Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6377
Tipo documento: Dissertação
Título: Processos avaliativos em classes de pré-escola da Rede Municipal de Cuiabá : uma análise dos relatórios individuais de avaliação dos alunos
Autor(es): Pereira, Ana Elias Cardoso
Orientador(a): Darsie, Marta Maria Pontin
Membro da Banca: Darsie, Marta Maria Pontin
Membro da Banca: Andre, Marli Eliza Dalmazo Afonso de
Membro da Banca: Fernandes, Jorcelina Elisabeth
Resumo : Por meio desse estudo, buscou-se analisar os relatórios avaliativos individuais de classes de pré-escola da rede municipal de ensino de Cuiabá, a fim de conhecer o que os professores registram sobre seus alunos, identificando que aspectos do processo educativo são privilegiados nestes registros, para, ancoradas nessa análise, compreender as concepções de avaliação expressas em tais relatórios. A abordagem metodológica utilizada foi a qualitativa interpretativa, predominando o caráter descritivo dos dados. A análise documental se evidenciou mais adequada ao desenvolvimento do nosso estudo, considerando que os relatórios avaliativos individuais dos alunos de classes de pré-escola, produzidos no decorrer do ano de 2002, constituíram nossa principal fonte de dados. Apesar de ser técnica ainda pouco explorada na área de educação, e em outras áreas de ação social, constitui, conforme Lüdke & André (1986), “técnica valiosa de abordagem de dados qualitativos, seja complementando as informações obtidas por outras técnicas, seja desvelando aspectos novos de um tema ou problema”. Foram analisados trezentos e dezesseis relatórios, podendo, os resultados dessa pesquisa, ser assim sintetizados: em termos de conteúdo, os registros encontrados apontam para grande recorrência dos aspectos cognitivos, atitudinais, comportamentais, sociais e psicomotores. Mais que isso: revelando menor recorrência dos aspectos relacionados à afetividade, ao desenvolvimento da autonomia e à representação simbólica, além da quase ausência da questão da identidade. Quanto à maneira de escrever, os registros indicam um certo distanciamento das características de uma avaliação construtivista, no revelarem certo distanciamento de aspectos considerados essenciais a essa postura como funcionalidade, caráter interacionista e caráter reflexivo. No tocante às concepções de avaliação expressas nos relatórios, os resultados defluidos da análise dos relatórios de quatro professores, que constituíram nossa amostragem, sugerem maior expressão de elementos relacionados a uma concepção tradicional de avaliação. Contudo, também há indícios de elementos construtivistas, caracterizados, principalmente, pelo aparecimento do caráter individual e da ênfase no raciocínio. Ambas as análises realizadas, a primeira referente ao conteúdo e à maneira de se registrar, e a segunda, atinente às concepções expressas nos relatórios, afloraram resultados mais voltados para a perspectiva tradicional, salvo alguns ensaios construtivistas.
Resumo em lingua estrangeira: Trough this searching, we tried to analise the evaluating reports of individual nursery groups from municipal teaching net of Cuiabá city, in Mato Grosso, Brazil. In order of knowing what teachers have registered about their students, identifying qhich aspects of the education process are privileged in these registers. Based in this analysis it’s important to understand the conceptions of the evaluation that are shown in those registers. The metodological approach that was made use of wsa the interpretive value, prevailing the descritive character of data. The doccumental analysis had beem evident even more appropriated to the development of the searching, considering the students individual reports from nursery groups. They were made during the year 2002 and are our main data source. In spite of the techinique is still not much explored in the education section, and in other areas for social action, established by Lüdke & Andre (1986): “a valuable approaching techniques of quantity data, supplying the information which were taken by other ones are caring new aspects of a them or a problem”. A number of 316 problems were anlysed and some of them can be resumed in therms of contents. The registers that were analysed show the enormous amount of turning to cognitival, social behavioral, psycomotor and postural aspects. Moreover revealing a smaller number of turnings related to the development of the autonomy or to the symbolical representation, besides the almost total absence of identity questions. As regards the way of writing, the registers show a quite distancing characteristics of the construtivism evaluation which reveal a distnce from the aspects that were mentioned before, that are essencials to this point of view, as a function of an interactive and reflexive character. From this conception point, the evaluation process is expressed by the registers. The results are perfect if anlysed through four teachers reports, who had taken part of this search, and they make a suggestion of getting a better expression of the elements related to the tradicional conception of evaluation. However, there are also the sgnis of construtivist elements, mainly showed by the appearance of individual character and the enphasys of the reasoning. Both analysis realized, the first about the contents and the way of registering, and the second about the conceptions, are expressed at the reports that emerging results tumed to the traditional perspetives, apart of cconstuctivst rehearsals.
Palavra-chave: Processo avaliativo
Relatórios avaliativos individuais
Educação infantil
Palavra-chave em lingua estrangeira: Evaluation process
Individuals evaluative reports
Nursery education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: PEREIRA, Ana Elias Cardoso. Processos avaliativos em classes de pré-escola da Rede Municipal de Cuiabá: uma análise dos relatórios individuais de avaliação dos alunos. 2004. [234] f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2004.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6377
Data defesa documento: 10-Sep-2004
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

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