Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6366
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAzeredo, Wagner Alexandre Queiroz de-
dc.date.accessioned2025-01-29T16:30:29Z-
dc.date.available2023-05-15-
dc.date.available2025-01-29T16:30:29Z-
dc.date.issued2023-03-31-
dc.identifier.citationAZEREDO, Wagner Alexandre Queiroz de. Jogos e brincadeiras de alunos e pais da agrovila PA-Bojuí: um estudo sobre suas possibilidades pedagógicas. 2023. 93 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/6366-
dc.description.abstractThis research refers to a Master's thesis in Education that sought to understand the pedagogical possibilities of games and games experienced by students in the 3rd year of high school at the State School “Ana Maria Tissiani de Oliveira”, in Agrovila PA-Bojuí and their guardians. For this, we adopted the ethnographic method, which according to André (1995) is concerned with the actions and events of the researched group, in order to describe their culture, which, in our case, are their practices of games and play. We used procedures for data collection, such as interviews, observation and recordings with audiovisual resources, in an attempt to capture information to answer the following question: What are the pedagogical possibilities that games and activities experienced by our participants can contribute to their educational training? From the data obtained, we thought about the pedagogical possibilities that games and activities in the context of this rural school allowed us to identify.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2024-08-05T14:50:18Z No. of bitstreams: 1 DISS_2021_Wagner Alexandre Queiroz de Azeredo.pdf: 1693901 bytes, checksum: c1603eb0659d5517a689d702344e1fa2 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-01-29T16:30:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2021_Wagner Alexandre Queiroz de Azeredo.pdf: 1693901 bytes, checksum: c1603eb0659d5517a689d702344e1fa2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-29T16:30:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2021_Wagner Alexandre Queiroz de Azeredo.pdf: 1693901 bytes, checksum: c1603eb0659d5517a689d702344e1fa2 (MD5) Previous issue date: 2023-03-31en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleJogos e brincadeiras de alunos e pais da agrovila PA-Bojuí : um estudo sobre suas possibilidades pedagógicaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordJogos e brincadeiraspt_BR
dc.subject.keywordPossibilidades pedagógicaspt_BR
dc.subject.keywordAgrovila PA-Bojuípt_BR
dc.contributor.advisor1Gomes, Cléo Ferreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9015671865811558pt_BR
dc.contributor.referee1Gomes, Cléo Ferreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9015671865811558pt_BR
dc.contributor.referee2Coffani, Márcia Cristina Rodrigues da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9106003157470968pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2374961168740879pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa se refere a uma dissertação de Mestrado em Educação que buscou compreender as possibilidades pedagógicas dos jogos e das brincadeiras vivenciados pelos alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual “Ana Maria Tissiani de Oliveira”, na Agrovila PA-Bojuí e seus responsáveis. Para tal, adotamos o método etnográfico, que de acordo com André (1995) se preocupa com as ações e eventos do grupo pesquisado, a fim de descrever sua cultura que, no nosso caso, são suas práticas de jogos e brincadeiras. Utilizamos procedimentos para coleta de dados, tais como entrevista, observação e registros com recursos audiovisuais, no intento de apreender informações para responder à seguinte questão: Quais são as possibilidades pedagógicas que os jogos e as brincadeiras vivenciados por nossos participantes podem contribuir para sua formação educativa? A partir dos dados obtidos, pensamos nas possibilidades pedagógicas que os jogos e as brincadeiras no contexto dessa escola do campo, nos permitiram identificar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação (IE)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.keyword2Games and playspt_BR
dc.subject.keyword2Pedagogical possibilitiespt_BR
dc.subject.keyword2PA-Bojuí Agrovillagept_BR
dc.contributor.referee3Rodrigues, Josiane-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8826730608094731pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2021_Wagner Alexandre Queiroz de Azeredo.pdf1.65 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.