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Tipo documento: Dissertação
Título: Paradigmas de formação docente em cursos de licenciatura em química no estado do Acre na região da Amazônia Legal brasileira
Autor(es): Costa, Roger Vinicius Nunes Queiroz da
Orientador(a): Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno
Membro da Banca: Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno
Membro da Banca: Souza, Gahelyka Aghta Pantano
Membro da Banca: Pena, Graziele Borges de Oliveira
Resumo : No que tange a formação de professores, o Estágio Supervisionado (ES) e a Prática como Componente Curricular (PCC) têm sido temas de diversos estudos e debates empreendidos em torno das inadequações, inexistência ou pouca contribuição no preparo de professores para a realidade escolar. A dissociação entre ensino e a realidade que se apresenta nos enfoques ideológicos propostos são estudos de diferentes autores e projetos que se propõem analisar as mais variadas formas, que compõem o eixo teoria e prática. Este eixo apresenta importante significado na formação de professores, pois orienta o conceito de transformação de unidade, ou seja, o contexto relacional entre teoria e a prática que não deve ser divergente ou justaposta, mas sim, integralizada e relacionada. O Estágio Supervisionado se constitui uma das etapas mais importantes na vida acadêmica dos estudantes de Licenciatura e, cumprindo as exigências da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB (Lei nº 9.394/1996), Resoluções e Diretrizes, no âmbito político educacional, podem favorecer a relação entre a teoria e a prática, o fortalecimento da identidade docente e a preparação para a práxis. Embora a Resolução do Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno (CNE/CP) nº. 1 e nº. 2 de 2002, Resolução nº. 2 de 2015, e a Resolução CNE/CP nº. 2 de 2019 determinam a obrigatoriedade de 400h de Estágio Supervisionado e 400h de Prática Componente Curricular, qual é o entendimento e o paradigma de formação (movimentos – teóricos, metodológicos e epistemológicos) presente nos PPC analisados (PPC 1 – IFAC; PPC 2 – UFAC)? Para além, buscou-se identificar segundo Diniz-Pereira (2014), qual paradigma formativo que as Instituições de Ensino Superior apresentam no enfoque do Estágio Supervisionado e a Prática Componente Curricular. Nesta perspectiva, esta pesquisa do tipo qualitativa assume como método o Estudo de Caso, buscando responder a seguinte indagação: como se expressa o Estágio Supervisionado obrigatório, e a Prática como Componente Curricular (PCC) nos Projetos Pedagógicos de Cursos de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas no estado do Acre? Para a análise dos textos de campo utilizou-se a Análise Textual Discursiva (ATD), que se desenvolve a partir da fragmentação dos textos, da unitarização, da categorização e da captação do novo emergente. Desta forma, emergiram as seguintes categorias, a posteriori: i) concepção de estágio supervisionado; ii) teoria e prática e identidade docente. Nos textos de pesquisa se mostram que existem uma homogeneidade nos Projeto Pedagógicos de Curso analisados no que se refere às concepções de ES, a PCC em uma das IES não está definida, apresentando carga horária insuficiente não atendendo as atuais políticas públicas educacionais. Verifica-se que o paradigma formativo está transitando na racionalidade prática, centrado no modelo de ensino como ofício. Notou-se, também, poucas propostas que podem levar, de fato, o estagiário à práxis que pode ser feito a partir da educação pela pesquisa.
Resumo em lingua estrangeira: With regard to teacher training, the Supervised Internship (ES) and Practice as a Curriculum Component (PCC) have been themes of several studies and debates undertaken around the inadequacies, inexistence or little contribution in the preparation of teachers for the school reality. The dissociation between teaching and reality that is presented in the proposed ideological approaches are studies by different authors and projects that propose to analyze the most varied forms, which make up the theory and practice axis. This axis has an important meaning in teacher training, as it guides the concept of unit transformation, that is, the relational context between theory and practice that should not be divergent or juxtaposed, but integrated and related. The Supervised Internship constitutes one of the most important stages in the academic life of Degree students and, complying with the requirements of the Law of Guidelines and Bases of National Education - LDB (Law No. they can favor the relationship between theory and practice, the strengthening of the teaching identity and the preparation for praxis. Although the Resolution of the National Council of Education/Plenary Council (CNE/CP) nº. 1 and no. 2 of 2002, Resolution no. 2 of 2015, and Resolution CNE/CP no. 2 of 2019 determine the mandatory 400h of Supervised Internship and 400h of Curricular Component Practice, what is the understanding and the training paradigm (movements - theoretical, methodological and epistemological) present in the PPC analyzed (PPC 1 - IFAC; PPC 2 - UFAC)? In addition, we sought to identify, according to Diniz-Pereira (2014), which formative paradigm that Higher Education Institutions present in terms of the Supervised Internship and the Curricular Component Practice. In this perspective, this qualitative research assumes the Case Study method as a method, seeking to answer the following question: how is the mandatory Supervised Internship expressed, and Practice as a Curricular Component (PCC) in the Pedagogical Projects of Courses in Higher Education Institutions (HEI) public in the state of Acre? For the analysis of field texts, Textual Discursive Analysis (DTA) was used, which develops from the fragmentation of texts, unitarization, categorization and capture of the new emergent. In this way, the following categories emerged, a posteriori: i) conception of supervised internship; ii) theory and practice and teaching identity. In the research texts, it is shown that there is homogeneity in the Pedagogical Projects of the Course analyzed with regard to the conceptions of SE, the PCC in one of the HEIs is not defined, presenting an insufficient workload, not meeting the current educational public policies. It appears that the training paradigm is shifting towards practical rationality, centered on the model of teaching as a craft. It was also noted that there were few proposals that could, in fact, lead the intern to the praxis that can be done based on education through research.
Palavra-chave: Educação em ciências
Licenciatura em química
Projeto pedagógico de curso
Estágio supervisionado
Prática como componente curricular
Palavra-chave em lingua estrangeira: Science education
Chemistry graduation
Course pedagogical project
Supervised internship
Practice as a curriculum component
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: COSTA, Roger Vinicius Nunes Queiroz da. Paradigmas de formação docente em cursos de licenciatura em química no estado do Acre na região da Amazônia Legal brasileira. 2023. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6358
Data defesa documento: 9-May-2023
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

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