensões entre os membros que irão constituir uma nova família. Os pais precisam lidar com as quebras imaginárias que acontecem em relação ao filho idealizado e sobre tudo as questões referentes ao que planejaram para este momento, junto a isso precisam estar preparados para acolher este filho que muitas vezes têm em sua história inúmeras vivências de negligências em relação aos cuidados que receberam ao longo da vida e também de rupturas em momentos muito importantes do seu desenvolvimento. Do lado das crianças e adolescentes, que foram adotados em idade depois dos três anos de idade, é preciso que encontrem elementos para que possam se endereçar a esses novos pais as suas questões e que consigam voltar a confiar nos adultos. Desta forma, este pode ser um momento de intenso sofrimento psíquico para pais e filhos. Em geral quando este sofrimento é compreendido como algo referente aos filhos, estes são levados para o atendimento psicoterapêutico seja em instituiçõeses públicas ou particulares, porém observa-se que os pais possuem uma dificuldade em procurar ajuda para o seu próprio sofrimento e consequentemente passam a sofrer mais por não poderem falar sobre as suas angústias. A partir destas constatações, a presente pesquisa realizou a criação de um espaço grupal em que os pais puderam falar livremente sobre as suas experiências em relação a adoção e a filiação, compreendendo que este poderia ser um lugar no qual pudessem elaborar as suas questões concernentes a esse processo. A experiência constituiu-se a partir da realização de doze encontros com seis pais, três casais. Os encontros do grupo se deram em dois períodos; 1- de novembro a dezembro de 2019 foram realizados três encontros de forma presencial e 2- de junho a setembro de 2020 foram nove encontros que aconteceram de forma online através da plataforma Skype. Ao mesmo tempo em colocou em curso um método de investigação sobre essas experiências dos pais e o processo de filiação, esta pesquisa também empreendeu um método de tratamento, como nos ensina Freud, desde o princípio, sobre a teoria psicanalítica, pois possibilitou aos pais um espaço em que pudessem também ressignificar as suas experiências. Para a análise dos discursos dos pais e compreensão das experiências a pesquisa propôs analisar o material apresentado pelo grupo a partir dos quatro eixos, também compreendidos com operações psíquicas, formadores da subjetividade: 1- Suposição do sujeito; 2- Estabelecimento da Demanda; 3- Alternância presença/ausência e 4- Função Paterna. Estes eixos estão presentes na fundamentação teórica e prática da pesquisa clínica dos Indicadores de Risco para o Desenvolvimento Infantil – IRDI, pesquisa fudamentada pelas teoria dos psicanalistas Sigmund Freud, D. W. Winnicott e Jacques Lacan. Embora de acordo com fundamentação teórica da pesquisa IRDI essas operações psíquicas devam acontecer nos primórdios da vida, propomos neste trabalho que elas devem estar presentes na relação pais e filhos ao longo de todo o seu desenvolvimento, comparecendo de diferentes formas em cada momento da vida, e que estas são as operações necessárias para que a filiação possa acontecer e que são eixos que devem orientar a direção da escuta grupal de pais que adotaram para proporcionar que o processo de filiação possa se dar com o menos sofrimento psíquico possível.
Resumo em lingua estrangeira: The present research, linked to the research line: Clinical Processes and Sociocultural Contexts of the Graduate Program in Psychology at the Federal University of Mato Grosso, aimed to listen to a group of parents who adopted and, for that, sought in the psychoanalytic theory the elements that could support the direction of this work. The post-adoption process can be considered as the initial moment of building bonds between parents and children that will enable the beginning of the filiation process, in general from the psychic’S point of view, this process is marked by numerous tensions between the members who will form a new family. Parents need to deal with the imaginary breaks that happen in relation to the idealized child and, above all, the issues related to what they have planned for this moment, along with that they need to be prepared to welcome this child who often has, in their history, countless experiences of neglect regarding the care they received throughout their lives and also ruptures IN very important moments in their development. REGARDING children and adolescents, who were adopted at an age after the age of three, it is necessary that they find elements so that they can address their questions to these new parents and that they are able to trust adults again. In this way, this can be a moment of intense psychological suffering for parents and children. In general, when this suffering is understood as something related to the children, they are taken to psychotherapeutic care, either in public or private institutions, but it is observed that parents have a difficulty in seeking help for their own suffering and consequently begin to suffer more for not being able to talk about their anxieties. Based on these findings, the present research carried out the creation of a group space where parents could talk freely about their experiences in relation to adoption and affiliation, understanding that this could be a place where they could elaborate their questions concerning this process. The experience consisted of twelve meetings with six parents, three couples. The group meetings took place in two periods; 1- from November to December 2019 three meetings were held in person and 2- from June to September 2020 there were nine meetings that took place online through the Skype platform. At the same time, a method of investigation WAS put in place about these parents' experiences and the process of affiliation, this research also undertook a method of treatment, as Freud teaches us, from the beginning, on psychoanalytic theory, as it enabled parents WITH A space where they could also re-signify their experiences. For the analysis of the parents' speeches and understanding of the experiences, the research proposed to analyze the material presented by the group from the four axes, also understood as psychic operations, forming subjectivity: 1- Subject's assumption; 2- Establishment of Demand; 3- Presence/absence alternation and 4- Paternal Function. These axes are present in the theoretical and practical basis of clinical research on Risk Indicators for Child Development - IRDI, research based on the theories of psychoanalysts Sigmund Freud, D. W. Winnicott and Jacques Lacan. Although according to the theoretical foundation of the IRDI research, these psychic operations must take place in the beginning of life, we propose in this work that they must be present in the parent-child relationship throughout their development, appearing in different ways on each moment of life, and that these are the necessary operations so that the filiation can happen and that they are axes that should guide the direction of the group listening of parents who adopted to provide that the filiation process can take place with the least possible psychic suffering.
Palavra-chave: Adoção
Grupo de pais
Psicanálise
IRDI
Eixos formadores da subjetividade
Palavra-chave em lingua estrangeira: Adoption
Parent group
Psychoanalysis
IRDI
Axes that form subjectivity
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Referência: GOMES, Rafael de Souza Pereira. Filiação, adoção e psicanálise: análise da escuta grupal de pais que adotaram a partir dos eixos formadores da subjetividade. 2022. 159 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6305
Data defesa documento: 4-Nov-2022
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGPsi - Dissertações de mestrado

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