Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6359
Tipo documento: Dissertação
Título: Currículo e inclusão de estudantes com transtorno do espectro do autismo : produção coletiva de artefato cultural e suas mediações pedagógicas
Autor(es): Feltrin, Maria das Graças Pereira
Orientador(a): Oliveira, Ozerina Victor de
Membro da Banca: Dias, Tatiane Lebre
Membro da Banca: Silva, Glaucia Eunice Gonçalves da
Membro da Banca: Oliveira, Ozerina Victor de
Resumo : Por meio de estudos no campo da educação inclusiva e análise crítica da realidade contemporânea sobre o reconhecimento dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), constata-se, dentre outros aspectos, que a escolarização desse público é uma arena ainda em edificação, marcada pelos distintos modos de abranger o desenvolvimento e as possibilidades educativas, peculiares a cada indivíduo com esse transtorno. Este estudo problematiza o papel dos currículos escolares na inclusão de estudantes com TEA e tem como objetivo: vivenciar o Plano Educacional Individualizado (PEI) como artefato cultural curricular para escolarização de estudantes com referido transtorno, em um processo de elaboração coletiva e na perspectiva da educação inclusiva. Como metodologia, empregou-se a pesquisaação colaborativa, que tem base empírica propiciadora de um movimento significativo na reforma educacional e na instituição de mudanças no currículo.Sendo assim, o referido estudo consistiu em conduzir e acompanhar o desenvolvimento coletivo de um PEI para escolarização de dois estudantes com TEA em uma escola municipal de Várzea Grande - MT, contextualizado com o currículo da classe comum, com as práticas pedagógicas e com o Projeto Político Pedagógico (PPP) escolar. A partir de vivência coletiva, este estudo compreende que os sujeitos de um currículo comum inclusivo não são só os estudantes e professores da escola, mas toda a comunidade escolar, que também abrange as famílias. Essa investigação científica resultou na ressignificação da prática docente a partir da compreensão de como ocorre o processo de escolarização e inclusão de estudantes com TEA e, desse modo, oportunizou a eles maior participação e aprendizagem significativa na sala de aula juntamente com os pares.
Resumo em lingua estrangeira: Through studies in the field of inclusive education and a critical analysis of the contemporary reality on the acknowledgment of the rights of people with Autism Spectrum Disorder (ASD), it appears, among other aspects, that the education of this public is still an arena under construction, scarred by different ways of covering development and educational possibilities, peculiar to each individual with this disorder. This study problematizes the role of the school curriculum in the inclusion of students with ASD and aims to: experience the Individualized Education Plan (IEP) as a curricular cultural artifact for the education of students with the disorder, in a process of collective elaboration and from the perspective of inclusive education. As a methodology, we used Collaborative Action Research, which has an empirical basis that enables a significant movement in educational reform and in establishing changes in the curriculum. Therefore, the aforementioned study consisted of conducting and monitoring the collective development of an IEP for the education of two students with ASD in a public school in Várzea Grande-MT, contextualized with the curriculum of the regular class, with pedagogical practices and with the Political-Pedagogical Project. Based on collective experience, this study shows that the subjects of a regular inclusive curriculum are not only students and teachers from the school, but the entire school community, which also includes families. This scientific investigation resulted in the re-signification of teaching practice based on the understanding of how the process of education and inclusion of students with ASD occurs and, thereby, provided them with greater participation and significant learning in the classroom along with their peers.
Palavra-chave: Currículo
Transtorno do espectro do autismo
Plano educacional individualizado
Palavra-chave em lingua estrangeira: Curriculum
Autism spectrum disorder
Individualized education plan
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: FELTRIN, Maria das Graças Pereira. Currículo e inclusão de estudantes com transtorno do espectro do autismo: produção coletiva de artefato cultural e suas mediações pedagógicas. 2022. 210 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6359
Data defesa documento: 12-Dec-2022
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2022_Maria das Graças Pereira Feltrin.pdf4.27 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.