Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/6375
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Brincar em psicanálise : escutando professores de educação de crianças |
Autor(es): | Farias, Andrea Giulietti |
Orientador(a): | Speller, Maria Augusta Rondas |
Membro da Banca: | Speller, Maria Augusta Rondas |
Resumo : | Através do brincar a criança tenta compreender o mundo que a cerca, propiciando condições facilitadoras à sua constituição como sujeito, ao seu desenvolvimento motor, às suas relações sociais e ao seu aprendizado. O objeto de estudo do presente trabalho foi escutar professores sobre o que pensam e como lidam com o brincar. Com o suporte psicanalítico, realizei, numa escola de educação para crianças da rede municipal, uma análise qualitativa do brincar, tal como falado pelos professores. O objetivo principal da pesquisa era investigar o que os professores pensavam do brincar e discutir com eles algumas questões ligadas ao tema. Nesta pesquisa utilizei-me da psicanálise como teoria de referência. A psicanálise pode ajudar os educadores a ter um olhar diferente para a criança, para o brincar e para a educação, o que possibilitaria dar mais espaço para a criação do novo e não só para a reprodução do que já é conhecido, do que está nos livros ou do que já está estabelecido pelo social. É relevante a contribuição da escuta do que dizem os próprios professores a respeito de sua prática, não só porque brincar é imprescindível para a subjetivação, mas também porque são os próprios professores junto com as crianças, os mais implicados nesse processo da construção do saber, do ensino e da aprendizagem. No desenvolvimento do trabalho adotou-se a abordagem qualitativa que pode ser entendida como uma possibilidade de transformação da maneira de se pensar e de se pesquisar em ciências sociais. O conhecimento sobre o fato pesquisado vai se construindo a partir da interrogação que o pesquisador faz aos dados coletados e com base também em tudo o que se conhece sobre o assunto, em toda a teoria acumulada a respeito. Nos estudos qualitativos, a análise dos dados coletados tende a seguir um processo indutivo. O pesquisador não se preocupa em buscar evidências que comprovem hipóteses definidas antes do início dos estudos. As conclusões vão sendo formadas e consolidadas basicamente a partir da coleta e análise dos dados. Foi assim no presente caso, em que o caminho percorrido para o desenvolvimento da pesquisa foi com a formação de um grupo com professores e funcionários da escola que se interessaram pela discussão sobre o tema brincar. Foi formado um grupo de seis professores e uma merendeira, num total de oito pessoas incluindo a pesquisadora. Foram realizados sete encontros semanais na própria escola, todas as quartasfeiras, das 16 às 18 horas, no período de junho a setembro de 2004. As discussões em grupo foram gravadas, com a permissão de todos os participantes. Foram produzidas sete fitas que posteriormente foram transcritas e analisadas. Com base no material gravado nas reuniões semanais foram definidas três categorias de análise a partir de elementos comuns e significativos que apareceram na fala dos professores. Primeiro, a concepção de um novo projeto; segundo, o brincar agressivo e seus limites; terceiro, o brincar e a realidade. A primeira categoria sintetiza a preocupação dos professores em desenvolver a proposta da escola de trabalhar o brincar para aprender; suas dificuldades em cumprir o projeto proposto e a noção do quanto o brincar está distante da realidade da escola. A segunda categoria trata principalmente da questão da agressividade e da violência no contexto do brincar e da escola, além de abordar a questão da autoridade do professor e a dificuldade que ele tem em estabelecer os limites para as brincadeiras. Por último, a terceira categoria apresenta o modo como os professores podem ensinar algo da realidade para as crianças. Será que isso é possível sem o brincar? Nesta terceira categoria apresenta-se também o material que foi coletado com 31 (trinta e uma) alunas do segundo ano do curso de Pedagogia da UFMT. Através dos resultados, principalmente o de que para os professores o brincar ainda é visto, pelo menos em parte, como um passatempo apenas, seria interessante a criação de um espaço para reuniões em que os professores pudessem falar e ser escutados. A criação desse espaço, onde os professores poderiam reunir-se sem respostas prontas, sem receitas, sem préconceitos, possibilitaria uma circulação dos discursos para que entre eles pudessem tecer novos sentidos e novas possibilidades para a educação e sua prática, ao se darem conta também de seus próprios limites, implicando-se no que acontece na escola. Esse espaço também serviria para trabalhar as questões relacionadas ao brincar, seja dentro da escola ou inserido durante a formação profissional dos professores. |
Resumo em lingua estrangeira: | Through the act of playing, the child tries to understand the world. It helps the child to understand himself as a subject, facilitates his motor development, his social relationships and his education. The object of the present study was to listen to the teachers about what they think and how they manage the child’s play. For that, we used psychoanalysis to understand the act of playing in a County School for children in Cuiaba, MS, Brazil, based on the spoken statement of the teachers. The main objective of this research was inquire what the teachers thought of playing and discuss with them some questions linked to the present subject. We used the psychoanalysis as the reference theory for this research. The psychoanalysis can help the educators to look at the children, the act of playing, and the education in a different way. The idea is to give more space for the new and not only to reproduce what is already known in the books and in the social establishment. In this process it is very important to listen to the teachers about their own practice, not only because the act of playing is indispensable for the formation of the subject but also because the teachers together with the children are responsible for the construction of knowledge, instruction and education. In the research development we used the qualitative approach, which can be considered a transformation in the way to think and to research in social sciences. The knowledge about the research subject is built during the research itself following an inductive process. The researcher is not worried about looking for evidences that would prove pre-established hypotheses. The conclusions are formed and consolidated through the data collection and analysis.In the present study, a group of teachers and school workers was formed to discuss the act of playing by the children. Six teachers and one school cook together with the researcher formed the eight people group. A total of seven weekly meetings happened in the school, every Wednesday from 4PM to 6PM between June and September of 2004. The meetings were taped with the permission of all participants. Seven tapes were produced, which were transcribed and analysed later. Based in the material taped in the weekly meetings, three categories were defined from meaningful and common elements derived from the teachers’ speeches. First, the conception of a new project; second, the aggressive play and its limits and; third, the act of playing and the reality. The first category resumes the teachers’ concerns in developing a proposition to use the act of playing to learn, their difficulties in developing and following such propositions and finally their assumptions that the act of playing is too distant from the school educational environment. The second category is based mainly in the aggression and violence in the act of playing and the school context. Additionally it approaches the teacher’s authority and the difficulty to impose limits in the act of playing. The third and last category implies how teachers are able to teach reality to children and if it would be possible to do so without the act of playing. In this last category, the material that was collected from 31 pedagogy’s second year students from UFMT was also included. From the results, comes the concept that the teachers view the act of playing as entertainment only. The creation of meetings in which teachers could discuss their views among themselves would be very interesting. In these meetings they would be able to talk, to be listened to and create new means and possibilities for their practice and education. In that way it would be easier for them to have a better idea of the reality and their limits. In these meetings they would also be able to discuss the act of playing as a form of learning inside the school and as part of their professional formation. |
Palavra-chave: | Brincar Educação Psicanálise |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Play Education Psychoanalysis |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | FARIAS, Andrea Giulietti. Brincar em psicanálise: escutando professores de educação de crianças. 2006. 189 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2006. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6375 |
Data defesa documento: | 28-Jul-2006 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2006_Andrea Giulietti Farias.pdf | 9.57 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.