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dc.creatorSantos, Cássia Fabiane dos-
dc.date.accessioned2025-01-29T18:06:07Z-
dc.date.available2006-09-15-
dc.date.available2025-01-29T18:06:07Z-
dc.date.issued2004-12-16-
dc.identifier.citationSANTOS, Cássia Fabiane dos. Negros na UFMT: trajetória escolar de alunos dos cursos de História, Economia e Direito. 2004. 190 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2004.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/6378-
dc.description.abstractThis paper is about negroes students’ life histories, from History, Economics and Law courses, who started at Mato Grosso Federal University from 1998 to 2002. Its focus is on knowing how these students built up their racial identity and also on checking what the factors were fundamental at the elaboration and projects fulfilment, in order to enter for a public college. The technique used for data collection it was the life history, which the main authors are Becker (1999) and Thompson (1992). Nineteen life stories were recorded. In this work we had as supporting different authors, in search of understanding the subject studied. At the identity field, Hall (2003) and Ferreira (2000) give us the theoretical support. In order to understand how the individual projects are organized and developed inside a “field of possibilities” which focus in on the possible social rise, we took Schutz (1979), Pastore (1979) and Velho (1999) as base. About the ways which take the students to the social rise, the research showed that negroes from lower social classes make their social change process through the college education, having as supporting the relationships nets. It also confirms the fact that negroes social rise does not make them free of suffering discrimination or racial prejudice. To the projects fulfilment, it was essential to the students to count with a “support net”, as relatives as other people. There are different life histories, however they bear meaningful resemblances at the strategies to face the discrimination and racial prejudice. The strong presence of the racial discrimination in the students’ reports, make us aware of how these students are successful by been there and by entering for a “place” that usually is not known as theirs.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2024-10-23T15:54:37Z No. of bitstreams: 1 DISS_2004_Cassia Fabiane dos Santos.pdf: 900594 bytes, checksum: 6617834c802658c233d4e56e4047b4d2 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-01-29T18:06:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2004_Cassia Fabiane dos Santos.pdf: 900594 bytes, checksum: 6617834c802658c233d4e56e4047b4d2 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleNegros na UFMT : trajetória escolar de alunos dos cursos de História, Economia e Direitopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordNegrospt_BR
dc.subject.keywordProjetos de vidapt_BR
dc.subject.keywordIdentidadept_BR
dc.subject.keywordDiscriminaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Müller, Maria Lúcia Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7282537478159035pt_BR
dc.contributor.referee1Müller, Maria Lúcia Rodrigues-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7282537478159035pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8169555691877779pt_BR
dc.description.resumoEste estudo é sobre histórias de vida de alunos negros dos Cursos de História, Economia e Direito que ingressaram na Universidade Federal de Mato Grosso, no período de 1998 a 2002. Tem como objetivo conhecer como estes alunos construíram sua identidade racial e verificar quais os fatores foram fundamentais na elaboração e execução de projetos a fim de ter acesso a uma universidade pública. Para a coleta dos dados, foi utilizada a técnica de história de vida, fundamentando-se, principalmente, em Becker (1999) e Thompson (1992). Foram registradas dezenove histórias de vida. Neste trabalho, utilizou-se diferentes autores que se constituíram base na busca de compreensão do objeto de pesquisa. No campo de estudo da identidade, Hall (2003) e Ferreira (2000) dão suporte teórico. Para entender como são elaborados e construídos projetos individuais dentro de um “campo de possibilidades” visando uma possível ascensão social, recorreu-se a Schutz (1979), Pastore (1979) e Velho (1999). A respeito dos meios que conduzem à ascensão social, a pesquisa demonstrou que negros de classe social mais baixa concretizam seu processo de mudança social através de uma educação de nível universitário, a partir do apoio de redes de relações. A pesquisa confirma o fato de que a ascensão social do negro não o torna livre de sofrer a discriminação e o preconceito racial. Contar com uma “rede de apoio”, tanto familiares quanto sociais foi fundamental para a realização dos projetos. São histórias de vida diferentes, mas revelam semelhanças significativas nas estratégias para enfrentar o preconceito e a discriminação racial. A presença marcante da discriminação racial, em seus relatos, leva a certeza de que estes alunos são vitoriosos por estarem aqui, por ter entrado para um “lugar” que, geralmente, não é reconhecido como seus.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação (IE)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.keyword2Negroespt_BR
dc.subject.keyword2Life projectspt_BR
dc.subject.keyword2Identitypt_BR
dc.subject.keyword2Prejudicept_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

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