Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6372
Tipo documento: Dissertação
Título: Informática para jovens na educação média de formação profissional : a democratização do conhecimento através da internet (CEFET Cuiabá-MT)
Autor(es): Jesus, Olga Maria de Sena
Orientador(a): Morgado, Maria Aparecida
Membro da Banca: Morgado, Maria Aparecida
Membro da Banca: Magalhães, Josiane
Membro da Banca: Passos, Luiz Augusto
Resumo : A informatização da sociedade fez surgir a necessidade da alfabetização informática, tendo em conta que a manipulação dos computadores passaria a ser indispensável para leitura, escrita e contagem, tanto nas vidas públicas como nas vidas econômicas. Com isso tem-se discutido e questionado sobre o uso dos computadores nas escolas, sua utilização como instrumento de aprendizagem e busca do conhecimento. O trabalho que aqui apresentamos faz parte do grupo de pesquisa Educação, Jovens e Democracia, no projeto Educação da Juventude de Mato Grosso: Impasses e Perspectivas Político-Pedagógicas, e busca saber como os jovens utilizam no seu dia a dia os conhecimentos adquiridos na aula de informática para obter informações, tomar decisões socializá-las com o mundo tornando-os assim cidadãos empreendedores. O estudo se situou na perspectiva da pesquisa qualitativa. Foram utilizadas as seguintes técnicas investigativas como: estudos bibliográficos, entrevistas, observação in loco. Elegeu-se o Centro Federal de Educação Tecnológica de Cuiabá-MT como local de pesquisa pelos seguintes critérios: lá estudam jovens entre 14 e 18 anos, que são oriundos de diversas classes sociais e advêm de várias regiões do Estado de Mato Grosso. Foram estudados 70 jovens do 3º ano dos Cursos de Zootecnia e Agricultura, por serem eles mais antigos na instituição e com mais conhecimento no campo da informática. Verificamos que 100% dos jovens estudados tem acesso à Internet na escola e a utilizam como meio para buscar, receber e compartilhar informações. A pesquisa indica que 73% dos alunos acessam a Internet pelo menos uma vez por semana. Já dentro da Internet verificou-se que os jovens, além de buscarem informações nos sites (home-page) para fazerem pesquisas escolares (100 %), 14% vão de vez em quando a sites religiosos, 100% sempre visitam sites de variedades e 50% visitam outros sites (esportes, jogos, etc..) por curiosidade de vez em quando. Verificou-se também que as salas de bate-papo e os correios eletrônicos estão sendo muito utilizados pelos jovens para manterem amizades e criar novos relacionamentos sociais, dentre eles participação em grupos de discussão sobre temas relacionados a disciplinas técnicas na área da agropecuária. No entender de Morgad (2001) novas formas de criar, organizar e interagir com a informação mudam a natureza entre o indivíduo e essa informação. Já para Machado (1996) aliada às telecomunicações, a informática transforma cada computador em porta para uma grande teia de redes que interligam pessoas e países modificando as formas de interação social. Sabemos que os computadores são instrumentos que exercem fascínio sobre os jovens e ao mesmo tempo, auxiliam nas pesquisas escolares. Podemos afirmar que a Internet esta abrindo novas opções para esses jovens que são provenientes da zona rural e dando-lhes uma nova visão de mundo, colocando-os frente a frente em discussões com outros jovens do mundo inteiro sobre temas relacionados como, por exemplo, movimentos contra globalização, e também fazendo novas amizades e tendo relacionamentos sociais num mundo cada vez mais globalizado.
Resumo em lingua estrangeira: The computerization of the society made to appear the necessity of the alphabetization computer science, having in account that the manipulation of the computers would start to be indispensable to reading, writing and counting, as much in the public lives as in the economic lives. With this it has been argued and questioned on the use of the computers in the schools, its use as learning instrument and search of the knowledge. The work that we present here is part of the group of research Education, Young and Democracy, in the project Education of the Youth of Mato Grosso: Impasses and Pedagogies-Politics Perspectives, e search to know as the young uses in its day the day the knowledge acquired in the computer science lesson to get information, to take decisions to socialize them with the world being become them thus enterprising citizens. The study if it pointed out in the perspective of the qualitative research. The following investigations techniques had been used as: bibliographical studies, interviews, local observation. The Federal Center of Technological Education of Cuiabá-MT as local of research for the following criteria was chosen: there they study young between 14 and 18 years, that they are deriving of diverse social classrooms and happen of some regions of the State of Mato Grosso. They had been studied 70 young of 3º year of the Courses of Zootecnic and Agriculture, for being older they in the institution and with more knowledge in the field of computer science. We verify that 100% of the studied young have access to the Internet in the school and they use it as half to search, to receive and to share information. The research indicates that 73% of the pupils have access the Internet at least one time per week. Already inside of the Internet it was verified that the young, besides searching information in the sites (homepage) to make pertaining to school research (100 %), 14% go of time in when the religious sites, 100% always they visit sites of varieties and 50% visit other sites (sports, games, etc..) for curiosity of time in when. It was also verified that the rooms of chat and the e-mails are being very used for the young ones to keep friendships and to create new social relationships, amongst them participation in groups of quarrel on related subjects you discipline it techniques in the area of the farming one. In understanding of Morgad (2001) new forms to create, to organize and to interact with the information change the nature between the individual and this information. Already for Machado (1996) allied to the telecommunications, computer science transforms each computer into door for a great web of nets that establish connection people and countries modifying the forms of social interaction. We know that the computers are instruments that exert allure on the young and at the same time, they assist in the pertaining to school research. We can affirm that the Internet this opening new options for these young that is proceeding from the agricultural zone and giving a new vision to them of world, placing them front the front in quarrels with other young of the entire world on related subjects as, for example, movements against globalization, e also making new friendships and having social relationships in a global world each time more.
Palavra-chave: Jovens negros
Educação
Tecnologia
Palavra-chave em lingua estrangeira: Young blacks
Education
Technology
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: JESUS, Olga Maria de Sena. Informática para jovens na educação média de formação profissional: a democratização do conhecimento através da internet (CEFET Cuiabá-MT). 2005. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2005.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6372
Data defesa documento: 1-Apr-2005
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2005_Olga Maria de Sena Jesus.pdf559.91 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.