Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6370
Tipo documento: Dissertação
Título: Projetos culturais : elementos mobilizadores para a vitalização da cultura e da democratização do espaço escolar da EMEB “Doutor Fábio Firmino Leite”
Autor(es): Pulquerio, Ivone Monteiro dos Reis
Orientador(a): Passos, Luiz Augusto
Membro da Banca: Casali, Alipio Marcio Dias
Membro da Banca: Sato, Michèle Tomoko
Membro da Banca: Passos, Luiz Augusto
Resumo : Esta pesquisa investigou os Projetos Culturais implantados pela Escola Municipal de Educação Básica "Doutor Fábio Firmino Leite" e que foram desenvolvidos no período de 2000 a 2004. Esses projetos estavam centrados na contribuição cultural e tinham como forte elemento mobilizador para o fortalecimento da participação e a democratização do espaço escolar. A opção pelo já citado objeto de pesquisa ocorreu por constatarmos, ao longo de vários anos, que o processo democrático nas unidades escolares da rede municipal de Cuiabá – MT ainda estava vinculado, quase que exclusivamente, na eleição para a escolha do gestor escolar, deixando de considerá-lo, também, como um fator que facilita o acesso aos bens culturais, tão essenciais no processo educativo e à formação do cidadão. Na realização desse trabalho, optamos por utilizar a pesquisa qualitativa, uma vez que esta tem possibilitado aos diversos pesquisadores uma maior interação entre aqueles que investigam e os sujeitos que estão envolvidos no processo investigatório. Utilizamos, ainda, os seguintes aportes metodológicos: revisão bibliográfica que subsidiou o aprofundamento teórico sobre algumas temáticas essenciais, tais como: a cultura e sua relação com a educação e a participação; as entrevistas semi-estruturadas, realizadas com os sujeitos da investigação, possibilitando que os mesmos discorressem livremente, de modo a contribuir para o enriquecimento deste trabalho. É necessário ressaltar que esta pesquisa demonstrou como os projetos culturais foram elementos chaves, colaborando de forma significativa para a ampliação da participação e, ao mesmo tempo, possibilitando aos participantes a vivência de outras formas de manifestações culturais. Assim, podemos afirmar que essas vivências contribuíram para que a escola se tornasse um espaço pedagógico mais prazeroso, onde o desenvolvimento da criatividade, o desenvolvimento da expressão corporal, a solidariedade e a cooperação foram alguns dos principais ingredientes no processo de crescimento da comunidade escolar.
Resumo em lingua estrangeira: This research investigated the Cultural Projects implanted by the Municipal School of Education Basic "Doctor Fabio Firmino Leite", which were developed in the period from 2000 to 2004. These projects were centered in the cultural contribution and they had as a fort union element the strengthening of the participation and the democratization of the school space. The option for the already mentioned research object happened for we verify, along several years, that the democratic process in the school units of the municipal net of Cuiabá - MT was still linked, almost that exclusively, in the election for the school manager's choice, leaving of you consider it, also, as a factor that facilitates the access to the cultural goods, so essential in the educational process and to the citizen's formation. In the accomplishment of this work, we opted to use the qualitative research, once this has been making possible the several researchers a larger interaction among those than they investigate and the subjects that are involved in this process. We still used the following methodological contributions: bibliographical revision that subsidized the theoretical reflection on some essential themes, such as: the culture and your relationship with the education and the participation; the semistructured interviews, accomplished with the subject of the investigation, making possible that the same ones discoursed freely, in way to contribute for the enrichment of this work. It is necessary to emphasize so as to this research demonstrated as the cultural projects were key elements, collaborating in a significant way for the enlargement of the participation and, at the same time, making possible the participants that lived other forms of cultural manifestations. Like this, we can affirm that those existences contributed so that the school became a more pleased pedagogic space, where the development of the creativity, the development of the corporal expression, the solidarity and the cooperation were some of the main ingredients in the process of the school community's growth.
Palavra-chave: Cultura
Democratização
Participação
Palavra-chave em lingua estrangeira: Culture
Democratization
Participation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: PULQUERIO, Ivone Monteiro dos Reis. Projetos culturais: elementos mobilizadores para a vitalização da cultura e da democratização do espaço escolar da EMEB “Doutor Fábio Firmino Leite”. 2006. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6370
Data defesa documento: 17-Fev-2006
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2006_Ivone Monteiro dos Reis Pulquerio.pdf2.07 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.