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http://ri.ufmt.br/handle/1/6367
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Os desafios da formação de professores indígenas no Magistério Intercultural no Alto-Xingu-MT |
Autor(es): | Geraldo, Karina Aparecida |
Orientador(a): | Rezende, Maria Aparecida |
Membro da Banca: | Rezende, Maria Aparecida |
Membro da Banca: | Vieira, Carlos Magno Naglis |
Membro da Banca: | Passos, Luiz Augusto |
Resumo : | O tema desta pesquisa é a formação de professora/es indígenas e a educação escolar indígena. O foco é indagar como ocorreu a formação de professores indígenas vinculada ao “Projeto Magistério Intercultural Indígena do Alto Xingu”. O estudo abrange, especificamente, o Posto Leonardo Villas Boas, do Alto Xingu, no Estado de Mato Grosso. O Magistério Intercultural Indígena é um programa de formação de professores indígenas em suas respectivas comunidades. É ofertado pela Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso (SEDUC), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) e Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena (CEEI). Iniciou-se no ano de 2005, no Estado de Mato Grosso, tendo como parâmetro a Lei 10.172, de 9 de janeiro de 2001, em que o Plano Nacional de Educação prevê a educação escolar indígena e a formação de professores indígenas, de acordo com sua cultura e no espaço onde se encontra inserido. O objetivo é mostrar como foram organizadas as informações nesse processo formativo, bem como sugerir alguns caminhos que podem melhorá-lo, como meio de contribuir com a Secretaria de Estado de Educação em suas propostas de formação de professores e professoras indígenas. A pesquisa é qualitativa, voltada para um método fenomenológico, inspirado na filosofia de Merleau-Ponty, e na dimensão educativa de Paulo Freire. A metodologia propõe uma pesquisa aberta com caminhos que perpassam a pesquisa bibliográfica, documental e as observações assistemáticas da pesquisadora, como membro da equipe da SEDUC e docente desse curso de formação. Tal experiência vivenciada, registrada por meio do diário de campo, pode colaborar com informações importantes para essa metodologia de pesquisa. Ainda a título de contribuição metodológica, o texto usa a descrição densa, conforme a teoria Geertziana. O resultado deste estudo mostra fragilidades por falta de mais informações documentais com relação a esse processo formativo, devido a não terem sido localizados. O presente texto, portanto, pretende descrever os impactos sociais que podem ser gerados e as implicações contributivas que a pesquisa pode trazer para as comunidades étnicas envolvidas, caso a SEDUC assuma em sua formação do Magistério Intercultural Indígena as contribuições deste estudo na prática do processo teórico-metodológico e pedagógico realizados. Espera-se que o curso possa aperfeiçoar as práticas pedagógicas das professoras e professores não indígenas por meio de um Projeto de Formação do Magistério Intercultural Indígena no Estado de Mato Grosso que busca mudanças sociais que auxiliem, neste momento, o bem-viver dos povos indígenas. |
Resumo em lingua estrangeira: | The theme of this research is the training of indigenous teachers and the indigenous school education. The focus is to inquire how the indigenous teacher training linked to the “Indigenous Intercultural Teaching Project of Alto Xingu” occurred. The study focuses specifically on the Leonardo Villas Boas Station in the Alto Xingu area, in the State of Mato Grosso. The Indigenous Intercultural Teaching is an indigenous teaching program that happens inside the respective communities. It is offered by the Secretary of Education of the State of Mato Grosso (SEDUC), in partnership with the National Ministry of Education (MEC), National Indian Foundation (FUNAI), National Health Foundation (FUNASA) and State Council of Indigenous School Education (CEEI). It began in 2005, in the State of Mato Grosso, having the Law 10.172, of January, 2001 as a parameter, in which the National Education Plan intended that the indigenous school education and the indigenous teacher training happen according to their culture and in the space where they are inserted. The aim of the research is to show how the information was organized in this formative process, as well as to suggest some paths that can improve it, as a means of contributing with the State Secretary of Education in their proposals for training teachers and indigenous teachers. It is qualitative research, focusing on a phenomenological method, based on Merleau-Ponty’s philosophy, and Paulo Freire’s educational dimension. The methodology proposes open research with paths that run through the bibliographic, documental research and the researcher’s nonsystematic observations, as a member of SEDUC’s team and a teacher of this training course. Such lived experience, registered through a field diary, can collaborate with important information for this research methodology. Also, as methodological contribution, the text uses a dense description, according to the Geertzian theory. The result of this study shows weaknesses due to lack of more documental information in relation to the formative training process that could not be found. Therefore, the present text aims to describe the social impacts that can be generated and the contributive implications that the research can bring for the ethnic communities involved, in case SEDUC decides to include in its training for the Indigenous Intercultural Teaching Project the contributions of this study in the practice of the methodological-theoretical and pedagogical process accomplished. It is expected that the course can improve the non-indigenous teachers’ pedagogical practices through an Indigenous Intercultural Training Teaching Project in the State of Mato Grosso which seeks social changes that would help, at this time, the well-being of indigenous peoples. |
Palavra-chave: | Educação escolar indígena Formação de professoras/es indígenas Magistério intercultural |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Indigenous school education Indigenous teachers training Intercultural teaching |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | GERALDO, Karina Aparecida. Os desafios da formação de professores indígenas no Magistério Intercultural no Alto-Xingu-MT. 2023. 90 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6367 |
Data defesa documento: | 24-Feb-2023 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
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