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http://ri.ufmt.br/handle/1/6306
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Uma visão bioecológica sobre atendimento infantil e práticas educativas no contexto de um serviço escola de psicologia |
Autor(es): | Machado, Juliana da Cas |
Orientador(a): | Alves, Paola Biasoli |
Membro da Banca: | Alves, Paola Biasoli |
Membro da Banca: | Ribeiro, Rosangela Kátia Sanches Mazzorana |
Membro da Banca: | Marturano, Edna Maria |
Resumo : | São notáveis as mudanças socioculturais ocorridas no âmbito da família e no que se refere à compreensão sobre a infância e o desenvolvimento infantil ao longo dos séculos XX e XXI até este momento. Contudo, permanece a identificação da família enquanto um microssistema de extrema relevância no que diz respeito ao desenvolvimento saudável das crianças. Isso, por ser o espaço mais frequente do estabelecimento de suas primeiras relações próximas e significativas, podendo apresentar modelos para seus demais relacionamentos e de interação com a formação biopsicossocial ao longo do ciclo de vida de todos os envolvidos. Destaca-se que a saúde mental infantil, no Brasil, tem recebido maior atenção das políticas públicas em saúde e assistência social a partir da década de 90 do século XX, com a homologação e busca de efetivação do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA (Brasil, 1990). Consonante a isso, percebe-se que os adultos que cuidam de crianças (genitores e/ou responsáveis legais que estão envolvidos nos processos de socialização infantil) têm buscado locais especializados de atendimento psicológico para elas, com o objetivo de receber auxílio e orientação para as demandas do lidar cotidiano e na promoção ou cuidado específico com sua saúde mental. Dentre os espaços disponíveis encontram-se os Serviços-Escola em Psicologia das Instituições de Ensino Superior, que oferecem cursos de graduação em Psicologia, e ofertam diferentes modalidades de atendimentos psicológicos, incluindo os destinados às crianças. A presente pesquisa desenvolveu-se como um estudo exploratório-descritivo, com coleta e análise de dados por meio de instrumentos que valorizam uma abordagem quanti-quali e teve como objetivo descrever e analisar as informações contidas em 67 fichas de inscrição e 54 entrevistas de triagem preenchidas por adultos responsáveis por crianças que buscaram atendimento psicológico para estas em um Serviço-Escola de Psicologia de uma Universidade Federal do Centro-Oeste no ano de 2019. A pesquisa também apresenta o resultado da identificação e avaliação das práticas educativas presentes no cotidiano de 12 dessas crianças por meio da aplicação e análise de 15 Inventários de Estilos Parentais - IEP (9 tiveram o IEP respondido por um genitor, 3 tiveram o IEP respondido pelos dois genitores) e dos registros de diário de campo da pesquisadora sobre as aplicações desses IEPs. O estudo foi fundamentado no Modelo Bioecológico de Desenvolvimento Humano - MBDH, e a análise dos dados foi realizada por meio dos seguintes processos: as fichas de inscrição e entrevistas de triagens foram lidas e os relatos transformados em categorias de acordo com o modelo quantitativo interpretativo (Biasoli-Alves, 1998). Os IEPs foram analisados de acordo com o manual (Gomide, 2011) e o diário de campo foi utilizado dentro de uma proposta qualitativa- descritiva (Alves, 2002). O estudo realizado mostra que a maioria dos genitores opta por práticas educativas negativas, sobretudo através do uso de agressões físicas e punições. Apesar de reconhecerem que suas práticas educativas não estão adequadas, não conseguem lidar cotidianamente com as crianças de maneira diferente. As genitoras, na maioria das famílias que responderam ao IEP, são as responsáveis pelas crianças e pelos cuidados com o lar, incluindo as questões financeiras. Isso demonstra uma sobrecarga física e emocional centrada nas mulheres. Observou-se que as redes de apoio das famílias são muito restritas, fato que aponta maior vulnerabilidade do microssistema familiar. Do mesmo modo, ficou evidente que as crianças têm poucas oportunidades de convivência social e afetiva, sendo diversas experimentadas na escola e na família. Percebeu-se que os fatores protetivos, tanto individuais quanto ambientais, aparecem minimamente nas famílias, o que demonstra a necessidade de intervenções focadas na construção e manutenção de fatores de proteção. Verificou-se que os adultos responsáveis buscam o Serviço de Psicologia na tentativa de encontrar auxílio para as demandas e queixas apresentadas nos mais diversos temas sobre a infância e seu desenvolvimento, evidenciando assim, o papel significativo do Serviço-Escola no que tange a orientação e cuidado com estas famílias e crianças. Salienta-se que a pesquisa foi desenvolvida com dados e informações coletados anteriormente à pandemia da COVID-19 e que muito do que aqui é apresentado e discutido têm novas configurações importantes de serem conhecidas e refletidas a partir de março de 2020 e todas as demandas geradas pelo isolamento e distanciamento social, suspensão de atividades presenciais para a população em geral, falecimentos em decorrência da pandemia e demais aspectos que merecem atenção no cotidiano da prática do psicólogo, em especial, na sua formação dentro de um Serviço-Escola de Psicologia. |
