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http://ri.ufmt.br/handle/1/6362
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Uma luta local pela educação do/no campo : construção curricular atravessada pela pandemia |
Autor(es): | Castro, Simone Regina de |
Orientador(a): | Oliveira, Ozerina Victor de |
Membro da Banca: | Oliveira, Ozerina Victor de |
Membro da Banca: | Santos, Geniana dos |
Membro da Banca: | Maciel, Cristiano |
Membro da Banca: | Rodrigues, Ana Claudia da Silva |
Resumo : | O objetivo da presente dissertação consiste em compreender o processo de construção de uma política de currículo no Ensino Médio da educação do/no campo (EMC), em suas implicações com a pandemia, na perspectiva de estudantes e de seus familiares. Neste sentido, almejamos responder a seguinte questão de pesquisa: quais as possibilidades da realização de uma educação do/no campo (EC) considerando uma condição de pandemia? Para tanto, elegemos como objeto de estudo as salas anexas no âmbito da modalidade de educação do/no campo da Escola Estadual Padre José Maria do Sacramento, localizada no município de Nova Brasilândia-MT. A temporalidade da pesquisa atravessa um percurso histórico-cultural de luta pelo direito a educação, concentrandose nos anos de 2020/2021. Nesta, o currículo se apresentou com aulas não presenciais e, após idas e vindas, voltou ao formato presencial, entretanto mantendo-se paralelamente o formato não presencial, transformando as casas dos estudantes em salas de aula. Objetivamos compreender o processo de construção de uma política de currículo no ensino médio da educação do/no campo (EMC), em suas implicações com a pandemia, na perspectiva de estudantes e de seus familiares. Como método para análise da política de currículo sob a perspectiva da diferença, elegemos o Ciclo de Políticas, analisando os textos produzidos na arena das diversas influências e sua prática contextualizada nas transcrições das entrevistas com nossos protagonistas, mediante um formato não linear. A compreensão dos dados nos levam a um percurso de construção histórica com lutas locais pelo direito a EC e com ações/formações promovidas pelos profissionais que dependem dela para sua subsistência. Num estado que verbera as culturas dos povos camponeses, impondo uma política nacional que oblitera as identidades em prol da nação, nossos protagonistas não se colocaram e sim foram colocados de fora desta construção curricular. Avanços foram identificados nos movimentos de ressignificação e (re)existência desta comunidade, onde os estudantes criam e (re)criam práticas alicerçados por condições físicas, materiais e imateriais advindas de seus responsáveis legais. Baseados na cultural digital desses povos camponeses, novas identidades vão se criando pelas práticas culturais, ao passo que esses elegem o que valeu e o que não valeu dentro da política de currículo do período pandêmico, sendo potencializadas as que valeram, essas podem partir rumo a construção de novas hegemonias originadas na enunciação dos povos da EC. |
Resumo em lingua estrangeira: | The objective of the present dissertation is to understand the process of building a curriculum policy in high school education in/in the countryside (EMC), in its implications with the pandemic, from the perspective of students and their families. In this sense, we aim to answer the following research question: what are the possibilities of carrying out an education of/in the countryside (CE) considering a pandemic condition? For this purpose, we chose as object of study the attached rooms within the field of education modality of the Escola Estadual Padre José Maria do Sacramento, located in the municipality of Nova Brasilândia-MT. The temporality of the research crosses a historical-cultural journey of struggle for the right to education, focusing on the years 2020/2021. In this one, the curriculum was presented with non-face-to-face classes and, after comings and goings, it returned to the face-toface format, while maintaining the non-face-to-face format in parallel, transforming students' homes into classrooms. We aimed to understand the process of building a curriculum policy in high school education in the countryside (EMC), in its implications with the pandemic, from the perspective of students and their families. As a method for analyzing curriculum policy from the perspective of difference, we chose the Policy Cycle, analyzing the texts produced in the arena of different influences and their practice contextualized in the transcripts of interviews with our protagonists, through a non-linear format. Understanding the data leads us to a path of historical construction with local struggles for the right to CE and with actions/training promoted by professionals who depend on it for their livelihood. In a state that violates the cultures of peasant peoples, imposing a national policy that obliterates identities in favor of the nation, our protagonists did not place themselves, but were placed outside this curricular construction. Advances were identified in the movements of resignification and (re)existence of this community, where students create and (re)create practices based on physical, material and immaterial conditions arising from their legal guardians. Based on the digital culture of these peasant peoples, new identities are being created through cultural practices, while these elect what was worth and what was not worth within the curriculum policy of the pandemic period, with those that were worth being enhanced, these can leave towards construction of new hegemonies originated in the enunciation of the peoples of CE. |
Palavra-chave: | Currículo Ciclo de políticas Prática cultural Educação do campo |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Curriculum Policy cycle Cultural practice Field education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | CASTRO, Simone Regina de. Uma luta local pela educação do/no campo: construção curricular atravessada pela pandemia. 2023. 211 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6362 |
Data defesa documento: | 10-Feb-2023 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
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