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http://ri.ufmt.br/handle/1/6356
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Aguaçu : corporificação da travessia eco-endo-ontológica educativo-cultural em ciranda de saber-fazeres sob os cuidadosos olhares de resistências ancestrais |
Autor(es): | Oliveira, Maria Aparecida Hungria de Almeida |
Orientador(a): | Passos, Luiz Augusto |
Membro da Banca: | Oliveira, Adma Cristhina Salles de |
Membro da Banca: | Passos, Luiz Augusto |
Membro da Banca: | Rezende, Maria Aparecida |
Resumo : | As memórias dos povos originários e negro-indígenas das comunidades tradicionais, ao longo da história, se depararam com a invisibilidade e silenciamento no/do campo acadêmico, que desconsiderou suas potências, bem como suas resistências e saberes corporificados em suas vivências culturais. A proposta desta pesquisa é desvelar as experiências educativas corporificadas pelos (as) moradores e moradoras do distrito do Aguaçu, comunidade tradicional localizada no município de Cuiabá (MT). O problema investigativo que requer resposta é saber como a comunidade gerencia e vive a afinação da natureza, em cada tempo, com o corpo próprio singular de cada pessoa, em um território transpassado por mutações diversas. Este estudo tem como orientação metodológica a fenomenologia Merleau-pontyana. Apresentamos a vivência da comunidade por meio do método etnográfico da descrição densa de Geertz (1978), mediada pela perspectiva de uma educação libertadora freireana, que propõe conversas com as moradoras permanentes da comunidade em estudo e as professoras, por meio das entre visitas de forma singular. Subsidiaram, como fontes de geração de informação sobre práticas educativas dos saberes da comunidade, registros em áudio, registros fotográficos, gravações e anotações em caderno de campo e formas de expressividades artísticas, pessoais ou coletivas, que sustentem significações para um estudo de cunho fenomenológico-etnográfico. Dentre alguns resultados obtidos, podemos destacar que a comunidade está correndo o risco de perder esses saberes ancestrais, entre as guardiãs entrevistadas há uma preocupação com a ausência de continuidade desse saber-fazer por parte dos mais jovens. As professoras, mesmo enfrentando os mais diversos obstáculos por estarem no contexto de uma escola do/no campo, portando inúmeras fragilidades, procuram desenhar um novo caminho que vá em direção à valorização das identidades e saberes locais, percebem a necessidade de maior inclusão entre escolacomunidade, que carece de maior entrelaçamento. O Projeto Político-Pedagógico de 2021, em construção, precisa atender especificidades de uma escola do campo como a de Aguaçu, no entanto, alguns projetos que estão sendo inseridos, como “Riquezas da minha comunidade de Aguaçu” e “Rotas”, estão proporcionando a oportunidade de criarem na escola atividades transdisciplinares voltadas para a realidade ambiental, cultural, econômica da comunidade em estudo. Diante de todo o exposto, com as ações ou táticas associadas às atividades de cultura singular, que permitem destacar a diversidade de significações construídas e simbolizadas pelos conhecimentos tradicionais e religiosos, a comunidade vai se mostrando em seus entrelaçamentos com a educação escolarizada, um cotidiano e sua importância, em que ambas as formas de educação possam permear a cultura do dia a dia e a busca de outros contornos de vida digna. |
Resumo em lingua estrangeira: | The memories of aboriginal and black-indigenous people of traditional communities throughout history have faced with invisibility and silencing in the academic fields, disregarding their strengths, as well as their resistance and embodied knowledge in their cultural experiences. The purpose of this research is to reveal the educational experiences embodied by the residents of the Aguaçu district, a traditional community located in the municipality of Cuiabá (MT). The investigative problem that requires an answer is to understand how the community manages and lives in harmony with nature, in each moment, with the singular body of each individuals, in a territory marked by various mutations. MerleauPontys phenomenology serves as the methodological framework for this study. We present the community’s experiences through the ethnographic method of dense description by Geertz (1978), mediated by a Freirean liberating education perspective, which proposes conversations with the permanent residents of the community under study and the teachers, through unique visits. As sources of information generation about the community's educational practices, audio recordings, photographic records, recordings and notes in field notebooks, and forms of artistic expressions, personal or collective, that sustain meanings for a phenomenologicalethnographic study were used. Among some of the results obtained, we can highlight that the community is at risk of losing this ancestral knowledge systems, among the guardians interviewed there’s a concern about the lack of continuity of this know-how among the younger generation. The teachers, despite facing numerous challenges in the context of a school in the countryside, are striving to chart a new path that promotes the value of local identities and knowledge. They recognize the need for greater collaboration between the school and the local community, and are working towards a more integrated approach. The 2021 PoliticalPedagogical Project, under construction, needs to meet the specificities of rural school like the one in Aguaçu. However, some projects that are being implemented, such as “Riches of my Aguaçu community” and “Routes”, are providing the opportunity to create transdisciplinary activities in school focused on the community’s environmental, cultural and economic reality. In light of all the above, with the actions or tactics associated with activities of a unique culture that highlight the diversity of meanings constructed and symbolized by traditional and religious knowledge, the community demonstrates the close relationship between school education, daily life, and their significance, highlighting how both forms of education can be integrated into everyday culture to pursue a more dignified way of life. |
Palavra-chave: | Fenomenologia Educações Saber-fazer Epistemologia popular |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Phenomenology Educations Know-how Popular epistemology |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | OLIVEIRA, Maria Aparecida Hungria de Almeida. Aguaçu: corporificação da travessia eco-endo-ontológica educativo-cultural em ciranda de saber-fazeres sob os cuidadosos olhares de resistências ancestrais. 2023. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6356 |
Data defesa documento: | 23-Feb-2023 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
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