Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6354
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMoreira, Karine Laura Carvalho-
dc.date.accessioned2025-01-28T18:31:24Z-
dc.date.available2023-04-20-
dc.date.available2025-01-28T18:31:24Z-
dc.date.issued2023-02-28-
dc.identifier.citationMOREIRA, Karine Laura Carvalho. O transtorno da discalculia e o ensino da matemática. 2023. 72 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/6354-
dc.description.abstractEducation in the Brazilian educational system is a universal right guaranteed to all by the Federal Constitution as set out in article 205. However, when the student has a learning deficit/disorder, such as dyscalculia, for example, some reports of exclusions by the student and family are manifested. Thereby, this research has as main objective to carry out a bibliographic survey about dyscalculia in the Brazilian education system, and also to carry out an analysis of studies on the subject. As a methodological contribution, we will use the qualitative method, in the bibliographic and interpretative aspects, using as a basis articles, dissertations and theses already published on the subject available in the list of theses and dissertations of Capes and Core. The theoretical framework was based on documents that govern special education and specific learning disorders, as well as theorists who reflect on the teaching-learning process in mathematics for students of inclusive education, special education and students with specific learning disorders. It is expected that with the results we can contribute and help the teacher in his look at the student, with regard to identifying and bringing light to the possible learning needs of his students in their practice in the classroom, in addition to verifying the existence or not of possible didactic-pedagogical materials that help in this way, in order to provide possible improvements for both the professor and the students.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2024-08-01T13:11:22Z No. of bitstreams: 1 DISS_2023_Karine Laura Carvalho Moreira.pdf: 647978 bytes, checksum: af33d419f72c039cf554bbf9e23e54b0 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-01-28T18:31:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2023_Karine Laura Carvalho Moreira.pdf: 647978 bytes, checksum: af33d419f72c039cf554bbf9e23e54b0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-28T18:31:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2023_Karine Laura Carvalho Moreira.pdf: 647978 bytes, checksum: af33d419f72c039cf554bbf9e23e54b0 (MD5) Previous issue date: 2023-02-28en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO transtorno da discalculia e o ensino da matemáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordMateriais didáticospt_BR
dc.subject.keywordEnsino de matemáticapt_BR
dc.subject.keywordEducação especialpt_BR
dc.subject.keywordDiscalculiapt_BR
dc.contributor.advisor1Wielewski, Gladys Denise-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4154014326253864pt_BR
dc.contributor.referee1Wielewski, Gladys Denise-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4154014326253864pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Candida Soares da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4333588038026474pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0656767669412461pt_BR
dc.description.resumoA educação no sistema educacional brasileiro é um direito universal garantido a todos pela Constituição Federal conforme exposto no artigo 205. Mas, quando o aluno apresenta algum déficit/transtorno de aprendizagem, como a discalculia, por exemplo, alguns relatos de exclusões por parte do aluno e da família são manifestados. Assim, esta pesquisa tem como objetivo principal fazer um estudo bibliográfico acerca da discalculia no sistema de educação brasileiro, com ênfase para o estado de Mato Grosso. Como aporte metodológico, faremos uso do método qualitativo (MINAYO, 1994; 2000), nos aspectos bibliográficos (Gil, 1994) e interpretativo, usando como base artigos, dissertações e teses já publicadas sobre o assunto disponíveis no catálogo de teses e dissertações da Capes e Core. Já o referencial teórico foi baseado nos documentos que regem a educação especial e os transtornos específicos de aprendizagem, Lei… Base Nacional Comum Curricular (2008) bem como teóricos que refletem sobre o processo de ensino-aprendizagem em matemática para alunos da educação inclusiva, da educação especial e alunos com transtornos de aprendizagem específica (Bernardi e Bueno 1993; 1997; 2001; 2006). Espera-se que com os resultados possamos contribuir e auxiliar o professor em seu olhar para o aluno, no que diz respeito a identificar e trazer luz para as possíveis necessidades de aprendizagem de seus alunos em sua prática em sala de aula, além de verificar a existência ou não de possíveis materiais didático-pedagógicos que auxiliem nesse caminho, de modo a proporcionar possíveis melhorias tanto para o docente quanto para os discentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação (IE)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.keyword2Teaching materialspt_BR
dc.subject.keyword2Mathematics teachingpt_BR
dc.subject.keyword2Special needs educationpt_BR
dc.subject.keyword2Dyscalculiapt_BR
dc.contributor.referee3Dias, Chiara Maria Seidel Luciano-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0031074640059513pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2023_Karine Laura Carvalho Moreira.pdf632.79 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.