Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6319
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPetini, Luiz Fernando-
dc.date.accessioned2024-12-02T18:20:23Z-
dc.date.available2023-07-14-
dc.date.available2024-12-02T18:20:23Z-
dc.date.issued2023-06-19-
dc.identifier.citationPETINI, Luiz Fernando. Linchamento virtual: discursos de ódio aos profissionais da educação em Mato Grosso. 2023. 99 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/6319-
dc.description.abstractThis dissertation aimed to analyze the reasons and situations in which social networks are used to promote virtual lynching against education professionals in the state of Mato Grosso. To do so, we sought to understand how virtual environments are being used for this virtual persecution in the context of Zygmunt Bauman's liquid modernity. The research used an inductive and comprehensive method, structured in two phases, one exploratory and one descriptive. In the first stage, a bibliographic search was conducted to review articles and periodicals available in open sources. In addition, newspapers and news sites published on the subject were analyzed. In the second phase, a questionnaire was made available to educators in the state of Mato Grosso to know the experience and opinions of these professionals about virtual lynching. In the descriptive phase, the results obtained were presented. It was found that although lynching is not a recent phenomenon, the virtual environment has amplified these actions, especially in the face of the vulnerability and fragility of social relations in liquid modernity. Furthermore, despite limitations due to ethical issues, it was possible to conclude that virtual lynching occurs when fake news and hate speech are disseminated against educators. Likewise, the initially established hypothesis that virtual lynching is more recurrent during strikes and elections was confirmed. Moreover, this phenomenon poses dangers that go beyond the virtual environment, harming the victim in psychological, material and social aspects. Virtual lynching is still a challenge in our society, particularly due to the absence of legal norms to prevent such actions. Therefore, it is necessary to institute public policies and legislative changes aimed at combating this virtual persecution, especially against educators.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2024-07-19T16:36:43Z No. of bitstreams: 1 DISS_2023_Luiz Fernando Petini.pdf: 4748092 bytes, checksum: d9387a4a99419d4cfac93dd4dcd40dc0 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2024-12-02T18:20:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2023_Luiz Fernando Petini.pdf: 4748092 bytes, checksum: d9387a4a99419d4cfac93dd4dcd40dc0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-12-02T18:20:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2023_Luiz Fernando Petini.pdf: 4748092 bytes, checksum: d9387a4a99419d4cfac93dd4dcd40dc0 (MD5) Previous issue date: 2023-06-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleLinchamento virtual : discursos de ódio aos profissionais da educação em Mato Grossopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordModernidade líquidapt_BR
dc.subject.keywordLinchamento virtualpt_BR
dc.subject.keywordProfissionais da educaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação públicapt_BR
dc.subject.keywordMato Grossopt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Francisco Xavier Freire-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6841932116717903pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Francisco Xavier Freire-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6841932116717903pt_BR
dc.contributor.referee2Rondon Filho, Edson Benedito-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8121682994001478pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4255579720455699pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação teve como propósito analisar por quais motivos e em quais situações as redes sociais são utilizadas para promover linchamento virtual em face dos profissionais da educação do estado de Mato Grosso. Para isso, buscou-se compreender como os ambientes virtuais estão sendo utilizados para essa perseguição virtual, no contexto da modernidade líquida do sociólogo Zygmunt Bauman. No desenvolvimento da pesquisa foi utilizado o método indutivo e compreensivo, com estruturação em duas fases, sendo uma exploratória e outra descritiva. Na primeira etapa, realizou-se pesquisa bibliográfica, visando revisar artigos e periódicos disponíveis em fontes abertas. Adicionalmente, foram também analisados jornais e sites de notícias publicados sobre o assunto. Na segunda fase, disponibilizou-se questionário aos educadores da rede estadual de Mato Grosso a fim de conhecer a experiência e opinião destes profissionais sobre o linchamento virtual. Na fase descritiva foram apresentados os resultados obtidos. Constatou-se que, embora o linchamento não seja um fenômeno recente, o ambiente virtual potencializou essas ações, sobretudo diante da vulnerabilidade e fragilidade das relações sociais na modernidade líquida. Apesar das limitações por questões éticas, foi possível concluir que a problemática ocorre diante da divulgação de fake news e discursos de ódio em face dos educadores. Do mesmo modo, foi confirmada a hipótese estabelecida incialmente de que o linchamento virtual é mais recorrente em períodos de greve e eleições. Aliás, tal fenômeno oferta perigos que vão para além do ambiente virtual, prejudicando a vítima em aspectos psicológicos, materiais e sociais. A inexistência de normas jurídicas para evitar essas ações torna, porquanto, um desafio a se lidar em nossa sociedade. O linchamento virtual ainda é um desafio em nossa sociedade, sobretudo por inexistência de normas jurídicas para evitar essas ações. Por esse motivo, urge a instituição de políticas públicas e modificações legislativas com o objetivo de combater essa perseguição virtual, principalmente contra educadores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
dc.subject.keyword2Liquid modernitypt_BR
dc.subject.keyword2Virtual lynchingpt_BR
dc.subject.keyword2Education professionalspt_BR
dc.subject.keyword2Public educationpt_BR
dc.subject.keyword2Mato Grossopt_BR
dc.contributor.referee3Santos, Juliano Batista dos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7162147313636699pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – ICHS – PPGS – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2023_Luiz Fernando Petini.pdf4.64 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.