Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6352
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorChaneiko, Juliane-
dc.date.accessioned2025-01-28T17:43:35Z-
dc.date.available2023-04-12-
dc.date.available2025-01-28T17:43:35Z-
dc.date.issued2023-02-14-
dc.identifier.citationCHANEIKO, Juliane. Direitos autorais, direitos de imagem e legado digital: reflexões sobre a produção de materiais didáticos para educação básica. 2023. 148f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/6352-
dc.description.abstractWe are experiencing a time when Education, like so many other areas, needed to reinvent itself in our country. At the beginning of 2020, due to the pandemic, face-to-face classes were suspended and Basic Education was faced with a new teaching system: Emergency Remote Teaching (ERE). Teachers began to produce and share content in the digital environment and, in this way, the discussion on the theme of Copyright and Image Rights gained audio and favored both in the ERE scenario and in the face-to-face context. Therefore, the question is: to understand the perception of teachers working in two schools in the state of Mato Grosso on copyright, image rights and digital legacy within the scope of their profession. Thus, the main objective of this study is to investigate how didactic materials for basic education were produced in the context of the resumption of teaching activities remotely and in an emergency during the pandemic, evidencing the perception of teachers and the care taken regarding copyright and image rights. The exploratory research, with a qualitative approach, started from bibliographical research, followed by data collection via interviews, carried out with teachers from two public schools, one from the state network and the other from the municipal education network in the state of Mato Grosso, both in the same municipality. Furthermore, both adopted emergency remote teaching during the Covid-19 pandemic. We believe that this research could constitute an important means of raising awareness and politicizing teachers about Copyright in the preparation and development of their remote classes, in addition to providing a timely reflection on the contents as a digital legacy, going beyond the merely educational scope.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2024-07-31T14:57:22Z No. of bitstreams: 1 DISS_2023_Juliane Chaneiko.pdf: 5732026 bytes, checksum: d2963c64b66e9dc099c7d161e12000c4 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-01-28T17:43:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2023_Juliane Chaneiko.pdf: 5732026 bytes, checksum: d2963c64b66e9dc099c7d161e12000c4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-28T17:43:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2023_Juliane Chaneiko.pdf: 5732026 bytes, checksum: d2963c64b66e9dc099c7d161e12000c4 (MD5) Previous issue date: 2023-02-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDireitos autorais, direitos de imagem e legado digital : reflexões sobre a produção de materiais didáticos para educação básicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino remoto emergencialpt_BR
dc.subject.keywordDireitos autoraispt_BR
dc.subject.keywordDireitos de imagempt_BR
dc.subject.keywordLegado digitalpt_BR
dc.contributor.advisor1Maciel, Cristiano-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5234437367053668pt_BR
dc.contributor.referee1Viterbo Filho, José-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8721187139726277pt_BR
dc.contributor.referee2Anjos, Rosana Abutakka Vasconcelos dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0439428369048408pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3201090790240340pt_BR
dc.description.resumoVivenciamos um momento em que a Educação, como tantas outras áreas, precisou se reinventar em nosso país. No início do ano de 2020, devido ao momento pandêmico, as aulas presenciais foram suspensas e a Educação Básica deparou-se com um novo sistema de ensino: o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Professores passaram a produzir e a compartilhar conteúdos no meio digital e, dessa forma, a discussão sobre a temática dos Direitos Autorais e Direitos de Imagem ganhou fôlego e relevo tanto no cenário do ERE como no contexto presencial. Portanto, questiona-se: compreender a percepção de docentes atuantes em duas escolas do estado de Mato Grosso sobre direitos autorais, direitos de imagem e legado digital no âmbito de sua profissão. Assim, o principal objetivo deste estudo é investigar como ocorreu a produção dos materiais didáticos para a educação básica no contexto de retomada das atividades docentes de forma remota e emergencial durante a pandemia, evidenciando a percepção dos professores e os cuidados adotados quanto aos direitos autorais e direitos de imagem. A pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, foi planejada a partir de pesquisa bibliográfica, seguida de coleta de dados via entrevistas, realizadas com professores de duas escolas públicas, uma da rede estadual e outra da rede municipal de ensino do estado de Mato Grosso, ambas em um mesmo município. Outrossim, ambas adotaram o ensino remoto emergencial durante a pandemia de Covid-19. Acreditamos que a presente pesquisa poderá se constituir como um importante meio de conscientização e politização dos professores sobre os Direitos Autorais na elaboração e desenvolvimento de suas aulas remotas, além de proporcionar uma reflexão oportuna sobre os conteúdos enquanto legado digital, extrapolando o âmbito meramente educacional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação (IE)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.keyword2Emergency remote teachingpt_BR
dc.subject.keyword2Copyrightpt_BR
dc.subject.keyword2Image rightspt_BR
dc.subject.keyword2Digital legacypt_BR
dc.contributor.referee3Maciel, Cristiano-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5234437367053668pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2023_Juliane Chaneiko.pdf5.6 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.