Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/6363
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Nardi, Tatiani do Carmo | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-28T20:13:26Z | - |
dc.date.available | 2023-04-26 | - |
dc.date.available | 2025-01-28T20:13:26Z | - |
dc.date.issued | 2023-02-28 | - |
dc.identifier.citation | NARDI, Tatiani do Carmo. As ressignificações metodológicas da cartografia do imaginário nas pesquisas em educação ambiental. 2023. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufmt.br/handle/1/6363 | - |
dc.description.abstract | This study focuses on research methodology in Environmental Education, with special consideration to Cartography of the Imaginary, which was published in 2011 by professor and researcher Michèle Sato. Considering the 80 dissertations (Master and PhD) present in the database of theses on the GPEA blog, the vast majority relates to phenomenology. On light of these phenomenological research, 26 studies have already been completed and 11 are in progress (a total of 37 works) through the “Cartography of the Imaginary”, a methodology inspired by the essence of Gaston Bachelard. The elements water, earth, fire, and air are the phenomenological substrates for most of the scientific investigations built in the GPEA. I sought to understand how the methodology was re-created by each researcher based on his or her own way of think, act and feel the phenomenological investigation. Keeping the principles of phenomenology, each researcher must reframe the paths of praxis and epistemology, in dialogues with the thematic approach, specific talents in the areas of knowledge, procedures and other plots that are in line with the cartography of the imaginary. In addition to studying these works, I conducted 8 interviews with students who had already completed their research. The results reveal that the methodological reframing, with its own innovation, is simultaneously laborious and pleasurable: difficult because it requires reinvention; but for that very reason beautiful, because it is rebuilt in resonance with the oneiric dreams of each researcher. The details of the creation, feelings and rationales originated by the research are attributes discussed throughout the dissertation. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2024-08-05T13:49:15Z No. of bitstreams: 1 DISS_2023_Tatiani do Carmo Nardi.pdf: 7161300 bytes, checksum: 248c1ded7503bfe2a552dfd482021f17 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-01-28T20:13:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2023_Tatiani do Carmo Nardi.pdf: 7161300 bytes, checksum: 248c1ded7503bfe2a552dfd482021f17 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-01-28T20:13:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2023_Tatiani do Carmo Nardi.pdf: 7161300 bytes, checksum: 248c1ded7503bfe2a552dfd482021f17 (MD5) Previous issue date: 2023-02-28 | en |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | As ressignificações metodológicas da cartografia do imaginário nas pesquisas em educação ambiental | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fenomenologia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Metodologia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cartografia do imaginário | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Sato, Michèle Tomoko | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9264997837722900 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Sato, Michèle Tomoko | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9264997837722900 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Marcomin, Fatima Elizabeti | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1185445232833748 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5045472220656318 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo tem foco na metodologia de pesquisa em Educação Ambiental, com especial consideração à Cartografia do Imaginário, que foi publicada em 2011 pela professora e pesquisadora Michèle Sato. Das 80 dissertações e teses presentes no banco de teses do blog do GPEA, a vasta maioria tem a epistemologia conectada com a fenomenologia. Destas pesquisas fenomenológicas, 26 trabalhos já foram finalizados e 11 estão em andamento (total de 37 pesquisas) por meio da Cartografia do Imaginário, metodologia inspirada na essência de Gaston Bachelard. Os elementos água, terra, fogo e ar são os substratos fenomenológicos à maioria das investigações científicas construídas no GPEA. Busquei compreender de que maneira a metodologia foi ressignificada, já que ela provoca que seja reinventada e que cada pesquisador/a crie os próprios caminhos da investigação. Mantendo os princípios da fenomenologia, cada pesquisador/a deve ressignificar os caminhos da práxis, em diálogos com a abordagem temática, talentos específicos das áreas do saber, procedimentos e outros enredos que estejam em consonância com a fenomenologia do imaginário. Além de estudar estes trabalhos, realizei 8 entrevistas com estudantes que já concluíram suas pesquisas. Os resultados revelam que a ressignificação metodológica, com inovação própria, é concomitantemente trabalhosa e prazerosa: difícil, porque exige uma reinvenção, mas por isso mesmo bela, porque é reconstruída em ressonância com os sonhos oníricos de cada pesquisador/a. Os detalhes da criação, sentimentos e racionalidades originadas pelas pesquisas são atributos debatidos ao longo da dissertação. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Educação (IE) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Environmental education | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Phenomenology | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Methodology | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Cartography of imaginary | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Rezende, Maria Aparecida | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/4835064822444639 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Oliveira, Bárbara Cortella Pereira de | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/6615374490879599 | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2023_Tatiani do Carmo Nardi.pdf | 6.99 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.