Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/6371
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Compreensão da linguagem matemática por alunos do 9º ano do ensino fundamental |
Autor(es): | Silva, Giselle de Paiva |
Orientador(a): | Silva, Adelmo Carvalho da |
Membro da Banca: | Silva, Adelmo Carvalho da |
Membro da Banca: | Palma, Rute Cristina Domingos da |
Membro da Banca: | Freitas, Adriano Vargas |
Resumo : | A presente pesquisa “Compreensão da Linguagem Matemática por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental”, vincula-se à linha de pesquisa “Educação em Ciências e Educação em Matemática” do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Mato Grosso-UFMT/campus Cuiabá-MT. Pretende investigar a compreensão da Linguagem matemática, pelos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Para isso, busca responder o seguinte problema de pesquisa: Quais as possíveis causas das dificuldades de compreensão da linguagem matemática, para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental? Tem, então, como objetivo principal: Investigar as causas das dificuldades de compreensão da linguagem matemática apresentada nas atividades de sala de aula. E ainda, responder aos seguintes objetivos específicos: 1) Analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores no processo de ensino da matemática; 2) Investigar as dificuldades apresentadas pelos alunos na realização das atividades matemáticas; 3) Analisar as implicações da não compreensão da linguagem matemática no processo de aprendizagem da matemática ensinada na escola. Norteia-se nos pressupostos da teoria Vygotskyana na busca pela compreensão da relação entre o pensamento e a linguagem e na perspectiva de Machado (2011), Granell (1999) para tratar do envolvimento da Língua materna com a matemática. Parte da premissa que a compreensão da linguagem matemática colabora para o desenvolvimento da aprendizagem em Matemática. Utilizar-se-á as abordagens da pesquisa qualitativa e do método interpretativo para analisar como os alunos compreendem a Linguagem matemática. Os instrumentos utilizados na análise foram a observação participativa, entrevista semiestruturada, diário de campo e material dos alunos. Os sujeitos desta pesquisa serão alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e seus professores de Matemática, de duas escolas do Estado do Mato Grosso. Os dados apontam os seguintes resultados: os alunos apresentam dificuldades de compreensão daquilo que se lê; os estudantes investigados apresentaram pouca familiaridade com a linguagem matemática. A tradução por meio da língua materna é o método utilizado pelos professores para produzir significado aos termos matemáticos. Os signos empregados durante a tradução não são adequados para a familiarização dos alunos com a linguagem matemática. A prática pedagógica limita o desenvolvimento da compreensão matemática. Nesse sentido, a investigação constitui-se como um caminho interessante para discussões relacionadas às dificuldades de compreensão da linguagem matemática e sua relação com a aprendizagem matemática; e quais práticas pedagógicas podem contribuir para a compreensão da referida linguagem e consequentemente com a aprendizagem matemática. |
Resumo em lingua estrangeira: | The following research "Comprehension of Mathematic Language by 9° grade students of the primary School" is connected to the research program "Science Education and Mathematic Education" by the Educational Post-Graduation School of Mato Grosso Federal College - UFMT/ Campus Cuiabá. The purpose of this work is to analyze the comprehension of the mathematic language by the students from the 9° grade of primary school. With that in mind, it tries to answer the following research problem: what are the possible causes of the mathematic language comprehension difficulty by the students of the 9° grade of primary School? It’s primary objective is: investigate the causes of the mathematic language comprehension difficulty presented by the students in the school class activities. And more, to answer the following specific objectives: 1) Analyze the pedagogy methods put forth by the teachers in the mathematic teaching process. 2) Analyze the difficulties showed by the students in the activities of mathematics lessons; 3) Analyze the complications in the non-comprehension of the mathematic language in the learning process of mathematic teaching in the school. This research is guided by the theory of Vygotsky in search for the understanding of the relation between thought and language; in the Machado perspective (2011) and Granell (1999) to treat the mother language involvement with mathematics. Takes off from the premise that the comprehension of the mathematic language collaborate in the process to learn mathematics. It uses the approach of qualitative research and the interpretative method to analyze how the students comprehend the mathematic language. Participative observation, semistructured interview, field report and students class material were the instruments used for this analyses. The subjects of this research will be students from the 9° grade of primary school and their mathematic teachers, in two Mato Grosso public (state) schools. The data collected presents the following results: the students presents difficulties in learning the mathematic language; the researched students shows little understanding of the subject. The translation trough the mother language is the method utilized by the teachers to transmit the meaning of the mathematic terms. The symbols put forth in the process of translation are not appropriate for the students familiarization with the mathematic language. The pedagogy practice restrains the process of development in the comprehension of mathematics. On this matter, the analyses pavements a interesting path for discussions related to the difficulties in the comprehension of the mathematic language and it’s relation with the mathematic learning; and what types of pedagogy practice can support for the comprehension of the subjected language of this analyses and thereafter with the mathematic learning. |
Palavra-chave: | Linguagem matemática Ensino Matemática Comunicação |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Mathematic language Education Mathematics Communication |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | SILVA, Giselle de Paiva. Compreensão da linguagem matemática por alunos do 9º ano do ensino fundamental. 2017. 151 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2017. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6371 |
Data defesa documento: | 7-Apr-2017 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2017_Giselle De Paiva Silva.pdf | 3.33 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.