Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6323
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMendes, Jallys Martins-
dc.date.accessioned2024-12-02T19:44:49Z-
dc.date.available2024-01-10-
dc.date.available2024-12-02T19:44:49Z-
dc.date.issued2023-12-06-
dc.identifier.citationMENDES, Jallys Martins. Sartre no ensino médio: algumas reflexões sobre o projeto de vida. 2023. [116] f. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/6323-
dc.description.abstractThis dissertation aims to develop a theoretical-practical study on the teaching of philosophy in High School related to the competence related to the life project, in accordance with the determinations of the National Common Curricular Base (BNCC). Therefore, the following objectives are presented: 1) develop philosophical workshops based on Sartre's existentialist philosophy; 2) analyze the normative documents of the New High School related to the life project and the teaching of philosophy and; 3) produce teaching material for use by Philosophy teachers regarding work with the life project competency. As a central problem, the following question arises: How can Philosophy classes contribute to the construction of life projects in accordance with the requirements of the New High School and the BNCC guidelines based on the existentialist perspective of Jean-Paul Sartre? To answer this question, we used the works of Sartre, such as Existentialism is a humanism (1973) and Being and Nothingness (2015), and specialists in the areas of existentialist philosophy, education and life project, such as Burstow (2000), Bornheim (2007), Gallo (2012), Freire (1996), Morán (2007) Damon (2009) and Danza (2019). Regarding the methodological aspect, action research, concept pedagogy, active methodologies, philosophical workshop methodology and discourse analysis were used. Therefore, the study presented consists of combining philosophical theory and practice in the classroom, as well as offering a didactic sequence as an educational product for use by Philosophy teachers.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2024-07-23T12:12:40Z No. of bitstreams: 1 DISS_2023_Jallys Martins Mendes.pdf: 2467852 bytes, checksum: 3b1354e815a5f35b0fb5c9a4c43305fa (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2024-12-02T19:44:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2023_Jallys Martins Mendes.pdf: 2467852 bytes, checksum: 3b1354e815a5f35b0fb5c9a4c43305fa (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-12-02T19:44:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2023_Jallys Martins Mendes.pdf: 2467852 bytes, checksum: 3b1354e815a5f35b0fb5c9a4c43305fa (MD5) Previous issue date: 2023-12-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleSartre no ensino médio : algumas reflexões sobre o projeto de vidapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino de filosofiapt_BR
dc.subject.keywordFilosofiapt_BR
dc.subject.keywordProjeto de vidapt_BR
dc.subject.keywordExistencialismopt_BR
dc.subject.keywordCompetênciapt_BR
dc.contributor.advisor1Freire, Roberto de Barros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6937203818091322pt_BR
dc.contributor.referee1Freire, Roberto de Barros-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6937203818091322pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Alécio Donizete da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4483690235510046pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3728904259120543pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem por finalidade desenvolver o estudo teórico-prático acerca do ensino de filosofia no Ensino Médio relacionando-o com a competência referente ao projeto de vida, conforme as determinações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Desse modo, são apresentados os seguintes objetivos: 1) desenvolver oficinas filosóficas a partir da filosofia existencialista de Sartre; 2) analisar os documentos normativos do Novo Ensino Médio relacionados ao projeto de vida e ao ensino de filosofia e; 3) produzir material didático para uso de professores de Filosofia referente ao trabalho com a competência projeto de vida. Como problema central, coloca-se o seguinte questionamento: De que modo as aulas de Filosofia podem contribuir para a construção de projetos de vida de acordo com as exigências do Novo Ensino Médio e das diretrizes da BNCC partindo da perspectiva existencialista de Jean-Paul Sartre? Para responder a esse questionamento, recorreu-se as obras de Sartre, tais como O existencialismo é um humanismo (1973) e O ser e o Nada (2015), e a especialistas das áreas da filosofia existencialista, da educação e do projeto de vida, tais como Burstow (2000), Bornheim (2007), Gallo (2012), Freire (1996), Morán (2007) Damon (2009) e Danza (2019). No que tange ao aspecto metodológico, foram utilizadas a pesquisa-ação, a pedagogia do conceito, metodologias ativas, a metodologia de oficina filosófica e a análise do discurso. Portanto, o estudo que é apresentado consiste em aliar a teoria e a prática filosófica em sala de aula, bem como oferecer uma sequência didática como produto educacional para uso de professores de Filosofia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Filosofia – PROF-FILOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApt_BR
dc.subject.keyword2Teaching philosophypt_BR
dc.subject.keyword2Philosophypt_BR
dc.subject.keyword2Life projectpt_BR
dc.subject.keyword2Existentialismpt_BR
dc.subject.keyword2Competencept_BR
dc.contributor.referee3Neves, Francisco Ramos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2446309590738693pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – ICHS – PROF-FILO – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2023_Jallys Martins Mendes.pdf2.41 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.