Resumo em lingua estrangeira: | The sociocutural changes that families, understanding of childhood and child development have suffered over the last two centuries are remarkable. However, until now family is identified as a microsystem of extreme relevance regarding children’s health development, due to it being the most frequent space for establishing the first, close and significant sort of relationships, presenting models for other children’s affairs and interactions with the biopsychosocial formation throughout life of everyone involved. It is noteworthy that child mental health has increasingly received more attention from public health and social assistance policies, since the homologation and search for effectiveness of the Statute of the Child and the Adolescent - ECA, Brazil 1990. Parallel to this, it can be noticed that adults who are legally responsible for children - parents and/or legal guardians - that take part in the child’s socialization processes have been searching for specialized places of psychological care for their children, in order to receive help and guidance for the daily demands and the specific care with their mental health. Among the available places are the School Services in Psychology of the Higher Education Institutes, that offer courses in Psychology, including different modalities of psychological care, such as those aimed at children. The present research was developed as an exploratory-descriptive study, collecting data and investigating it through instruments that value a quantitative-qualitative approach which was aimed to describe and analyze the information contained in 67 registration forms and 54 screening interviews filled out by adults responsible for children who sought psychological care in a School Service in psychology of a Federal University in the Midwest in 2019 for their children. The research also shows the results of identification and evaluation of educational practices in the daily lives of 12 of those children, through the application and analysis of 15 Parenting Styles Inventories - IEP (nine children had the IEP answered by one parent while three were answered by both parents) and the field records diary of the researcher on the application of these IEPs. This study was based on the Bioecological Model of Human Development - MBDH, the data analysis was executed by means of the following processes: application and screening forms were read and the reports were sectioned into categories according to the Quantitative Interpretative Model (Biasoli-Alves, 1998), the IEPs were analyzed in rapport to the manual (Gomide, 2011) and the field diary was used within a qualitative-descriptive proposal (Alves, 2002). The study also presents that most parents make use of negative educational practices, mainly through physical aggression and punishments. Although they recognise that those actions are not adequate, the parents are not able to handle their children in a different way. In most of the families that responded to the IEPs, mothers are both responsible for taking care of the children and of the house, including financial issues, that shows how women got centered with physical and emotional burdens. Throughout the research it could be observed how much family's support is restricted, which points out a greater vulnerability of the family as a microsystem. Likewise, it was evident that children have fewer opportunities for social and affective interactions, other than those experienced with family and in school. It was noticed that the protective factors, both individual and environmental, rarely appear in families, demonstrating the need for interventions focused on constructing and maintaining protective factors. It was verified that the responsible adults seek the Psychology Services in an attempt to find help for the demands and complaints presented in a variety themes about childhood and development, evidencing the significant role of the Services regarding guidance and care with these families and children. It is essential to emphasize that this research was developed before the COVID-19 pandemic and much of the presented and discussed topics have new and important structures to be known and reflected as of March 2020 and all the demands generated by the isolation, social distancing, suspension of face-to-face activities for the general population, deaths due to the pandemic and other aspects that deserve attention to all psychologists practice daily, especially within their formation in a School Service of Psychology. |
Palavra-chave: | Práticas educativas Modelo bioecológico do desenvolvimento humano Serviço-escola em psicologia Família |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Educational practices Bioecological model of human development School service of psychology Family |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
Referência: | MACHADO, Juliana da Cas. Uma visão bioecológica sobre atendimento infantil e práticas educativas no contexto de um serviço escola de psicologia. 2022. 120 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6306 |
Data defesa documento: | 1-Abr-2022 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGPsi - Dissertações de mestrado |
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