Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6379
Tipo documento: Dissertação
Título: A representação de jovens estudantes no Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso : impasses e perspectivas político-pedagógicas
Autor(es): Costa, Rosa Maria Corrêa da
Orientador(a): Morgado, Maria Aparecida
Membro da Banca: Morgado, Maria Aparecida
Resumo : Esta pesquisa pretende conhecer como os jovens representantes estudantis do ensino médio e universitário constroem e entendem sua participação na primeira gestão em que se abre espaço para eles no Conselho Estadual de Educação do Estado de Mato Grosso. O recorte cronológico que vai do ano de 1999 a 2002 tem por objetivo demonstrar as alterações ocorridas na estrutura do Conselho nesse período e as alterações em sua lei e dinâmica de funcionamento que permitiram, pela primeira vez em 1998, a representação de estudantes no segmento da Sociedade Civil. Uma das grandes conquistas da Constituição Federal de 1988 foi a criação dos Conselhos Institucionalizados. Instrumentos de participação política, controle e fiscalização na aplicação dos recursos públicos devem servir como espaço de negociação de políticas públicas. Os Conselhos podem constituir-se em instâncias enriquecedoras na formação do conhecimento e na estimulação do cidadão para a participação e a tomada de decisão com preocupação coletiva. Os jovens estudantes, em formação no processo de apropriação de conhecimentos, podem ter também nesses locais, um espaço para o desenvolvimento de consciência política. Informações sobre esta temática, posteriores a 1995, época da criação da maioria dos colegiados institucionalizados e da reestruturação dos já existentes, caso dos colegiados de educação, ainda são bastante deficitárias e focalizadas. Não existe discussão acerca dessa temática no Estado de Mato Grosso. O questionamento que desencadeou a pesquisa foi saber se, nesta primeira gestão, os representantes estudantis se articularam com as mobilizações dos jovens estudantes organizados no Estado? A hipótese é que os conselheiros, ao tomarem decisões em plenária, não o fazem de modo articulado com suas bases e em consonância com as definições de políticas públicas para a educação. Para alcançar o objetivo da pesquisa, que se situa numa perspectiva qualitativa, efetuei levantamento bibliográfico, documental e empírico acerca dos temas ligados à implantação e estruturação dos Conselhos Deliberativos no Brasil e em Mato Grosso. A partir do problema inicialmente colocado e da hipótese levantada, concluo que os estudantes conselheiros não atuam de modo articulado com as bases do movimento estudantil no estado e menos ainda no país. Suas atuações e decisões são individualizadas. Agem de modo a referendar atitudes patrimonialistas de professores. Participam timidamente nas discussões acerca da elaboração de políticas setoriais. Participam mas não representam seu segmento.
Resumo em lingua estrangeira: This research intends to acknowledge how young student representants from high school and university build-up and understand their participation in the first management where a space was opened for them in the Mato Grosso State Education State Council. The chronological cut which goes from 1999 to 2002 has the objective of showing alterations ocurred in the structure of the Council in this period and the alterations in its law and functioning dinamics which allowed, for the first time in 1998, the representation of students in the Civilian Society segment. One of the great achievements of the 1988 Federal Constitution was the criation of Institutionalized Councils. Being political participation instruments, control and supervision in the appliance of public resources, they must work as a space for negociation of public policies. The councils may be constituted in enriching instances in the building-up of knowledge and the encouragement of citizens in participating and making decisions with collective concern. The young students, in formation in the process of knowledge acquiring, may also have in these places, a space for the development of a political conscience. The information about this theme, after 1995, period of creation of most institutionalized collegiums and the restructuring of the prior existing ones, such as the educational collegiums, are still very defective and focused. There is no argument about this theme in the Mato Grosso State. The questioning which set the research going was knowing if, in this first management, the student representants articulated themselves with the mobilizations of the young students organized in the state. The assumption is that the counselors, when making decision in plenary, do not do it in an articulated way with their basis and in agreement with the public policies definitions for education. To reach the objective of the research, which is situated in a qualitative perspective; a bibliographic, documental and empiric raising was made about the themes related to the implementation and structuring of the Deliberative Councils in Brazil and in Mato Grosso. From the problem initially described and the hipothesis raised, I conclude that the student counselors, do not act in an articulated way with the basis of the student movement in the state and even less in relation to the country. Their actions and decisions are individualized. They act in a way of endorsing paternalist attitudes from teachers. They participate timidly in discussions about the elaboration of sectorial policies. They participate but do not represent their segment.
Palavra-chave: Democracia
Representação estudantil
Conselho
Participação política
Palavra-chave em lingua estrangeira: Democracy
Student representation
Council
Political participation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: COSTA, Rosa Maria Corrêa da. A representação de jovens estudantes no Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso: impasses e perspectivas político-pedagógicas. 2004. 163 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2004.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6379
Data defesa documento: 16-Set-2004
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

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